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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26930
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Laís Cabral da-
dc.date.accessioned2023-05-11T17:22:35Z-
dc.date.available2023-05-11-
dc.date.available2023-05-11T17:22:35Z-
dc.date.issued2013-09-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26930-
dc.description.abstractThis study highlights the important concepts of hearing loss and the damage that loss can cause to language and social development of the individual, but it is known that in order to minimize such damage is important both the diagnosis of hearing loss, and the appropriate intervention action occurring in the 1st month of child's life. Also highlights the importance of family and educational psychology in specialized care to the hearing loss. Therefore, this study aims to investigate the age of diagnosis, early intervention and children´s parents opinion about hearing loss and the importance of early diagnosis and intervention. Thus, it was developed a quantitative research, through an analysis of medical records in order to make a survey of some patient information, and based on a qualitative approach, 13 hearing parents was interviewed about deaf children who receive specialized care at the Foundation Center for Integrated support for People with Disabilities (FUNAD) in João Pessoa - PB. Data analysis evidenced that the average age at which children obtained confirmation of deafness was 2.08 years as the average age at which these children began intervention was 3.53 years, which demonstrates they are late advised for ages considered what is expected to know. Through the speech of the parents, it was found that many families do not receive adequate guidance after the birth of their children so that the hearing loss is diagnosed early and even after receiving the diagnosis of deafness, resulting in a late intervention. This work hope to give contribution to studies about the development of the individual with hearing loss, highlighting their capabilities and potential, in addition to improving the quality of life of the deaf in society today.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-05-11T17:22:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCC11052023.pdf: 901156 bytes, checksum: 4339074e7c7afd049f39f9205db95cb7 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectPerda auditivapt_BR
dc.subjectDiagnóstico e intervenção precocept_BR
dc.titleDiagnóstico e intervenção em crianças com perda auditiva: um enfoque psicopedagógicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Geovaní Soares de-
dc.description.resumoO presente estudo destaca conceitos importantes sobre a perda auditiva e os danos que essa perda pode ocasionar para o desenvolvimento linguístico e social do indivíduo; entretanto sabe-se que para amenizar esses danos é importante que tanto o diagnóstico de surdez quanto a intervenção adequada ocorram nos primeiros meses de vida da criança. Destaca ainda a importância da família e da psicopedagogia no atendimento especializado aos surdos. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar a idade do diagnóstico, o início da intervenção e a opinião dos pais de crianças com perda auditiva acerca da importância do diagnóstico e intervenção precoce. Assim, realizou-se uma pesquisa quantitativa, através de uma análise dos prontuários a fim de fazer um levantamento de algumas informações dos pacientes; e com base em uma abordagem qualitativa, foram entrevistados 13 pais ouvintes com filhos surdos que recebem atendimento especializado na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD) em João Pessoa – PB. Na análise de dados ficou evidenciado que a média de idade em que as crianças obtiveram a confirmação da surdez foi de 2,08 anos, já a média de idade em que essas crianças deram início a intervenção foi de 3,53 anos; o que demonstra que são idades consideradas tardias para o que se é esperado. Através do discurso dos pais, verificou-se que muitas famílias não recebem uma orientação adequada após o nascimento dos seus filhos para que a perda auditiva seja diagnosticada precocemente e nem após receberem o diagnóstico de surdez, resultando numa intervenção tardia. Espera-se que esse trabalho possa contribuir com os estudos acerca do desenvolvimento do indivíduo com perda auditiva, destacando suas capacidades e potencialidades; além de melhorar a qualidade de vida do sujeito surdo diante da sociedade atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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