Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26985
Tipo: TCC
Título: Um estudo sobre o nível de educação financeira dos servidores técnico-administrativos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Silva, Maria Victoria Martins Melo da
Primeiro Orientador: Lucena, Wenner Glaucio Lopes
Resumo: Este estudo teve por objetivo identificar o nível de Educação Financeira dos servidores técnico-administrativos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba. Foram utilizados dados obtidos por meio da aplicação de formulário eletrônico on-line da Google - Google Forms, com 27 perguntas, voltadas a identificar perfil socioeconômico dos respondentes, gerenciamento financeiro e grau de endividamento, percepção sobre Educação Financeira e fatores que levam ao interesse pela busca de conhecimentos financeiros. A pesquisa teve uma amostra de vinte e seis respondentes, utilizou-se de estatística descritiva, com auxílio de planilha eletrônica para elaboração de tabelas e gráficos para ser atingido o objetivo proposto. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos pesquisados fazem uso de ferramentas para gerenciamento de suas finanças, a composição de suas dívidas se dá em sua maior parte por fatura de cartão de crédito e financiamento, o nível geral de Educação Financeira dos pesquisados é razoável e precisa de melhorias constantes e eles buscam obter conhecimentos sobre o tema principalmente para descobrir a melhor maneira de gerir seus recursos financeiros. Conclui-se, portanto, a necessidade de dar uma maior atenção a esse público, trazendo para eles novas perspectivas sobre a importância da inserção da Educação Financeira na sua vida e despertando o maior desejo de busca por conhecimentos financeiros, a fim de tornar tais cidadãos capazes de gerir da melhor maneira os seus recursos disponíveis, e, consequentemente melhorarem a sua qualidade de vida.
Abstract: This study aimed to identify the level of Financial Education of technical administrative servers of the Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba. It was used data obtained through the application of electronic online form from Google - Google Forms, with 27 questions, aimed at identifying the respondents' socioeconomic profile, financial management and degree of indebtedness, perception about Financial Education and factors that lead to the interest in seeking financial knowledge. The research had a sample of twenty-six respondents, and descriptive statistics were used, with the help of an electronic spreadsheet for the preparation of tables and graphs to achieve the proposed objective. The results obtained show that most of the respondents make use of tools to manage their finances, the composition of their debts is mostly due to credit card bills and financing, the general level of Financial Education of the respondents is reasonable and needs constant improvement and they seek knowledge on the subject mainly to find the best way to manage their financial resources. It is concluded, therefore, the need to give more attention to this audience, bringing to them new perspectives on the importance of the insertion of Financial Education in their lives and awakening the greatest desire to search for financial knowledge, in order to make such citizens able to manage in the best way their available resources, and consequently improve their quality of life.
Palavras-chave: Educação financeira
Endividamento
Conhecimento financeiro
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26985
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MVMMS19052023.pdf791,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons