Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2680
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDamázio, Jéssica Fernandes Gomes-
dc.date.accessioned2017-10-30T12:01:26Z-
dc.date.available2017-10-30-
dc.date.available2017-10-30T12:01:26Z-
dc.date.issued2016-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2680-
dc.description.abstractLudicity consists of a need of the individuals, independent of the age group, and should not be seen only as the act of playing, but is intimately connected with the learning process of the subject. When using the playful, the individual experiences moments of interaction with the medium in a freer way. Thus, it contributes directly to the evaluation of the development: affective, cognitive, motor and social. Play activities have been used by clinical psychopedagogues as a fundamental and accessible means to enter into the reality of the subject. Through the games, the psychopedagogue can analyze the way the patient manifests his creativity, personality and desires. The general objective of this study is to identify the contributions of playfulness in the process of clinical psychopedagogical diagnosis, and as specific objectives, we sought to discuss about the role of playfulness as a research tool in clinical psychopedagogical diagnosis. It is hoped to understand how the practices of these play activities can favor the process of diagnosis of the difficulties presented by the learner, through games, games, drawings, to identify the educational difficulties of the individual.This study is based on bibliographical research on the subject, Taking into account the theoretical perspectives Bossa (1994), Sampaio (2012), Vygotsky, whose statements reinforce those contained in the present study. It is concluded that play plays an essential role as a research tool in clinical psycho-pedagogical diagnosis. From its practice, the diagnosis happens in a more dynamic and natural way, emphasizing the singularities of each individual.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-30T12:01:26Z No. of bitstreams: 1 JFGD30102017.pdf: 458269 bytes, checksum: 8720aaa787e419d99cb241e1c671c1d7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-30T12:01:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JFGD30102017.pdf: 458269 bytes, checksum: 8720aaa787e419d99cb241e1c671c1d7 (MD5) Previous issue date: 2016-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectDiagnóstico clínicopt_BR
dc.titleContribuição da ludicidade no processo de diagnóstico psicopedagógico clínicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Seabra, Magno Alexon Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8083335181339731pt_BR
dc.description.resumoA ludicidade consiste em uma necessidade dos indivíduos, independente da faixa etária, e não deve ser vista apenas como o ato de brincar, mas está intimamente ligado com o processo de aprendizagem do sujeito. Ao utilizar o lúdico, o individuo vivencia momentos de interação com o meio de uma forma mais livre. Desta forma, contribui- se diretamente para a avaliação do desenvolvimento: afetivo, cognitivo, motor e social. As atividades lúdicas têm sido utilizadas por psicopedagogos clínicos como um meio fundamental e acessível para adentrar na realidade do sujeito. Através dos jogos, o psicopedagogo pode analisar a maneira como o paciente manifesta sua criatividade, personalidade e desejos. O objetivo geral deste estudo é identificar as contribuições do lúdico no processo de diagnostico psicopedagógico clínico, e como objetivos específicos, buscou-se discutir acerca da atuação da ludicidade como instrumento de investigação no diagnóstico psicopedagógico clinico. Deseja-se entender como as práticas dessas atividades lúdicas podem favorecer o processo de diagnóstico das dificuldades apresentadas pelo aprendente, por meio das brincadeiras,jogos, desenhos, para identificação das dificuldades educacionais do indivíduo.Este estudo se baseia em pesquisas bibliográficas acerca do tema, tendo em vista as perspectivas teóricas Bossa (1994), Sampaio (2012), Vygotsky, cujas afirmativas reforçam as contidas no presente estudo. Conclui-se que o lúdico possui um papel essencial como ferramenta de investigação no diagnóstico psicopedagógico clínico. A partir da sua prática, o diagnostico acontece de uma forma mais dinâmica e natural, enfatizando as singularidades de cada indivíduo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFGD30102017.pdf447,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.