Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27135Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Florentino, Tiago Pereira | - |
| dc.date.accessioned | 2023-06-20T12:54:30Z | - |
| dc.date.available | 2014-10-17 | - |
| dc.date.available | 2023-06-20T12:54:30Z | - |
| dc.date.issued | 2014-08-20 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27135 | - |
| dc.description.abstract | Sem Abstract. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2023-06-20T12:54:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TPF19062023-MB110.pdf: 550288 bytes, checksum: d3d923aac6454bcc4de4bc2bb50a8c61 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-20T12:54:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TPF19062023-MB110.pdf: 550288 bytes, checksum: d3d923aac6454bcc4de4bc2bb50a8c61 (MD5) Previous issue date: 2014-08-20 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação – Ensino de biologia | pt_BR |
| dc.subject | Biologia – Contextualização social | pt_BR |
| dc.subject | Biologia – Ensino Médio | pt_BR |
| dc.title | A contextualização no ensino de biologia do 1º ano do ensino médio: um estudo de caso | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Vasconcelos, Maria Betânia Fernandes | - |
| dc.description.resumo | A contextualização é instituída nos documentos oficiais nacionais como um dos princípios estruturadores dos currículos do Ensino Médio para evitar uma educação nos modos tradicionais de acúmulo de informação, fragmentação e memorização. Desta forma, procuramos, nesse trabalho, analisar as potencialidades de apresentação dos conteúdos de Biologia no 1º ano do Ensino Médio considerando se sua contextualização quanto aos aspectos sociais. O estudo de natureza qualitativa, foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlota Barreira, localizada na cidade de Areia – PB. Para a coleta de dados, foram realizadas observações na prática exercida em sala de aula, durante dois meses e por meio de entrevista. A análise dos dados nos levou a concluir que, os conteúdos foram sempre apresentados da mesma forma. Foi possível constatar que, independente do conteúdo explorado na sala de aula, a metodologia seguia o mesmo caminho, com aula expositiva e apresentação de esquemas no quadro, auxiliada pelo livro didático, finalizando com resolução de exercício. Verificamos ainda que, a contextualização, compreendida como elemento articulador do processo de aprendizagem e integrador do conhecimento científico visto na escola com o conhecimento trazido pelo aluno do seu contexto social, não foi priorizado. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Biológicas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TPF19062023-MB110.pdf | 537,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
