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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26928
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssis, Gabrielle Cordeiro Rocha de-
dc.date.accessioned2023-05-11T15:00:35Z-
dc.date.available2023-05-11-
dc.date.available2023-05-11T15:00:35Z-
dc.date.issued2013-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26928-
dc.description.abstractThe present study had as general objective analyze the performance intragroup and between groups of tasks in rapid serial naming (colors, figures, letters, digits, words and non-words) in children with and without complaints of difficulty reading. Specifically, this study investigated the variability of performance on tasks of rapid serial naming in children 5 th grade reading difficulties, compared to that of children of similar age, but competent in reading (5th year), and to the younger children young (2nd year), with the same performance in reading than children with difficulties. To comply with the proposed objectives the sample consisted of 3 groups (5th year with and without reading difficulties and 2nd year without reading), aged between 7 and 14 years, coming from public schools in João Pessoa-PB for splitting the groups we used the Competency Test reading words and pseudo words (TCLPP) to analyze the speed of visual processing we used the rapid serial naming tasks Test predictors of Reading Skills (THPL), paper version and pencils. The results revealed significant differences between the groups 5th year with and without reading difficulties on tasks of visual NSR letters, letters phonological and not words. It was also found that there were no differences in the tasks of NSR figures visual syllable letters between groups of 5th year with difficulties and 2nd year without reading difficulties. Points up the tasks of visual NSR letters, letters phonological words and not as effective for analysis of children with reading difficulties. The hypotheses from the results obtained show the need for further research with predictive analytics fast nomination.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-05-11T15:00:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GCRA11052023.pdf: 2217280 bytes, checksum: ceaaefe889ea4e86b5ea71507f58b4d0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-11T15:00:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GCRA11052023.pdf: 2217280 bytes, checksum: ceaaefe889ea4e86b5ea71507f58b4d0 (MD5) Previous issue date: 2013-08-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDificuldades de leiturapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleNomeação seriada rápida em escolares com e sem queixas de problemas de leiturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo geral analisar o desempenho intragrupo e entre grupos em tarefas de nomeação seriada rápida (cores, figuras, letras, dígitos, palavras e não-palavras) em crianças com e sem queixas de dificuldade de leitura. Especificamente, o presente estudo investigou a variabilidade do desempenho nas tarefas de nomeação seriada rápida em crianças de 5º ano com dificuldades de leitura, comparando-o ao de crianças de mesma idade, mas competentes em leitura (5º ano), e ao de crianças mais jovens (2º ano), com mesmo desempenho em leitura do que o das crianças com dificuldades. Visando cumprir com os objetivos propostos a amostra constitui-se de 3 grupos (5° ano com e sem dificuldades de leitura e 2° ano sem dificuldades de leitura), com idades entre 7 e 14 anos, oriundas de escolas públicas de João Pessoa-PB, para divisão dos grupos foi utilizado o Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP), para análise da velocidade do processamento visual foram utilizadas as tarefas de nomeação seriada rápida do Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL), versão papel e lápis. Os resultados revelaram diferenças significativas entre os grupos de 5° ano com e sem dificuldades de leitura nas tarefas de NSR de letras visuais, letras fonológicas e não palavras. Verificou-se também que não houve diferenças nas tarefas de NSR de figuras dissílabas letras visuais entre os grupos de 5° ano com dificuldades e 2° ano sem dificuldades em leitura. Aponta se as tarefas de NSR de letras visuais, letras fonológicas e não palavras como eficazes para análise de crianças com dificuldades de leitura. As hipóteses levantadas a partir dos resultados obtidos revelam a necessidade de novas investigações com análises preditivas de nomeação seriada rápida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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