Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2684
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Kaliandra Ingrid do Nascimento-
dc.date.accessioned2017-10-30T12:27:14Z-
dc.date.available2017-10-30T12:27:14Z-
dc.date.issued2017-01-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2684-
dc.description.abstractAlthough the universities are geared for teacher training researchers and reflective in that researchers is recognized as a fundamental activity, realizes that this subject generates a lot of controversy. I addition to this training needs to happen in undergraduate courses, the training of the researcher also has happened, in the curse strictu and broad-sense. In this sense, we seek to investigate what would the conceptions and practices of teachers graduates and teachers who work in teaching in school of basic education in the state of Paraíba. Starts the search of this work showing how did teacher training in Brazil. Soon after, it seek to understand how the knowledge teacher are closely related to the research faculty con assist in the formation of the new education present in modernity. For the accomplishment of this task was developed and applied a questionnaire composed of four open questions with nine teachers, two with graduation and seven; first which would be the design of a research professor; second if it considers it self a research professor; third whether his activity as a teacher within the classroom presents indicator that characterize it as a teacher research and what are these indicator; fourth if the masters contributed to its formation as teacher researcher. This study allowed us to examine that in basic education there is a great need in training teacher trained as researcher within and outside the classroom. Therefore, the trajectory of teacher training, the working and career conditions, and the financial and infrastructure resources necessary for the teacher to conduct research in schools are often not discussed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2017-10-30T12:27:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) KINF11042017.pdf: 580522 bytes, checksum: 9befecd40163935a6484e6a3c6df1a74 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-30T12:27:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) KINF11042017.pdf: 580522 bytes, checksum: 9befecd40163935a6484e6a3c6df1a74 (MD5) Previous issue date: 2017-01-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectProfessores pesquisadorespt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectProfessores licenciados e mestrespt_BR
dc.titleO professor pesquisador na educação básica: Sonho ou realidade?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Josete Marinho de-
dc.description.resumoEmbora as universidades sejam voltadas para a formação de professores pesquisadores e reflexivos em que a pesquisa seja reconhecida como uma atividade fundamental, percebe-se ainda que esse assunto gera muita polêmica. Além dessa formação precisar acontecer nas licenciaturas, a formação do professor pesquisador também tem acontecido, nos cursos strictu e lato-senso. Neste sentido, busca-se investigar quais seriam as concepções e práticas dos professores licenciados e mestres que atuam na docência em escolas de educação básica no estado da Paraíba. Inicia-se a pesquisa deste trabalho historizando como se deu a formação docente no Brasil. Logo após, procura-se entender como os saberes docentes estão intimamente ligados ao trabalho do professor e como a pesquisa docente pode auxiliar na formação da nova educação presentes na modernidade. Para a realização deste trabalho foi elaborado e aplicado um questionário semidirigido composto por 4 perguntas abertas, com nove professores, dois com graduação e sete com mestrado. Quanto à concepção dos professores, foram analisadas quatro questões: 1a Qual seria a concepção de um professor pesquisador; 2a Se ele considera-se um professor pesquisador; 3a Se a sua atuação como professor dentro da sala de aula apresenta indicadores que o caracterizam como um professor pesquisador e quais são esses indicadores 4a Se o mestrado contribuiu para a sua formação como professor pesquisador. Este estudo permitiu analisar que na educação básica há uma grande necessidade na formação de professores capacitados como pesquisadores dentro e fora da sala de aula. Portanto, muitas vezes não se discute a trajetória de formação dos professores, as condições de trabalho e de carreira e os recursos financeiros e de infraestrutura necessários para o professor conseguir realizar pesquisas nas escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KINF11042017.pdf566,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons