Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2699Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Souza, Jessé Felipe de | - |
| dc.date.accessioned | 2017-10-30T15:30:20Z | - |
| dc.date.available | 2017-10-30T15:30:20Z | - |
| dc.date.issued | 2017-01-10 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2699 | - |
| dc.description.abstract | The purpose of this Course Completion Work is to analyze the elements present in textual production proposals that directly influence and indirectly in the first-year students' the social importance attributed, in recent times, to the writing stage of the exam national High School. Being a content that theoretically "tests the citizen awareness ", together with the formal knowledge of the language portuguese society, it is increasingly a genre of high society requirement academic, and thus an incredible and complex object of linguistic study that needs be examined carefully in several respects. These partially analyzed under a greimasian semiotic perspective (hence, an Analysis of the Discourse based on Fiorin) - observing the generative pathways of meaning (Thematic and figurative). Through such theoretical artifices and diverse analyzes, concluded that a "simple" differentiation in the statement is capable of contribute to or clearly hamper the apprehension of the central theme and of its relations with motivational texts, in a proposal of "Enem style writing". of this way, impacting on the quality of the textual productions of freshmen from high school. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2017-10-30T15:30:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JFS24012017.pdf: 8730947 bytes, checksum: 8a8471151e7848b65fdde85312ad4229 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-30T15:30:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JFS24012017.pdf: 8730947 bytes, checksum: 8a8471151e7848b65fdde85312ad4229 (MD5) Previous issue date: 2017-01-10 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Semiótica | pt_BR |
| dc.subject | Produção textual | pt_BR |
| dc.subject | Gênero discursivo | pt_BR |
| dc.subject | Proposta temática | pt_BR |
| dc.title | A influência do enunciado na produção textual: uma questão de percursos | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Fulaneti, Oriana de Nadai | - |
| dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar os elementos presentes em propostas de produção textual que influenciam direta e indiretamente no desempenho redacional de alunos de primeiro ano, tendo em vista a importância social atribuída, nos últimos tempos, à etapa da redação do Exame Nacional de Ensino Médio. Tratando-se de um conteúdo que, teoricamente, “testa a consciência cidadã dos alunos”, juntamente aos conhecimentos formais da língua portuguesa, torna-se, cada vez mais, um gênero de alto requisito da sociedade acadêmica, e, assim, um incrível e complexo objeto de estudo linguístico que precisa ser examinado, com cuidado, em vários aspectos. Estes, parcialmente, analisados sob uma perspectiva semiótica greimasiana (por conseguinte, de uma Análise do Discurso com base em Fiorin) – observando os percursos gerativos de sentido (temáticos e figurativos). Através de tais artifícios teóricos e de análises diversas, chegou-se à conclusão de que uma “simples” diferenciação no enunciado é capaz de contribuir para, ou de, claramente, dificultar a apreensão da temática central e de suas relações com textos motivadores, numa proposta de “redação estilo Enem”. Deste modo, repercutindo na qualidade das produções textuais de alunos de primeiro ano do ensino médio. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JFS24012017.pdf | 8,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
