Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2697
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCanuto, Késia Cristiane Barbosa-
dc.date.accessioned2017-10-30T15:17:03Z-
dc.date.available2016-11-22-
dc.date.available2017-10-30T15:17:03Z-
dc.date.issued2016-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2697-
dc.description.abstractThe present study had as general objective to analyze the perception of the teachers of the public school network of João Pessoa about the methods of reading. It is a field research that had the participation of 4 teachers of the 2nd and 3rd year of elementary school. The research instrument used was a semi-structured interview script with 6 questions that deal with the teaching methodology of reading. The research was performed individually and averaged 30 minutes in duration. The data were analyzed through the content analysis of Bardin, in which three categories of analysis were listed: reading, didactic resource and teaching method. The results indicated that teachers know two or three methods, but only half of teachers make use of more than one method in reading teaching classes. They do not just stop at the method, but adopt various materials and strategies to be explored in the course of this process. Finally, it is concluded that the knowledge of the different teaching methods of reading is crucial for a well-selected and precise methodology to aid and facilitate reading learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-30T15:17:03Z No. of bitstreams: 1 KCBC22112016.pdf: 539363 bytes, checksum: d1913a42c2f999e33ee61883b97f8dfc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-30T15:17:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KCBC22112016.pdf: 539363 bytes, checksum: d1913a42c2f999e33ee61883b97f8dfc (MD5) Previous issue date: 2016-11-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleA leitura e seus métodos de ensinopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Chaves, Maria Tereza Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2147591836139322pt_BR
dc.description.resumoO estudo apresentado tem como objetivo geral analisar a percepção dos professores das escolas municipais de João Pessoa acerca dos métodos de leitura que são utilizados para o desenvolvimento dos aprendentes. Trata-se de uma pesquisa de campo que contou com a participação de 4 professores do 2° e 3°ano do ensino fundamental. O instrumento de pesquisa utilizado foi um roteiro de entrevista semiestruturada com 6 questões que versam sobre a metodologia de ensino da leitura. A pesquisa foi realizada individualmente e teve, em média, 30 minutos de duração. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin, no qual foram listadas três categorias de análise: leitura, recurso didático e método de ensino. Os resultados indicaram que os professores conhecem dois ou três métodos, porém só a metade dos professores faz uso de mais de um método nas aulas de ensino da leitura. Eles não se detêm apenas a um método, contudo adota diversas estratégias e materiais para serem explorados no decorrer desse processo. Em fim conclui-se que o conhecimento dos métodos de ensino da leitura é preciso para uma metodologia bem selecionada, para auxiliar e facilitar na aprendizagem da leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KCBC22112016.pdf526,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.