Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Jessé Felipe de-
dc.date.accessioned2017-10-30T15:30:20Z-
dc.date.available2017-10-30T15:30:20Z-
dc.date.issued2017-01-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2699-
dc.description.abstractThe purpose of this Course Completion Work is to analyze the elements present in textual production proposals that directly influence and indirectly in the first-year students' the social importance attributed, in recent times, to the writing stage of the exam national High School. Being a content that theoretically "tests the citizen awareness ", together with the formal knowledge of the language portuguese society, it is increasingly a genre of high society requirement academic, and thus an incredible and complex object of linguistic study that needs be examined carefully in several respects. These partially analyzed under a greimasian semiotic perspective (hence, an Analysis of the Discourse based on Fiorin) - observing the generative pathways of meaning (Thematic and figurative). Through such theoretical artifices and diverse analyzes, concluded that a "simple" differentiation in the statement is capable of contribute to or clearly hamper the apprehension of the central theme and of its relations with motivational texts, in a proposal of "Enem style writing". of this way, impacting on the quality of the textual productions of freshmen from high school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2017-10-30T15:30:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JFS24012017.pdf: 8730947 bytes, checksum: 8a8471151e7848b65fdde85312ad4229 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-30T15:30:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JFS24012017.pdf: 8730947 bytes, checksum: 8a8471151e7848b65fdde85312ad4229 (MD5) Previous issue date: 2017-01-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectProposta temáticapt_BR
dc.titleA influência do enunciado na produção textual: uma questão de percursospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fulaneti, Oriana de Nadai-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar os elementos presentes em propostas de produção textual que influenciam direta e indiretamente no desempenho redacional de alunos de primeiro ano, tendo em vista a importância social atribuída, nos últimos tempos, à etapa da redação do Exame Nacional de Ensino Médio. Tratando-se de um conteúdo que, teoricamente, “testa a consciência cidadã dos alunos”, juntamente aos conhecimentos formais da língua portuguesa, torna-se, cada vez mais, um gênero de alto requisito da sociedade acadêmica, e, assim, um incrível e complexo objeto de estudo linguístico que precisa ser examinado, com cuidado, em vários aspectos. Estes, parcialmente, analisados sob uma perspectiva semiótica greimasiana (por conseguinte, de uma Análise do Discurso com base em Fiorin) – observando os percursos gerativos de sentido (temáticos e figurativos). Através de tais artifícios teóricos e de análises diversas, chegou-se à conclusão de que uma “simples” diferenciação no enunciado é capaz de contribuir para, ou de, claramente, dificultar a apreensão da temática central e de suas relações com textos motivadores, numa proposta de “redação estilo Enem”. Deste modo, repercutindo na qualidade das produções textuais de alunos de primeiro ano do ensino médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFS24012017.pdf8,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons