Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26792
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Daniel Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2023-04-26T12:59:37Z-
dc.date.available2023-04-10-
dc.date.available2023-04-26T12:59:37Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26792-
dc.description.abstractThe present Final Paper is a case study, which aims to investigate how stereotypes of villainy are built in audiovisual products. In order to do so, we will enter the discussion on how a villain is characterized, his archetypes and stereotypes, the use of American soft power and the concepts of audiovisual serial narratives. We will use Carl Gustav Jung (2002) and Christopher Vogler (2006) in the study of villainy; Walter Lippman (2008) to address stereotypes; Joseph Nye (2004) regarding soft power; and Arlindo Machado (2000) for defining series and miniseries. The methodology used is the film analysis of the miniseries Chernobyl, having as corpus the plot of the work and scenes presented in its chapters. For the analysis, how the discourse categories were constructed as images of the antagonist of the plot and were constructed as images of the antagonist of the plot. As a conclusion, it was possible to identify who are narratives and stereotypes that dialogue with the stereotypes of villainy in relation to the Russian/Soviet government, corroborating to build and reinforce the image of the enemy in relation to this government.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-04-26T12:59:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DCO10042023.pdf: 917446 bytes, checksum: bd22433b6d60e6d10399ca30cf0cbc3d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-26T12:59:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DCO10042023.pdf: 917446 bytes, checksum: bd22433b6d60e6d10399ca30cf0cbc3d (MD5) Previous issue date: 2022-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectFilme - Curta metragem - Pandemiapt_BR
dc.subjectFilme - Produçãopt_BR
dc.subjectChernobyl (Série) - Narrativaspt_BR
dc.titleA imagem do governo russo na minissérie Chernobyl : uma análise de estereótipos de vilania.pt_BR
dc.title.alternativeThe image of the Russian government in the miniseries Chernobyl: an analysis of stereotypes of villainy.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mayer, Flávia Affonso-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso é um estudo de caso, que tem como objetivo investigar de que maneira estereótipos de vilania são construídos em produtos audiovisuais. Para tanto, adentraremos a discussão sobre como se caracteriza um vilão, os seus arquétipos e estereótipos, a utilização do soft power estadunidense e os conceitos de narrativas seriadas audiovisuais. Utilizaremos Carl Gustav Jung (2002) e Christopher Vogler (2006) quanto ao estudo da vilania; Walter Lippman (2008) para abordar estereótipos; Joseph Nye (2004) quanto ao soft power; e Arlindo Machado (2000) para definição de séries e minisséries. A metodologia utilizada é a análise fílmica da minissérie Chernobyl, tendo como corpus o enredo da obra e três cenas presentes em seus capítulos. Para a análise, as categorias mobilizadas foram como o governo soviético é representado através das imagens, da trilha sonora e da caracterização dos personagens, e de como esse discurso constrói a imagem de antagonista do enredo. Como conclusão, foi possível identificar artifícios narrativos e estéticos que dialogam com os estereótipos de vilania em relação ao governo russo/soviético, corroborando para construir e reforçar a imagem de inimigo em relação a esse governo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Cinema e Audiovisual

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DCO10042023.pdf895,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons