Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2700
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Jucyelle Barbosa dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-30T15:40:00Z | - |
dc.date.available | 2016-11-24 | - |
dc.date.available | 2017-10-30T15:40:00Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2700 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to verify how the educational psychologist may intervene in affective bonds educator / student to contribute to a better interaction in the classroom. This is an action research, characterized as the objectives as descriptive and exploratory, conducted through intensive direct observation, whose record was achieved through a script observation and notes in the logbook. The participants were 25 students in the morning shift of the 5th grade of elementary school with ages ranging from 12 to 14 years. Data collection was qualitatively analyzed the light of theoretical contributions that supported the study / practice. To the results it was found that psychoeducational activities in schools, contributed positively to mitigate the lack of approach, respect, affection, empathy, and others among student-teacher, providing the strengthening of relations among learners. Thus, it was evident that the educational psychologist uses proprietary methods and techniques, and be an interdisciplinary science, makes use of the play as an intervention tool in learning processes, contributing potentiating way to the student-teacher relationships. From this study is also expected to contribute to the institutional aspect of Psychology, as well as related fields. Because, positive contribution of consciousness to have this research and have opened paths in some way to other professional researchers of education. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-30T15:40:00Z No. of bitstreams: 1 JBS24112016.pdf: 829726 bytes, checksum: b194acf93e16cff9c39fddf0f9caa1a6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-30T15:40:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JBS24112016.pdf: 829726 bytes, checksum: b194acf93e16cff9c39fddf0f9caa1a6 (MD5) Previous issue date: 2016-11-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Atuação psicopedagógica | pt_BR |
dc.subject | Psicopedagogia institucional | pt_BR |
dc.title | Afetividade e processos de aprendizagem: uma perspectiva psicopedagógica institucional | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Márcia Paiva de | - |
dc.contributor.referee1 | Souza, Sandra Cristina Moraes de | - |
dc.description.resumo | O estudo teve como foco verificar como o psicopedagogo pode intervir nos vínculos afetivos educador/educando de forma a contribuir para uma melhor interação em sala de aula e, consequentemente, com a aprendizagem dos alunos. Trata-se de uma pesquisa-ação, caracterizada quanto os objetivos como descritiva e exploratória, realizada através da observação direta intensiva, cujo registro foi concretizado por meio de um roteiro de observação e anotações em diário de bordo. Participaram da pesquisa 25 alunos do turno da manhã, do 5o ano do Ensino Fundamental, com idades que variaram de 12 a 14 anos. Os dados coletados foram analisados qualitativamente, a luz de contribuições teóricas que fundamentaram o estudo/prática. Com os resultados encontrados, verificamos que a atuação psicopedagógica na instituição escolar contribuiu de forma positiva para amenizar a falta de aproximação, respeito, carinho, empatia entre aluno-professor, proporcionando o fortalecimento das relações entre os aprendentes e docente. Verificamos que o psicopedagogo utilizou métodos e técnicas próprias da Psicopedagogia, fez uso do lúdico como ferramentas de intervenção nos processos de aproximação dos sujeitos do processo educativo, bem como na estimulação da aprendizagem. A partir desse estudo esperamos contribuir para a vertente institucional da Psicopedagogia, assim como para áreas afins, além de abrir caminhos para que outros pesquisadores aprofundarem o estudo nessa temática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JBS24112016.pdf | 810,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.