Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27090
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rony Ramos Cavalcanti da-
dc.date.accessioned2023-06-12T11:18:15Z-
dc.date.available2023-09-22-
dc.date.available2023-06-12T11:18:15Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27090-
dc.description.abstractThe policy of integral education has been implemented in several regions of the world. The main objective is to extend the school day so that students are more exposed to school activities, in order to improve their academic performance. This paper aims to estimate the effect of the comprehensive school program in Pernambuco on the performance of these schools in the National High School Exam, ENEM, and on school performance rates (failure and dropout). For this, a difference-in-differences model with multiple periods is used, proposed by Callaway and Sant'Anna (2020), because it is a gradually implemented program and, once treated, the school continues to receive the treatment throughout the observation period. The results show an average reduction of around 2 percentage points in the dropout and failure rates; however, despite being positive, the effect of the program on the ENEM was modest, where the greatest impact was 3.5% in mathematics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-06-12T11:18:15Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RonyRamosCavalcantiDaSilva_Dissert.pdf: 1576421 bytes, checksum: c94803cc282a37988118f03c414e7aca (MD5) RonyRamosCavalcantiDaSilva_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf: 2142 bytes, checksum: f0b62b5a584157a1ded6ad5b7df6efd3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-12T11:18:15Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RonyRamosCavalcantiDaSilva_Dissert.pdf: 1576421 bytes, checksum: c94803cc282a37988118f03c414e7aca (MD5) RonyRamosCavalcantiDaSilva_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf: 2142 bytes, checksum: f0b62b5a584157a1ded6ad5b7df6efd3 (MD5) Previous issue date: 2022-04-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino integralpt_BR
dc.subjectMúltiplos períodospt_BR
dc.subjectIntegral educationpt_BR
dc.subjectMultiple periodspt_BR
dc.titleEscola de referência em ensino médio: uma análise de impacto do programa de ensino integral em Pernambucopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Wallace Patrick Santos de Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0207157049820845pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0005660374231865pt_BR
dc.description.resumoA política de ensino integral tem sido implementada em diversas regiões do mundo. O objetivo principal é ampliar a jornada de aula para que os alunos estejam mais expostos às atividades escolares, de modo que possam melhorar o desempenho acadêmico. Este trabalho pretende estimar o efeito do programa de escola integral em Pernambuco sobre o desempenho dessas escolas no Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, e sobre as taxas de rendimentos das escolas (reprovação e abandono escolar). Para isso, é utilizado um modelo de diferenças em diferenças com múltiplos períodos, proposto por Callaway e Sant’Anna (2020), por se tratar de um programa implantado gradativamente e, uma vez tratada, a escola continua recebendo o tratamento ao longo do período de observação. Os resultados mostram uma redução média em torno de 2 pontos percentuais nas taxas de abando e reprovação; no entanto, apesar de positivo, o efeito do programa sobre o ENEM foi modesto, onde o maior impacto foi de 3,5% em matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEconomiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RonyRamosCavalcantiDaSilva_Dissert.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RonyRamosCavalcantiDaSilva_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf2,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons