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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26799
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Wagner Alvares-
dc.date.accessioned2023-04-26T15:12:39Z-
dc.date.available2023-04-12-
dc.date.available2023-04-26T15:12:39Z-
dc.date.issued2020-04-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26799-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinema.pt_BR
dc.subjectDocumentário.pt_BR
dc.subjectCinema direto.pt_BR
dc.titleDias de ira : o ódio nas manifestações sociais a favor do golpe de 2016.pt_BR
dc.title.alternativeDays of anger: hatred in social demonstrations in favor of the 2016 coup.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, João de Lima-
dc.description.resumoO relatório do documentário Dias de Ira aborda inicialmente o contexto político-social que emoldurou o Golpe de 2016. Relacionamos o ensaio de Jessé Souza como a base teórica sociológica da formação da elite brasileira e suas engrenagens no funcionamento da tensão de classes no Brasil. Em seguida, identificamos os conceitos de documentário participativo, de Bill Nicholls, em que a intervenção do documentarista se realiza através da ação da entrevista no campo, e do Cinema Direto, de Fernão Pessoa Ramos, em que o real impregna a película do documentário. Por fim, amparamos nossa observação, formada ao longo da imersão nas manifestações sociais, sobre o conceito do afeto do ódio demonstrado pelas pessoas que participavam daqueles eventos, conceito este elaborado por André Glucksmann, assim como, referenciamos o conceito de psicologia das massas, elaborado por Sigmund Freud, e finalizamos o relatório abordando o ensaio de Comolli acerca da forma de relação entabulada entre o documentarista e a filmagem do inimigo durante a realização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesCOMOLLI, Jean-Louis. Ver e Poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção e documentário. Belo Horizonte: UFMG, 2008. DELEUZE, Gilles. A Imagem-Tempo. Tradução: Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense. 1990 FREUD, Sigmund. Psicologia das Massas e Análise do Eu e Outros Textos [1920-1923]. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. (Obras Completas, v. 15) GLUCKSMAN, André. O Discurso do Ódio. Rio de Janeiro: Difel, 2007 NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Tradução: Mônica Saddy Martins. 5 ed. Campinas/SP: Papirus, 2013. RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... o que é mesmo documentário? São Paulo: Senac/SP, 2008. SOUZA, Jessé. A Elite do Atraso. São Paulo: Leya, 2017.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Cinema e Audiovisual

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