Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27242Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Casimiro Júnior, José Rofrants Lopes | - |
| dc.date.accessioned | 2023-06-27T10:41:30Z | - |
| dc.date.available | 2023-05-07 | - |
| dc.date.available | 2023-06-27T10:41:30Z | - |
| dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27242 | - |
| dc.description.abstract | The general objective of the research is to evaluate the architectural accessibility conditions on Campus V - João Pessoa of the State University of Paraíba in the present day. It consists of initially analyzing the physical structure of Campus V of UEPB, considering the aspects inherent to architectural accessibility, also, verifying architectural accessibility in the context of external and internal legal regulations, including the IDP – Institutional Development Plan, as well collate the dimension of architectural accessibility through photographic records and current regulations. In this regard, the importance that accessibility occupies in higher education in the current scenario of institutional evaluation is undeniable, especially the social relevance of the study, since its results can contribute considerably to the reflection of the conditions of accessibility in higher education in Paraíba , such as proposing institutional actions and policies in the administrative, financial and budgetary management of educational institutions with a view to filling the probable gaps pointed out by the research. The methodological procedures used for the development of the research are classified as a qualitative approach of an applied nature, with scope and exploratory and descriptive objectives and a procedure based on bibliographical and documental analysis. With the results obtained, it was possible to propose guidelines the short, medium and long term referring to architectural accessibility in the ambit of Campus V of UEPB. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-06-27T10:41:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséRofrantsLopesCasimiroJúnior_Dissert.pdf: 4910470 bytes, checksum: ca41c3ef26bb3785e8ddb3fffac1ec5e (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-27T10:41:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséRofrantsLopesCasimiroJúnior_Dissert.pdf: 4910470 bytes, checksum: ca41c3ef26bb3785e8ddb3fffac1ec5e (MD5) Previous issue date: 2023-02-28 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação superior - Avaliação institucional | pt_BR |
| dc.subject | Acessibilidade arquitetônica | pt_BR |
| dc.subject | PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional | pt_BR |
| dc.subject | UEPB - Universidade Estadual da Paraíba | pt_BR |
| dc.subject | Higher education - Institutional evaluation | pt_BR |
| dc.subject | Architectural accessibility | pt_BR |
| dc.subject | IDP – Institutional Development Plan | pt_BR |
| dc.title | Acessibilidade arquitetônica: um estudo sobre as condições de estrutura física no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Castro Neto, Mariano | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0704796694712785 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2809981412405966 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O objetivo geral da pesquisa é avaliar as condições de acessibilidade arquitetônica no Campus V – João Pessoa da Universidade Estadual da Paraíba nos dias atuais. Consiste em analisar, inicialmente, a estrutura física do Campus V da UEPB, considerando os aspectos inerentes à acessibilidade arquitetônica, da mesma forma, verificar a acessibilidade arquitetônica no contexto das normativas legais externa e interna, incluindo o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, bem como, cotejar a dimensão da acessibilidade arquitetônica por meio de registros fotográficos e as normativas vigentes. Nesta senda, é inegável a importância que a acessibilidade ocupa na educação superior no cenário atual de avaliação institucional, mormente a relevância social do estudo, uma vez que seus resultados poderão contribuir consideravelmente para a reflexão das condições de acessibilidade na educação superior na Paraíba, como a propositura de ações e políticas institucionais na gestão administrativa, financeira e orçamentária das instituições de ensino com vistas a sanar as prováveis lacunas apontadas pela pesquisa. Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa classifica-se como na abordagem qualitativa de natureza aplicada, com abrangências e objetivos exploratórios e descritivos e procedimento baseado na análise bibliográfica e documental. Com os resultados obtidos, foi possível propor diretrizes a curto, médio e longo prazo referentes à acessibilidade arquitetônica no âmbito do Campus V da UEPB. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JoséRofrantsLopesCasimiroJúnior_Dissert.pdf | 4,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
