Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2698
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Katiane Kaline da-
dc.date.accessioned2017-10-30T15:29:41Z-
dc.date.available2017-10-30-
dc.date.available2017-10-30T15:29:41Z-
dc.date.issued2016-11-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2698-
dc.description.abstractReading and writing are essential instruments for the construction of knowledge of each individual, acting in a complex process for the same. Teachers, however, have a challenge in the classroom when faced with students of different types of learning difficulties, so that when they are not treated may result in school failure. The school has a key role in the reading and writing process, however this search means providing learning of significantly child and minimize learning difficulties expressed by students. The educational psychology has an enlarged perspective and based on the subject that relates to the object of knowledge, for which it is for that professional to create means providing the individual to build their own knowledge. According to Bossa (2007), the educational psychology object of study is focused on the learning of the human being. According Palitot et al. (2016), the play activities manifest an educational function that significantly work to the individual learning. Therefore, this project has the overall obletivo see how play activities help children with difficulties in reading and writing. The project was developed at the School of Basic Education at the Federal University of Paraíba (EEBAS - UFPB) with the class of the 4th year of the afternoon shift. recreational activities were developed in order to promote group learning and minimize the difficulties in aspects of reading and writing.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-30T15:29:41Z No. of bitstreams: 1 KKS30102017.pdf: 1933173 bytes, checksum: 309c947895c12c92e8ba3e4768e13ec4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-30T15:29:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KKS30102017.pdf: 1933173 bytes, checksum: 309c947895c12c92e8ba3e4768e13ec4 (MD5) Previous issue date: 2016-11-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectLúdico - leiturapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleTrabalhando dificuldades de leitura e escrita através do lúdico: uma visão psicopedagógicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Palitot, Mônica Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4972738196809881pt_BR
dc.contributor.referee1Brito, Francisco de Assis Toscano de-
dc.description.resumoA leitura e escrita são instrumentos imprescindíveis para a construção do conhecimento de cada indivíduo, atuantes de um processo complexo para o mesmo. Os professores, no entanto, possuem um desafio em sala de aula ao deparar-se com alunos de diferentes tipos de dificuldades de aprendizagens, de modo que quando estas não são tratadas poderão resultar em um fracasso escolar. A escola possui um papel fundamental para o processo de leitura e escrita, no entanto esta busca meios que proporcionem a aprendizagem da criança de forma significativa, bem como minimizar as dificuldades de aprendizagem manifestadas pelos alunos. A psicopedagogia possui uma perspectiva ampliada e baseada no sujeito que se relaciona com o objeto de conhecimento, pelo qual compete a este profissional criar meios que proporcione ao indivíduo a construção de seu próprio saber. De acordo com Bossa (2007), o objeto de estudo da psicopedagogia está voltado para a aprendizagem do ser humano. De acordo com Palitot et al. (2016), as atividades lúdicas manifestam uma função educativa que trabalham significativamente a aprendizagem do indivíduo. Portanto, este projeto tem por obletivo geral verificar como atividades lúdicas auxiliam as crianças com dificuldades de leitura e da escrita. O projeto foi desenvolvido na Escola de Educação Básica na Universidade Federal da Paraíba (EEBAS – UFPB) com a turma do 4o ano do turno vespertino. Foram desenvolvidas atividades lúdicas a fim de promover a aprendizagem do grupo bem como minimizar as dificuldades nos aspectos da leitura e escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KKS30102017.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.