Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarcone, Karla Cristiane de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-05-17T11:48:47Z-
dc.date.available2020-12-16-
dc.date.available2023-05-17T11:48:47Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26958-
dc.description.abstractThis monograph sought to contribute to the debate on the construction of learning about the theme "abusive relationship" in social media, especially on YouTube. Aiming to contemplate the learning process around communication and information and how social transformation is generated through them, we analyze the video Abusive Relationship: How to Identify, published on Papo com Anahy D'Amico, channel of the psychologist and youtuber Dra. Anahy D'Amico. The objective is to analyze the construction of meanings for the term Abusive Relationship present in the comments of the video mentioned earlier. It seeks, especially, to reflect on how psychological analysis takes place in this context, to analyze the mechanisms that favor resilience and informational as well as the construction of meaning in the mediatized ambience. For this, a qualitative research was carried out to analyze the content of the comments of the video cited, as well as the analysis of the video and bibliographic survey referring to the concepts discussed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-05-17T11:48:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KCOM16122020.pdf: 537154 bytes, checksum: ccdcb21d51c01fffa184275b25b2aaf8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-17T11:48:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KCOM16122020.pdf: 537154 bytes, checksum: ccdcb21d51c01fffa184275b25b2aaf8 (MD5) Previous issue date: 2020-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações Públicas.pt_BR
dc.subjectMulher - Violência.pt_BR
dc.subjectRelacionamento abusivo - Mídias sociais.pt_BR
dc.titleViolência contra a mulher em pauta - análise do vídeo Relacionamento abusivo: como identificar.pt_BR
dc.title.alternativeViolence against women on the agenda - analysis of the video Abusive relationship: how to identify.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Lídia Raquel Herculano-
dc.description.resumoA presente monografia buscou contribuir com o debate sobre a construção de aprendizagens a respeito do tema “relacionamento abusivo” em mídias sociais, como foco para o YouTube. Visando contemplar o processo de aprendizado em torno da comunicação e da informação e de que modo por meio destas é gerada transformação social, analisa-se o vídeo Relacionamento Abusivo: como identificar, publicado no canal Papo com Anahy D’Amico da psicóloga e youtuber Dra. Anahy D’Amico. O objetivo consiste em analisar a construção de sentidos para o termo Relacionamento Abusivo presente nos comentários do vídeo mencionado anteriormente. Busca-se, especialmente, refletir sobre como se dá a análise psicológica nesse contexto, analisar os mecanismos que favorecem a resiliência e informacional bem como a construção de sentido na ambiência midiatizada. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa para análise do conteúdo dos comentários do vídeo citado, bem como a análise do vídeo e levantamento bibliográfico referente aos conceitos debatidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BRAGA, JL. Aprendizagem versus Educação na Sociedade Mediatizada. In: Geraes, Estudos de Comunicação e Sociabilidade, n. 53, p.26-39, Belo Horizonte, 2002. BRAGA, JL. Circuitos versus campos sociais. In: MATTOS, MA., JANOTTI JUNIOR, J., JACKS, N., orgs. Mediação & midiatização [online]. Salvador: EDUFBA, 2012, pp. 29- 52. ISBN 978-85-232-1205-6. Available from SciELO Books . BRAGA, JL; CALAZANS R; RABELO L et al. Matrizes interacionais – A comunicação constrói a sociedade. Campina Grande: EDUEPB, 2017. BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo, v. 1-2. Tradução Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. BRASILEIRO, Fellipe. Sá. Resiliência Informacional: modelo baseado em práticas informacionais colaborativas em redes sociais virtuais. 2017. 227 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. BRASILEIRO, Fellipe Sá. Resiliência Informacional em redes sociais virtuais práticas colaborativas, emoções e mobilidade. João Pessoa: Editora UFPB, 2019. FAUSTO NETO, Antônio. A circulação além das bordas. In: Mediatización, sociedad y sentido, v.1. Rosário: Departamento de Ciencias de la Comunicación - UNR, 2010. FAUSTO NETO, Antônio. Fragmentos de uma analítica da midiatização. Matrizes – Portal de Revista da USP, São Paulo, v.1, n.2, 2008. GOMES, Pedro Gilberto. Midiatização: um conceito, múltiplas vozes. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 23, n.2, 2016. GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa Qualitativa versus Pesquisa Quantitativa: Esta é a questão? Disponível em: .https://www.scielo.br/pdf/ptp/v22n2/a10v22n2.pdf. Acesso em: 03 dez. 2020. LLOYD, Annemare. Building Information Resilience: How do Resettling Refugees Connect with Health Information in Regional Landscapes – Implications for Health Literacy. Australian Academic & Research Libraries, v. 45, n. 1, p. 48–66, 2014. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00048623.2014.884916?scroll=top&needAccess=true. Acesso em: 27 jul. 2020. MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1996. OLIVEIRA, Maria Marly. Como fazer pesquisa qualitativa. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. SOARES, Magda. Novas Práticas de Leitura e Escrita: letramento na cibercultura, Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. SCOTT, Joan. Gênero uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, v.l, n.2, jul./dez. 1990. Traduzido da versão em francês. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71721/40667. Acesso em: 13 jul. 2020. XAVIER, Monalisa Pontes. Midiatização das práticas “psi”: a transformação da consulta nos dispositivos interacionaismidiatizados, Revista de Epistemologias da Comunicação. v. 3, n. 6, jul.-dez. 2015. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/11314/PDF.Acesso em: 29 jul. 2020. XAVIER, M.P. Dispositivos “psi” midiatizados: a coluna Vida Íntima. In: BRAGA, J.L., RABELO, L., MACHADO, M., ZUCOLO, R., BENEVIDES, P., XAVIER, M.P., CALAZANS, R., CASALI, C., MELO, P.R., MEDEIROS, A.L., KLEIN, E., and PARES, A.D. Matrizes interacionais: a comunicação constrói a sociedade [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2017, pp. 317-355. Paradigmas da Comunicação collection. ISBN: 978-85-7879- 572-6. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788578795726.0013. Acesso em: 29 jul. 2020.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KCOM16122020.pdf524,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons