Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Mariana Alves Tavares de-
dc.date.accessioned2023-06-21T20:10:09Z-
dc.date.available2023-06-21T20:10:09Z-
dc.date.issued2023-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27173-
dc.description.abstractRepresentations are an important manifestation of the power relations present in international politics. Based on this understanding, the main objective of this work is to explore the political dimension of Alan Kurdi's photography, identifying its impacts and understanding the aesthetic elements that made such impacts possible. In this sense, theorists of the Aesthetic Turn emphasize the fundamental role of images in providing alternative insights for understanding international events by questioning the boundaries between the visible and the invisible, the imaginable and the unimaginable, and whether or not they can be part of the political discussion. The present work, therefore, uses exploratory research based on pluralist methods for visual global politics. At first, a bibliographic review is carried out on the main concepts and developments of the Aesthetic Turn in International Relations. Afterwards, another literature review is carried out on the influence of representational practices on the political understanding of refugees, both throughout the evolution of the international regime for refugees and during the 2015 refugees’ crisis, in the light of the Aesthetic Turn. The third part of the work brings a semiotic analysis of Alan Kurdi's photography, in order to identify what were the characteristics that transformed the image into an important political tool. Finally, this last section also discusses how the photography was able to bring new insights into the 2015 refugees’ crisis.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-06-21T20:10:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MATA21062023.pdf: 16017081 bytes, checksum: 0355c6b19e329be271521a4657030aff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-21T20:10:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MATA21062023.pdf: 16017081 bytes, checksum: 0355c6b19e329be271521a4657030aff (MD5) Previous issue date: 2023-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectVirada estéticapt_BR
dc.subjectPolítica visual globalpt_BR
dc.subjectRefugiadospt_BR
dc.subjectAlan Kurdipt_BR
dc.titleVisualidade e percepções nas Relações Internacionais: um estudo de caso da fotografia de Alan Kurdi.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Baccarini, Mariana Pimenta Oliveira-
dc.description.resumoAs representações são uma importante manifestação das relações de poder presentes na política internacional. A partir desse entendimento, o presente trabalho tem como principal objetivo explorar a dimensão política da fotografia de Alan Kurdi, identificando seus impactos e compreendendo os elementos estéticos que possibilitaram tais resultados. Nesse sentido, teóricos da Virada Estética ressaltam o papel fundamental das imagens em fornecer insights alternativos para a compreensão dos eventos internacionais ao questionarem as fronteiras entre o visível e o invisível, o imaginável e o inimaginável, e o que pode ou não fazer parte da discussão política. O presente trabalho se utiliza, então, de uma pesquisa exploratória pautada em métodos pluralistas de política visual global. Em um primeiro momento, realiza-se revisão bibliográfica sobre os principais conceitos e desenvolvimentos da Virada Estética nas Relações Internacionais. Após, uma outra revisão de literatura é feita sobre a influência das práticas de representação no entendimento político dos refugiados, tanto ao longo da evolução do regime internacional para refugiados quanto durante a crise dos refugiados de 2015, à luz da Virada Estética. A terceira parte do trabalho traz uma análise semiótica da fotografia de Alan Kurdi, a fim de identificar quais foram as características que transformaram a imagem em uma importante ferramenta política. Por fim, essa última seção também traz uma discussão sobre como a fotografia foi capaz de trazer novos insights para a crise dos refugiados de 2015.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATA21062023.pdf15,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons