Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26799
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ramos, Wagner Alvares | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-26T15:12:39Z | - |
dc.date.available | 2023-04-12 | - |
dc.date.available | 2023-04-26T15:12:39Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26799 | - |
dc.description.abstract | No abstract. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-04-26T15:12:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WAR12042023.pdf: 1206651 bytes, checksum: 381aaaa7973c0380c6327ac850d77b42 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-04-26T15:12:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WAR12042023.pdf: 1206651 bytes, checksum: 381aaaa7973c0380c6327ac850d77b42 (MD5) Previous issue date: 2020-04-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinema. | pt_BR |
dc.subject | Documentário. | pt_BR |
dc.subject | Cinema direto. | pt_BR |
dc.title | Dias de ira : o ódio nas manifestações sociais a favor do golpe de 2016. | pt_BR |
dc.title.alternative | Days of anger: hatred in social demonstrations in favor of the 2016 coup. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, João de Lima | - |
dc.description.resumo | O relatório do documentário Dias de Ira aborda inicialmente o contexto político-social que emoldurou o Golpe de 2016. Relacionamos o ensaio de Jessé Souza como a base teórica sociológica da formação da elite brasileira e suas engrenagens no funcionamento da tensão de classes no Brasil. Em seguida, identificamos os conceitos de documentário participativo, de Bill Nicholls, em que a intervenção do documentarista se realiza através da ação da entrevista no campo, e do Cinema Direto, de Fernão Pessoa Ramos, em que o real impregna a película do documentário. Por fim, amparamos nossa observação, formada ao longo da imersão nas manifestações sociais, sobre o conceito do afeto do ódio demonstrado pelas pessoas que participavam daqueles eventos, conceito este elaborado por André Glucksmann, assim como, referenciamos o conceito de psicologia das massas, elaborado por Sigmund Freud, e finalizamos o relatório abordando o ensaio de Comolli acerca da forma de relação entabulada entre o documentarista e a filmagem do inimigo durante a realização. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | COMOLLI, Jean-Louis. Ver e Poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção e documentário. Belo Horizonte: UFMG, 2008. DELEUZE, Gilles. A Imagem-Tempo. Tradução: Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense. 1990 FREUD, Sigmund. Psicologia das Massas e Análise do Eu e Outros Textos [1920-1923]. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. (Obras Completas, v. 15) GLUCKSMAN, André. O Discurso do Ódio. Rio de Janeiro: Difel, 2007 NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Tradução: Mônica Saddy Martins. 5 ed. Campinas/SP: Papirus, 2013. RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... o que é mesmo documentário? São Paulo: Senac/SP, 2008. SOUZA, Jessé. A Elite do Atraso. São Paulo: Leya, 2017. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Cinema e Audiovisual |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WAR12042023.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons