Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27242
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCasimiro Júnior, José Rofrants Lopes-
dc.date.accessioned2023-06-27T10:41:30Z-
dc.date.available2023-05-07-
dc.date.available2023-06-27T10:41:30Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27242-
dc.description.abstractThe general objective of the research is to evaluate the architectural accessibility conditions on Campus V - João Pessoa of the State University of Paraíba in the present day. It consists of initially analyzing the physical structure of Campus V of UEPB, considering the aspects inherent to architectural accessibility, also, verifying architectural accessibility in the context of external and internal legal regulations, including the IDP – Institutional Development Plan, as well collate the dimension of architectural accessibility through photographic records and current regulations. In this regard, the importance that accessibility occupies in higher education in the current scenario of institutional evaluation is undeniable, especially the social relevance of the study, since its results can contribute considerably to the reflection of the conditions of accessibility in higher education in Paraíba , such as proposing institutional actions and policies in the administrative, financial and budgetary management of educational institutions with a view to filling the probable gaps pointed out by the research. The methodological procedures used for the development of the research are classified as a qualitative approach of an applied nature, with scope and exploratory and descriptive objectives and a procedure based on bibliographical and documental analysis. With the results obtained, it was possible to propose guidelines the short, medium and long term referring to architectural accessibility in the ambit of Campus V of UEPB.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-06-27T10:41:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséRofrantsLopesCasimiroJúnior_Dissert.pdf: 4910470 bytes, checksum: ca41c3ef26bb3785e8ddb3fffac1ec5e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-27T10:41:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséRofrantsLopesCasimiroJúnior_Dissert.pdf: 4910470 bytes, checksum: ca41c3ef26bb3785e8ddb3fffac1ec5e (MD5) Previous issue date: 2023-02-28en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação superior - Avaliação institucionalpt_BR
dc.subjectAcessibilidade arquitetônicapt_BR
dc.subjectPDI - Plano de Desenvolvimento Institucionalpt_BR
dc.subjectUEPB - Universidade Estadual da Paraíbapt_BR
dc.subjectHigher education - Institutional evaluationpt_BR
dc.subjectArchitectural accessibilitypt_BR
dc.subjectIDP – Institutional Development Planpt_BR
dc.titleAcessibilidade arquitetônica: um estudo sobre as condições de estrutura física no Campus V da Universidade Estadual da Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Castro Neto, Mariano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704796694712785pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2809981412405966pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral da pesquisa é avaliar as condições de acessibilidade arquitetônica no Campus V – João Pessoa da Universidade Estadual da Paraíba nos dias atuais. Consiste em analisar, inicialmente, a estrutura física do Campus V da UEPB, considerando os aspectos inerentes à acessibilidade arquitetônica, da mesma forma, verificar a acessibilidade arquitetônica no contexto das normativas legais externa e interna, incluindo o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, bem como, cotejar a dimensão da acessibilidade arquitetônica por meio de registros fotográficos e as normativas vigentes. Nesta senda, é inegável a importância que a acessibilidade ocupa na educação superior no cenário atual de avaliação institucional, mormente a relevância social do estudo, uma vez que seus resultados poderão contribuir consideravelmente para a reflexão das condições de acessibilidade na educação superior na Paraíba, como a propositura de ações e políticas institucionais na gestão administrativa, financeira e orçamentária das instituições de ensino com vistas a sanar as prováveis lacunas apontadas pela pesquisa. Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa classifica-se como na abordagem qualitativa de natureza aplicada, com abrangências e objetivos exploratórios e descritivos e procedimento baseado na análise bibliográfica e documental. Com os resultados obtidos, foi possível propor diretrizes a curto, médio e longo prazo referentes à acessibilidade arquitetônica no âmbito do Campus V da UEPB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséRofrantsLopesCasimiroJúnior_Dissert.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons