Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27199
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, José Flávio Ramos de-
dc.date.accessioned2023-06-22T19:14:42Z-
dc.date.available2023-06-22T19:14:42Z-
dc.date.issued2023-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27199-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to analyze Education from the perspective of technical education in the state of Paraíba – having as an investigation field the Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Juarez Maracajá, located in the city of Gurjão-PB. The specific objectives are: (a) to analyze the criteria adopted by the state government for the transition from integrated secondary education to integrated technical secondary education; (b) make an exposition of the means that encourage the implementation of this teaching modality in the education of the municipality. Through a historical overview of vocational education in Brazil, discussions are made on the institutional aspects that underlie the educational system for the purposes of organization and effectiveness of theoretical and practical knowledge. In methodological terms, the qualitative approach and in terms of its nature is basic research. The structure of this work is divided into two sections – the historical context of vocational education in Brazil and in the State of Paraíba; an approach to the addition of technical education integrated to high school, the characterization of the municipality of Gurjão-PB and the EECIT Juarez Maracajá as well as the exposition of the regionalization of the city understood as a demand for the professional education system. The conclusive character permeates the positive insertion of technical education as a reference for building the individual still in the school phase for incisive and future professions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-06-22T19:14:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JFQ22062023.pdf: 1112449 bytes, checksum: 03cacd059f6c67ef94ea6a2183959769 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-22T19:14:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JFQ22062023.pdf: 1112449 bytes, checksum: 03cacd059f6c67ef94ea6a2183959769 (MD5) Previous issue date: 2023-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino técnico integradopt_BR
dc.subjectEscola Cidadã Integralpt_BR
dc.subjectMunicípio de Gurjão - PBpt_BR
dc.titleEducação profissional na Paraíba e o ensino técnico como potencializador nas Escolas Cidadãs integrais do estado: um estudo de caso da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Juarez Maracajápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Glenda Dantas Ferreira-
dc.description.resumoEste estudo tem como escopo fazer uma análise da Educação sob a perspectiva do ensino técnico do estado da Paraíba – tendo como campo de investigação a Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Juarez Maracajá, localizada na cidade de Gurjão-PB. Delineia-se como objetivos específicos: (a) analisar os critérios adotados pelo governo estadual para que a transição de ensino médio integrado para ensino médio técnico integrado; (b) fazer uma exposição dos meios que fomentam a implementação dessa modalidade de ensino na educação do município. Através de um recorte histórica acerca do ensino profissionalizante no Brasil, são feitas discussões sob os aspectos institucionais que embasaram o sistema educacional para os fins de organização e efetivação dos conhecimentos teórico-práticos. Em termos metodológicos, a abordagem qualitativa e quanto à sua natureza é uma pesquisa básica. A estrutura deste trabalho está dividida em duas seções – o contexto histórico do ensino profissionalizante no Brasil e no Estado da Paraíba; uma abordagem do acréscimo do ensino técnico integrado ao médio, a caracterização do município de Gurjão-PB e da EECIT Juarez Maracajá bem como a exposição da regionalização da cidade compreendida como demanda ao sistema da educação profissional. O caráter conclusivo permeia a positiva inserção do ensino técnico como referência de construção do indivíduo ainda na fase escolar para incisivas e futuras profissões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFQ22062023.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons