Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26978
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Francisco Jackson-
dc.date.accessioned2023-05-19T19:15:05Z-
dc.date.available2023-05-19T19:15:05Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26978-
dc.description.abstractThis research aimed to understand the challenges faced by students of the Accounting Sciences course at UFPB - Campus I, in the teaching-learning relationship in periods attended virtually during the COVID-19 pandemic. In order to reach the intended objective, an exploratory and descriptive field research with a quantitative and qualitative approach was used, based on previous studies related to this theme. Data was collected out through an online questionnaire, sent bye mail and WhatsApp, applied to students with an active link in the Accounting Sciences course at UFPB, receiving a total of 115 responses. Through the data obtained, it was possible to observe that most of the sample had difficulties adapting to remote classes, considering that a small portion had had contact with virtual classes/EaD before the Covid-19 pandemic. Although the modality of remote classes had restrictions, active methodologies were important allies to guarantee quality teaching and learning and to make students more participatory and collaborative in the production of knowledge, making classes more dynamic and developing behavioral and professional skills. In addition, through the bibliographical readings carried out, it was possible to understand that the Covid-19 pandemic made people adapt to the new reality, forcing them to reinvent themselves and discover new tools and technologies that could be used on the teaching-learning process. Thus, it is concluded that, despite all the difficulties faced by students and teachers, remote teaching proved to be a guide and was indispensable for the continuity of activities outside universities, in a period of uncertainty and chaos for society as a whole.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Katiane Souza (katyane.souza@gmail.com) on 2023-05-19T19:15:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FJF19052023.pdf: 601845 bytes, checksum: 82b246d4fbf1a2e78dcfc528f03ab3e6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-19T19:15:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FJF19052023.pdf: 601845 bytes, checksum: 82b246d4fbf1a2e78dcfc528f03ab3e6 (MD5) Previous issue date: 2022-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiências contábeispt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleEnsino virtual e pandemia: desafios enfrentados pelos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Valdineide dos Santos-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo compreender os desafios enfrentadas pelos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFPB – Campus I, na relação ensino aprendizagem nos períodos cursados de forma virtual durante a pandemia de COVID- 19. Para alcançar o objetivo pretendido, recorreu-se a uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, baseando se em estudos realizados anteriormente relacionados a este tema. A coleta de dados realizou-se por meio de um questionário on-line, enviado por meio eletrônico (via e- mail e WhatsApp), aplicado aos discentes com vínculo ativo do curso de Ciências Contábeis da UFPB, recebendo ao todo 115 respostas. Através dos dados obtidos, foi possível observar que a maior parte da amostra teve dificuldades de adaptação às aulas remotas, tendo em vista que uma pequena parcela havia tido contato com aulas virtuais/EaD antes da pandemia de Covid-19. Embora a modalidade de aulas remotas apresentasse restrições, as metodologias ativas foram importantes aliadas para garantir um ensino-aprendizagem de qualidade e fizesse com que os estudantes fossem mais participativos e colaborativos na produção do conhecimento, tornassem as aulas mais dinâmicas e desenvolvessem habilidades comportamentais e profissionais. Além disso, através das leituras bibliográficas realizadas, foi possível compreender que, a pandemia de Covid-19 fez com que as pessoas se adaptassem a nova realidade, obrigando-as a se reinventarem e descobrirem novas ferramentas e tecnologias que pudessem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Assim, conclui-se que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas por discentes e docentes, o ensino remoto mostrou-se como um norte e foi indispensável para a continuidade das atividades fora das universidades, num período de incertezas e de caos para a sociedade como um todo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FJF19052023.pdf587,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons