Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Midian Trigueiro da-
dc.date.accessioned2023-05-11T12:51:10Z-
dc.date.available2023-05-11-
dc.date.available2023-05-11T12:51:10Z-
dc.date.issued2013-09-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26922-
dc.description.abstractThis work is focused on how the playful intervention tool psicopedagógica investigates how children develop their learning processes through the use of playful. To elucidate these questions, we sought the theoretical framework of Piaget, Vygotsky. The main objective of the research was to understand how does the learning development of the child from the pedagogical intervention with the use of playful. Research supported by the description of a clinical report in compliance psychology, developed in the context of supervised clinical stage III and IV of the course of Psychology at CAIS, which occurred with a public school student city of João Pessoa. From the theoretical data and supported by empirical data, it was observed primarily impacts the use of playfulness in the context of early childhood education, because it fosters learning in a pleasurable manner. Even verified the feasibility of working with the playful context of psychoeducation, both institutionally and clinic.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-05-11T12:51:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MTC11052023.pdf: 20852297 bytes, checksum: 6868eb30c3f95a41b71c97bd314ee94f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-11T12:51:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MTC11052023.pdf: 20852297 bytes, checksum: 6868eb30c3f95a41b71c97bd314ee94f (MD5) Previous issue date: 2013-09-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso aberto*
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectIntervenção psicopedagógicapt_BR
dc.subjectRelato clínicopt_BR
dc.titleO lúdico como ferramenta de intervenção psicopedagógica: um relato clínicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Márcia Paiva de-
dc.description.resumoEste trabalho que tem como tema central o lúdico como ferramenta de intervenção psicopedagógica, investiga como as crianças desenvolvem seus processos da aprendizagem mediante a utilização do lúdico. Para elucidar essas questões, buscou-se o referencial teórico em Piaget e Vygotsky. O principal objetivo da pesquisa foi conhecer como acontece o desenvolvimento da aprendizagem da criança a partir da intervenção psicopedagógica com a utilização do lúdico. A pesquisa apoiou-se na descrição de um relato clínico em atendimento psicopedagógico, desenvolvido no contexto do estágio supervisionado clínico III e IV do curso de Psicopedagogia, no CAIS, que ocorreu com um aluno de escola pública da Cidade de João Pessoa. A partir dos dados teóricos e respaldado pelos dados empíricos, observou-se primeiramente as relações da utilização do lúdico no contexto da Educação Infantil, pois o mesmo propicia a aprendizagem de maneira prazerosa. Inclusive, verificamos a viabilidade do trabalho com o lúdico no contexto da Psicopedagogia, tanto institucional quanto clínica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MTC11052023.pdf20,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons