Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26812
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Aluska Silva-
dc.date.accessioned2023-04-26T20:15:42Z-
dc.date.available2022-10-17-
dc.date.available2023-04-26T20:15:42Z-
dc.date.issued2022-02-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26812-
dc.description.abstractThe purpose of this thesis is to study the artistic production to Espedito de Mocinha. The course of Mr Espedito de Mocinha’s narratives was mapped from his life experiences and his poetry. This poet from the Cariri region in the state of Paraíba (Brazil) has a vast and eclectic poetry and prose production, besides being an expert storyteller. Supported by the oral story/ life story methodology, I present a narrator that communicates, from the poetics of the voice (and writing), his literature. Methodologically, this thesis reflects, from the author’s narrative courses, the constitutive procedures of his poetries, presenting how the transposition from orality to writing occurs. In order to do so, I carry out a survey of the author's oral and written poems and analyze his worldviews, themes and style, trying to understand how the experience of orality manifested in his poetry contributes to the constitution of an author-subject. Theoretically, I utilize the contributions of authors such as Zumthor (2014, 2005, 1997), Fernandes (2007), for performance and poetics of the voice; Ong (1998) for relations between orality and writing and Hansen (1992) and Foucault (1969; 2004) for reflections on authorship, among others. The analytical course pointed out that the poetry of Mr Espedito has its roots in oral experience and even if written, the nature of his poems remains oral. This fact does not differentiate him from a poet who does the opposite course: both are poets. Thus, I did not identify significant losses between the oral and written records, except, of course, for the performative factor, which is unique and unrepeatable.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielle Falcão (elleirbagmf21@gmail.com) on 2023-04-17T20:22:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AluskaSilvaCarvalho_Tese.pdf: 15701762 bytes, checksum: e91f74391444fae2e28ac392df3f0f6e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-04-26T20:15:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AluskaSilvaCarvalho_Tese.pdf: 15701762 bytes, checksum: e91f74391444fae2e28ac392df3f0f6e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-26T20:15:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AluskaSilvaCarvalho_Tese.pdf: 15701762 bytes, checksum: e91f74391444fae2e28ac392df3f0f6e (MD5) Previous issue date: 2022-02-02en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEspedito de Mocinha - Poeta paraibanopt_BR
dc.subjectPoéticas oraispt_BR
dc.subjectPoesia - História de vidapt_BR
dc.subjectProsapt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectOral poeticspt_BR
dc.subjectLife storypt_BR
dc.titleA vida em verso: histórias e poemas de Espedito de Mocinhapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Lúcio, Ana Cristina Marinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2730334464360416pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3971744192174902pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta tese é estudar a produção artística do monteirense Espedito de Mocinha, poeta do cariri paraibano que possui vasta e eclética produção em poesia e prosa, além de ser exímio contador de histórias. A partir da história de vida, analiso como suas narrativas e sua poesia entrelaçam-se na criação do seu universo. O percurso das narrativas do autor foi cartografado a partir de suas vivências e de sua poesia. Dessa forma, amparada pela metodologia da história oral/ história de vida, apresento um narrador que comunica, a partir da poética da voz (e da escrita), sua literatura. Metodologicamente, o percurso reflete, a partir dos caminhos narrativos do autor, os procedimentos constitutivos de sua poesia, mostrando como ocorre a transposição da oralidade para a escrita. Para tanto, realizei um levantamento dos poemas oralizados e escritos do autor e analisei suas visões de mundo, temáticas e estilo, procurando compreender como a experiência de oralidade manifestada em sua poesia contribui para a constituição de um sujeito-autor. Teoricamente, discute-se, dentre outras, as contribuições dos autores Zumthor (2014, 2005, 1997) e Fernandes (2007), para performance e poética da voz; Ong (1998) para relações entre oralidade e escrita; e Hansen (1992) e Foucault (1969; 2004) para reflexões sobre autoria. O percurso analítico apontou que a poesia de Seu Espedito tem raízes fincadas na experiência oral e, mesmo que escritos, a natureza de seus poemas continua sendo oral. Esse fato não o diferencia de um poeta que faz o caminho inverso: ambos são poetas. Desse modo, não se identifica perdas significativas entre os registros orais para os escritos, excetuando-se, evidentemente o fator performático, que é único e irrepetível.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AluskaSilvaCarvalho_Tese.pdf15,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons