Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26976
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Matheus Barbosa da-
dc.date.accessioned2023-05-19T18:54:00Z-
dc.date.available2023-05-17-
dc.date.available2023-05-19T18:54:00Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26976-
dc.description.abstractThe present work was a qualitative study with the objective of exploring the impact of the experimental activity in the teaching-learning of students, developed in four classes, which were structured following a didactic sequence, being it divided into four steps, problematization about fossil fuels, contextualization of the problematization with the theme "Catalysts", experimental activity consisting in the production of biodiesel for practical demonstration of the effect of catalysts, temperature and collision on a chemical reaction, in addition to the survey of learning, to verify the efficiency of the methodology employed in the teaching-learning of students through a qualitative questionnaire. The present work was developed in a public state school of Paraíba, located in the neighborhood of Pedro Gondim, in the city of João Pessoa, having as participants 45 students from two classes of the 2nd year of high school, both in the morning shift. After the execution of the steps, a positive impact on student learning was verified, that is, a significance of the contents learned in the classroom in the students' cognitive structure, in addition to a need for practical classes for the students of the school where the study was developed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-05-19T18:54:00Z No. of bitstreams: 1 MBS17052023.pdf: 3987290 bytes, checksum: 69901ebe4e9a6beafdb27020e0eee9a1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-19T18:54:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MBS17052023.pdf: 3987290 bytes, checksum: 69901ebe4e9a6beafdb27020e0eee9a1 (MD5) Previous issue date: 2023-04-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCatálisept_BR
dc.subjectTransesterificaçãopt_BR
dc.subjectCinética químicapt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleContextualização e experimentação na síntese do biodiesel: uma abordagem para o ensino de cinética químicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Dayse das Neves-
dc.description.resumoO presente trabalho foi um estudo de caráter qualitativo com o objetivo de explorar o impacto da atividade experimental no ensino-aprendizagem dos alunos, desenvolvida em quatro aulas, que foram estruturadas seguindo uma sequência didática, sendo ela dividida em quatro etapas, problematização acerca dos combustíveis fósseis, contextualização da problematização com o tema "Catalisadores”, atividade experimental que consiste na produção de biodiesel para demonstração prática do efeito de catalisadores, temperatura e colisão sobre uma reação química, além da sondagem do aprendizado, para verificar a eficiência da metodologia empregada no ensino-aprendizagem dos alunos por meio de um questionário qualitativo. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola estadual da rede pública da Paraíba, localizada no bairro Pedro Gondim, na cidade de João Pessoa, tendo como participantes 45 estudantes de duas turmas do 2° ano do Ensino Médio (EM), ambas do turno da manhã. Executada as etapas verificou-se um impacto positivo na aprendizagem dos alunos, ou seja, uma significação dos conteúdos aprendidos na sala de aula na estrutura cognitiva dos estudantes, além de uma necessidade de aulas práticas para os alunos da escola onde foi desenvolvida o estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MBS17052023.pdf3,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.