Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26905
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Allyne Eloy-
dc.date.accessioned2023-05-10T16:39:34Z-
dc.date.available2023-03-28-
dc.date.available2023-05-10T16:39:34Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26905-
dc.description.abstractThe following dissertation arose from the studies of my own creative processes in photography. Those studies are related to the idea of ruins, and will be presented and analyzed under a poetic view. With that in mind, the method of art research was used in parallel to the phenomenology and the theory of creation processes, aiming to observe the selected photografies, creating an interconnection with authors who have studied themes that involve their creation. Among the mentioned themes, the following dualities stand out: memory/oblivion; past/present; death/life. The dissertation was divided in three chapters. In the first, a bridge between the conception of the photografies here exposed and the thoughts about memory of authors such as Bergson (1999), Bachelard (1993), Benjamin (2000), and others, was built in order to elucidate the ideas that permeated their creative processes. The second one, based on Benjamin’s essays about cities and their traces, comprises the ruin concept, associating it to the photografies produced before and during this study. Lastly, in the third chapter, I show a photographic essay that was made to portray the rubbles observed during the time this work was being written.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2023-05-10T16:39:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AllyneEloyAraujo_Dissert.pdf: 38487446 bytes, checksum: bcb15fbb8a3857d9c1f41c269b0c2ffc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-10T16:39:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AllyneEloyAraujo_Dissert.pdf: 38487446 bytes, checksum: bcb15fbb8a3857d9c1f41c269b0c2ffc (MD5) Previous issue date: 2021-08-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFotografia documentáriapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectRuínapt_BR
dc.subjectFotografia contemporâneapt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectRuinpt_BR
dc.subjectContemporary photographypt_BR
dc.titleMemórias e esquecimentos n'arquitetura da naturezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pessoa, Alberto Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6167799335143402pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 10/05/2023pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação surgiu a partir do estudo dos processos criativos em fotografia de minha autoria, os quais abordam temas relacionados ao conceito de ruína, e que serão expostos e analisados sob um viés poético. Para tal, foi utilizado o método da Pesquisa em Artes, em paralelo à Fenomenologia e à Crítica de Processos, tendo como intuito observar as fotografias selecionadas, criando certa correlação com pensadores que estudaram temas que envolvem seu processo criativo. Dentre os temas, destacam-se os duplos: lembrança/esquecimento; passado/presente; morte/vida. A pesquisa é dividida em três capítulos. No primeiro, uma ponte entre a concepção das fotografias ora expostas e os pensamentos referentes à memória de autores como Bergson (1999), Bachelard (1993), Benjamin (2000), entre outros, foi criada a fim de elucidar ideias que permearam seus processos de criação. O segundo, baseado nos escritos de Benjamin sobre as cidades e seus rastros, abrange o conceito de ruína, associando-o às fotografias produzidas antes e durante a pesquisa. Por fim, no terceiro capítulo, apresento um ensaio fotográfico produzido a fim de retratar os escombros observados durante o processo de escrita da dissertação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AllyneEloyAraujo_Dissert.pdf37,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons