Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27256
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Luziel Augusto da-
dc.date.accessioned2023-06-27T17:00:01Z-
dc.date.available2023-01-31-
dc.date.available2023-06-27T17:00:01Z-
dc.date.issued2022-11-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27256-
dc.description.abstractThis research analyzed the formative path of teacher Maria Salete Van Der Poel, considering her teaching trajectory and the memories of her experiences in Popular Education in the years 1960-1969, seeking to understand the history of teaching and Popular Education in Paraíba in the 1960s. , a period marked by socioeconomic changes, social problems - high rates of illiteracy and the lack of popular participation in the country's decisions - and the emergence of social and cultural movements driven by the intellectual segments of the northeast, mainly from Pernambuco, Paraíba and Rio Grande do Norte . Methodologically, this is a biographical research that was carried out from bibliographic, oral and documentary sources. And for the analysis of these materials, we used document analysis, performing an interpretation of the data in the light of the theoretical framework. The results made it possible to perceive that the teacher's training course was constituted by several sociopolitical confrontations (authoritarian government/Military Regime and social movements/progressive ideas), educational ideological clashes (educational policy aligned with capital, a conception of education based on capitalism and military government and the emergence of Paulo Freire's thought and his conception of liberating education) and professional statements (affirmation as a teacher, activist and popular educator). As well, it contributed to the understanding of teaching in spaces of Popular Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2023-06-27T17:00:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LuzielAugustoDaSilva_Dissert.pdf: 2841748 bytes, checksum: 3227ca5baafe821abb160d4fc635eb0f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-27T17:00:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LuzielAugustoDaSilva_Dissert.pdf: 2841748 bytes, checksum: 3227ca5baafe821abb160d4fc635eb0f (MD5) Previous issue date: 2022-11-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectMemória - Trajetória docentept_BR
dc.subjectSalete Van Der Poelpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectPopular Educationpt_BR
dc.titleMemórias da docência: o percurso formativo da professora Maria Salete Van Der Poel na educação popular (1960-1970)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Jean Carlo de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7279526897191463pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2122947802434952pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisou o percurso formativo da professora Maria Salete Van Der Poel, considerando sua trajetória docente e as memórias de suas experiências na Educação Popular nos anos de 1960-1970, buscando compreender a história da docência e da Educação Popular na Paraíba na década de 1960, um período marcado por mudanças socioeconômicas, problemas sociais – altas taxas de analfabetismo e a falta de participação popular nas decisões do país – e emergência dos movimentos sociais e culturais impulsionados pelos segmentos intelectuais do nordeste, principalmente de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Metodologicamente, esta é uma pesquisa biográfica que foi realizada a partir das fontes bibliográficas (relatos autobiográficos contidos na produção intelectual da professora e livros que mencionam a biografada), orais (lembranças e memórias dos momentos de sua vida) e documentais (Lei nº 4.024/61, Lei nº 5.540/68, diploma de graduação, livro de memória de autoria da mãe da biografada). E para análise desses materiais utilizamos a análise documental, realizando uma interpretação dos dados à luz do referencial teórico, no qual contemplou autores como: NÓVOA, 2013; NÓVOA, 2014; VILLELA, 2016; CATANI, 2016; CATANI, 2017; JOSSO, 2010; PINEAU, 2006; DOMINICÉ, 2008; BRANDÃO, 20008; GOHN, 2013; SCOCUGLIA, 2016; PORTO E LAGE, 1994; BURKE, 1992; BENJAMIM, 1989; GHIRALDELLI JUNIOR., 2015; LOPES, 2001; DELORY-MOMBERGER, 2008; MACHADO E NUNES, 2017; BORGES, 2019; PASSEGGI, 2010; PERES, 2010; BUENO, 2002; LEVI, 2017; LE GOFF, 1994; THOMSON, 1997; BENJAMIM, 1989; JOSSO, 2010; LARROSA, 2017A; 2017B e BOURDIEU, 2006). Os resultados possibilitaram perceber que o percurso de formação da professora se constituiu atravessada de vários confrontos sociopolíticos (governo autoritário/Regime Militar e Movimentos sociais/ideias progressistas), embates ideológicos educacionais (política educacional alinhada ao capital, concepção de educação pautada no capitalismo e no governo militar e a emergência do pensamento de Paulo Freire e sua concepção de educação libertadora) e afirmações profissionais (afirmação como professora, militante e educadora popular). Bem como, contribuiu para compreensão da docência em espaços de Educação Popular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuzielAugustoDaSilva_Dissert.pdf2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons