Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26922
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Midian Trigueiro da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-11T12:51:10Z | - |
dc.date.available | 2023-05-11 | - |
dc.date.available | 2023-05-11T12:51:10Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26922 | - |
dc.description.abstract | This work is focused on how the playful intervention tool psicopedagógica investigates how children develop their learning processes through the use of playful. To elucidate these questions, we sought the theoretical framework of Piaget, Vygotsky. The main objective of the research was to understand how does the learning development of the child from the pedagogical intervention with the use of playful. Research supported by the description of a clinical report in compliance psychology, developed in the context of supervised clinical stage III and IV of the course of Psychology at CAIS, which occurred with a public school student city of João Pessoa. From the theoretical data and supported by empirical data, it was observed primarily impacts the use of playfulness in the context of early childhood education, because it fosters learning in a pleasurable manner. Even verified the feasibility of working with the playful context of psychoeducation, both institutionally and clinic. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-05-11T12:51:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MTC11052023.pdf: 20852297 bytes, checksum: 6868eb30c3f95a41b71c97bd314ee94f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-11T12:51:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MTC11052023.pdf: 20852297 bytes, checksum: 6868eb30c3f95a41b71c97bd314ee94f (MD5) Previous issue date: 2013-09-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | * |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Intervenção psicopedagógica | pt_BR |
dc.subject | Relato clínico | pt_BR |
dc.title | O lúdico como ferramenta de intervenção psicopedagógica: um relato clínico | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Márcia Paiva de | - |
dc.description.resumo | Este trabalho que tem como tema central o lúdico como ferramenta de intervenção psicopedagógica, investiga como as crianças desenvolvem seus processos da aprendizagem mediante a utilização do lúdico. Para elucidar essas questões, buscou-se o referencial teórico em Piaget e Vygotsky. O principal objetivo da pesquisa foi conhecer como acontece o desenvolvimento da aprendizagem da criança a partir da intervenção psicopedagógica com a utilização do lúdico. A pesquisa apoiou-se na descrição de um relato clínico em atendimento psicopedagógico, desenvolvido no contexto do estágio supervisionado clínico III e IV do curso de Psicopedagogia, no CAIS, que ocorreu com um aluno de escola pública da Cidade de João Pessoa. A partir dos dados teóricos e respaldado pelos dados empíricos, observou-se primeiramente as relações da utilização do lúdico no contexto da Educação Infantil, pois o mesmo propicia a aprendizagem de maneira prazerosa. Inclusive, verificamos a viabilidade do trabalho com o lúdico no contexto da Psicopedagogia, tanto institucional quanto clínica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MTC11052023.pdf | 20,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons