Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27058
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Izabel Cristina da-
dc.date.accessioned2023-06-01T10:33:50Z-
dc.date.available2022-11-18-
dc.date.available2023-06-01T10:33:50Z-
dc.date.issued2022-10-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27058-
dc.description.abstractThis research aims to comprehend how narrative genre paradicdatic books, paired with a constructive evaluation of the learning process, based on the methodology of geographical installation, can contribute to the teaching and learning process of students in the 6th grande of the Municipal School Arthéphio Bezerra da Cunha, based in the town of Serra Negra do Norte/RN, in 2021. The fieldwork was developed midst the pandemic caused by COVID-19. We started with remote classes and, later on, in-class courses. Firstly, we profiled the students, which in this case showed reading and writing deficits. Therefore, we chose to consider paradidactic books of the narrative genre, due to their ludic nature. They allowed the selection of appropriate language and writing adequate to the students’ profile. Based on these books, we developed methodological strategies, assuming the principle of dialogicity and questioning. The themes and contents of Geography are defined according to the reality of the students. At the end of each two-month period, we chose to carry out a constructive assessment of the learning process using geographic installation methodology, at which time students materialize, using sign and symbols what they learned during the defined period. This assessment, along with the textbooks and methodologies used here, improved reading and writing and provided students to understand that Geography is part of their lives, in addition to learning to question something is so necessary for the formation of the critical subject.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-06-01T10:33:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IzabelCristinaDaSilva_Tese.pdf: 10784162 bytes, checksum: 2b86a9d77a0ff800266580bbc258ce4c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-01T10:33:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IzabelCristinaDaSilva_Tese.pdf: 10784162 bytes, checksum: 2b86a9d77a0ff800266580bbc258ce4c (MD5) Previous issue date: 2022-10-05en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografia - Ensinopt_BR
dc.subjectGeografia - Livro paradidáticopt_BR
dc.subjectInstalação geográficapt_BR
dc.subjectGeography - Teachingpt_BR
dc.subjectGeografia - Paradidactic bookpt_BR
dc.subjectGeographical installationpt_BR
dc.titleVolta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Emerson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6808110433438335pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 01/06/2023pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo compreender como os livros paradidáticos do gênero narrativo, atrelados à avaliação construtiva da aprendizagem, que se desenvolve a partir da metodologia da instalação geográfica, podem contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 6º ano A, da Escola Municipal Arthéphio Bezerra da Cunha, localizada no município de Serra Negra do Norte/RN, no ano de 2021. O trabalho de campo foi desenvolvido no contexto da pandemia ocasionada pelo Covid-19. Iniciamos com aulas online, depois de maneira presencial. Primeiramente traçamos um perfil dos alunos, os quais apresentavam déficit na leitura e escrita, assim, optamos por trabalhar com livros paradidáticos do gênero narrativo, devido ao seu caráter lúdico possibilitar a seleção de uma linguagem e escrita adequada ao perfil dos alunos. Com base nesses livros desenvolvemos estratégias metodológicas, que partiram do princípio da dialogicidade e do questionamento. Os temas e conteúdos da Geografia definimos segundo a realidade dos educandos. Ao final de cada bimestre, optamos por realizar uma avaliação construtiva da aprendizagem com a metodologia da instalação geográfica, momento em que os alunos materializaram, a partir de signos e símbolos, o que aprenderam. Essa avaliação, em conjunto com os livros paradidáticos e as metodologias desenvolvidas, potencializaram a leitura e escrita, permitiram que os alunos compreendessem que a Geografia faz parte da vida deles, além de aprenderem a questionar, algo tão necessário para a formação do sujeito crítico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeografiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IzabelCristinaDaSilva_Tese.pdf10,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons