Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27135
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFlorentino, Tiago Pereira-
dc.date.accessioned2023-06-20T12:54:30Z-
dc.date.available2014-10-17-
dc.date.available2023-06-20T12:54:30Z-
dc.date.issued2014-08-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27135-
dc.description.abstractSem Abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2023-06-20T12:54:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TPF19062023-MB110.pdf: 550288 bytes, checksum: d3d923aac6454bcc4de4bc2bb50a8c61 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-20T12:54:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TPF19062023-MB110.pdf: 550288 bytes, checksum: d3d923aac6454bcc4de4bc2bb50a8c61 (MD5) Previous issue date: 2014-08-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação – Ensino de biologiapt_BR
dc.subjectBiologia – Contextualização socialpt_BR
dc.subjectBiologia – Ensino Médiopt_BR
dc.titleA contextualização no ensino de biologia do 1º ano do ensino médio: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Maria Betânia Fernandes-
dc.description.resumoA contextualização é instituída nos documentos oficiais nacionais como um dos princípios estruturadores dos currículos do Ensino Médio para evitar uma educação nos modos tradicionais de acúmulo de informação, fragmentação e memorização. Desta forma, procuramos, nesse trabalho, analisar as potencialidades de apresentação dos conteúdos de Biologia no 1º ano do Ensino Médio considerando se sua contextualização quanto aos aspectos sociais. O estudo de natureza qualitativa, foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlota Barreira, localizada na cidade de Areia – PB. Para a coleta de dados, foram realizadas observações na prática exercida em sala de aula, durante dois meses e por meio de entrevista. A análise dos dados nos levou a concluir que, os conteúdos foram sempre apresentados da mesma forma. Foi possível constatar que, independente do conteúdo explorado na sala de aula, a metodologia seguia o mesmo caminho, com aula expositiva e apresentação de esquemas no quadro, auxiliada pelo livro didático, finalizando com resolução de exercício. Verificamos ainda que, a contextualização, compreendida como elemento articulador do processo de aprendizagem e integrador do conhecimento científico visto na escola com o conhecimento trazido pelo aluno do seu contexto social, não foi priorizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TPF19062023-MB110.pdf537,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons