Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26866
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Isabelle Mingareli Nogueira dos-
dc.creatorCastilho, Kellen de Lima-
dc.creatorFernandes, Lucas de Sousa-
dc.creatorAndrade, Luzia Roberta Domingos de-
dc.date.accessioned2023-05-05T16:08:59Z-
dc.date.available2020-12-16-
dc.date.available2023-05-05T16:08:59Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26866-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper is a Public Relations Program designed for the company Mingareli Comunicação, in order to analyze the diversity of niches that the market for the provision of communication services can reach, through its various activities. For the realization of this program, we use strategic communication tool, in order that the organization effectively develops the relationship with its audiences. During the construction process of the work, public opinion polls, informal conversations and a briefing study were carried out, in which it was possible to identify which difficulties the organization faces, its relationship with the public and the organizational image perceived by customers. With this information, and after an analysis of the results, we were able to carry out the diagnosis of the organization, which, related and grounded to the theories of the area of social communication and public relations, allowed us to create, propose and apply effective and efficient actions that provide positive results for the organization, through a Public Relations Program. The development of the entire theoretical foundation and the program aimed to solve the problems identified in the area of communication, financial management, brand positioning and relationship with the public. The elaboration of each phase was fundamental for the construction, professional and personal, of each member of the team, making it possible to apply what was learned throughout the course; it revealed the difficulties proposed by the job market and opened visions for the satisfaction of being able to do what one loves with dedication.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-05-05T16:08:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IMNS16122020.pdf: 3126619 bytes, checksum: 006f759ebf603753bf5a2aff91df0aef (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-05T16:08:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IMNS16122020.pdf: 3126619 bytes, checksum: 006f759ebf603753bf5a2aff91df0aef (MD5) Previous issue date: 2020-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações Públicas.pt_BR
dc.subjectClientes - Estudos e avaliações.pt_BR
dc.subjectMingareli Comunicação.pt_BR
dc.subjectRelacionamento.pt_BR
dc.subjectComunicação social.pt_BR
dc.titlePrograma de Relações Públicas para a empresa Mingareli Comunicação.pt_BR
dc.title.alternativePublic Relations Program for the company Mingareli Comunicação.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Lídia Raquel Herculano-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de um Programa de Relações Públicas elaborado para a empresa Mingareli Comunicação, a fim de analisar a diversidade de nichos que o mercado de prestação de serviços de comunicação pode alcançar, através de suas diversas atividades. Para a realização deste programa, utilizamos de instrumentos estratégicos da comunicação, no objetivo de que a organização desenvolva, efetivamente, o relacionamento com seus públicos. Durante o processo construtivo do trabalho, foram realizadas pesquisa de opinião pública, conversas informais e estudo do briefing, no qual foi possível identificar quais dificuldades que a organização enfrenta, seu relacionamento com os públicos e qual a imagem organizacional percebida pelos clientes. Com essas informações, e após uma análise de resultados, pudemos realizar o diagnóstico da organização que, relacionado e fundamentado às teorias da área de comunicação social e relações públicas, nos permitiram criar, propor e aplicar ações efetivas e eficazes que proporcionem resultados positivos para a organização, através de um Programa de Relações Públicas. O desenvolvimento de toda a fundamentação teórica e do programa teve o objetivo de solucionar os problemas identificados na área da comunicação, gestão financeira, posicionamento da marca e relacionamento com os públicos. A elaboração de cada fase foi fundamental para a construção, profissional e pessoal, de cada integrante da equipe, possibilitandocolocar em prática o que foi aprendido ao longo do curso; revelou quais as dificuldades propostas pelo mercado de trabalho e abriu visões para a satisfação de poder fazer o que se ama com dedicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesCHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos Recursos Humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos na Empresa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1994 FONSECA, João José Saraiva. Apostila de Metodologia da Pesquisa Científica. 2002. FRANÇA, Fábio. Públicos. Como identificá-los em nova visão estratégica. Yendis, 2008. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007. O INSTAGRAM Stories e o Feed, Sentient Decision Science (pesquisa encomendada pelo Facebook, com 2.400 pessoas no Brasil, 2.300 na Indonésia, 2.300 no Reino Unido e 2.400 nos EUA, entre 13 e 55 anos de idade), outubro de 2017. Disponível em: https://www.facebook.com/business/news/insights/how do- people-perceive-and-use-instagram-stories-and-feed. Acesso em: 11 nov. 2020. KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. São Paulo: Saraiva, 2017. KUNSCH, Margarida M. Krohling. A comunicação estratégicanas organizações contemporâneas. Media & Jornalismo, v. 18, n. 33, 2018. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_33_1. Acesso em: 11 nov. 2020. KUNSCH, M. M.. Krohling. .Comunicação organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas. In: MARCHIORI, Marlene. Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2006, pp.167- 190. LESLY, Philip. Os fundamentos de Relações Públicas e de Comunicação. São Paulo: Pioneira, 1995. ROCKCONTENT. Entenda o que são estratégias crossmedia e como aplicá las em seu negócio. 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/crossmedia/. Acesso em: 22 nov. 2020. SEBRAE. Saiba como fazer o planejamento financeiro da sua empresa. 2020. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/saiba como- fazer-o-planejamento-financeiro-da suaempresa,68ec1283f6e50710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 11 nov. 2020. SEBRAE. MEI – Como calcular os custos do meu negócio. 2020. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mg/artigos/mei-como calcular-os- custos-do-meu negocio,7a0d1a6341c42710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 11 nov. 2020. SEBRAE. Veja quais setores serão mais afetados pela crise. 2020. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/veja-quais-setores-serao mais-afetados-pela crise,c7c3f1b0a59f0710VgnVCM1000004c00210aRCRD#:~:text=Constru%C3%A7% C3%A3o%20civil%2C%20alimenta%C3%A7%C3%A3o%20fora%20do,do%20Covid%2D19%20no%20Brasil. . Acesso em: 11 nov. 2020. STACH, Pedro Lucas. Autoconhecimento e Liderança: desenvolvimento profissional e novos comportamentos influenciam na gestão organizacional. Revista Acadêmica do Curso de Administração da UniEVANGÉLICA, v. 1, n. 2, 2019. ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia da Pesquisa. SEAD/UFSC, 2006pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IMNS16122020.pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons