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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27053
Tipo: | TCC |
Título: | Redução do índice de orelha oxidada em placas de baterias automotivas: um estudo de caso em uma estufa industrial sem controle |
Autor(es): | Bastos, Maria Eugênia Piuvezam de Albuqurque |
Primeiro Orientador: | Morais Júnior, Arioston Araújo de |
Resumo: | Anualmente, as indústrias, em especial a automotiva, naval, aeronáutica e de construção civil, enfrentam prejuízos gerados pelo processo de oxidação. Esse problema gera perda financeira de produto, de maquinário etc. As indústrias de baterias de chumbo-ácido enfrentam problemas de oxidação na orelha da placa da bateria. Esse fato prejudica de forma direta no produto, podendo causar o desligamento da bateria, dessa forma há a necessidade de retrabalho das placas, gerando prejuízos financeiros. No presente trabalho foi realizado um estudo de caso dessa problemática em uma indústria automotiva de baterias de chumbo-ácido no agreste Pernambucano. Com o intuito de encontrar a causa raiz foi utilizada a ferramenta de análise PDCA (Plan, Do, Check, Act) seguindo a filosofia de melhoria contínua (Kaizen). Na etapa de planejamento do ciclo PDCA foi observado que a oxidação da orelha da placa acontece no processo de cura das placas, nas estufas industriais, majoritariamente, nas que não possuem controle. Com o objetivo de analisar as variáveis que influenciavam no problema sem prejudicar a produção, foram realizados testes em uma estufa em escala piloto. Nessas análises foi possível observar a influência da umidade durante o processo de cura, das composições dostipos de cavaletes, além de observar se a composição da liga pode influenciar na oxidação da orelha da placa. Dessa forma, com os resultados obtidos constatou-se que a umidade possui forte influência na problemática. Logo, foi proposto uma solução de diminuir a umidade em torno de 10-15% no final da cura. Com essa tratativa os resultados foram satisfatórios em escala piloto, e assim replicados em uma estufa sem controle em escala industrial, instalando um exaustor. Desse modo, foi possível reduzir o problema e propor uma solução possível de ser implementada na indústria, com o principal objetivo de diminuir as perdas ocasionadas pela oxidação da orelha da placa. |
Abstract: | Every year industries, especially automotive, shipbuilding, aeronautics, and civil construction, face losses caused by the oxidation process, this problem generates financial, product, machinery, etc. losses. Lead-acid battery industries face problems of oxidation on the battery plate lug. This fact directly harms the product and may cause the battery to shut down, thus requiring the rework of the plates, and causing financial losses. In the present work, a case study of this problem was carried out in an automotive industry of lead-acid batteries in the rural region of Pernambuco. To find causes of the problem, the PDCA analysis tool (Plan, Do, Check, Act) was used, following the philosophy of continuous improvement (Kaizen). In the planning stage of the PDCA cycle, it was observed that the oxidation of the plaque lug occurs in the curing process of the plate, in industrial curing chambers, mostly, in those that do not have control. To analyze the variables that influenced the problem without harming production, tests were carried out in a pilot-scale curing chamber. In these analyses, it was possible to observe the influence of humidity during the curing process, on the composition of the types of plates carries, in addition to observing whether the composition of the alloy can influence the oxidation of the plate lug. Thus, with the results obtained, it was found that humidity has a strong influence on the problem. Therefore, a solution was proposed to decrease the humidity by around 10-15% at the end of curing. With this approach, the results were satisfactory on a pilot scale, and thus replicated in an uncontrolled curing chamber on an industrial scale, installing an exhaust fan. In this way, it was possible to reduce the problem and propose a possible solution to be implemented in the industry, with the main objective of reducing the losses caused by the oxidation of the plate lug. |
Palavras-chave: | Oxidação PDCA Placas de baterias de chumbo-ácido |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Engenharia Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27053 |
Data do documento: | 1-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Química |
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