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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27271
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSaraiva, Nícolas Eugenio de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2023-06-28T15:28:15Z-
dc.date.available2023-06-28-
dc.date.available2023-06-28T15:28:15Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27271-
dc.description.abstractEvolution is recognized by the scientific community as an integrative theme in the teaching of science and biology, although this is not properly considered in the main official curriculum documents of Brazilian education. Because of this, effectively addressing it in the classroom requires the teacher's attention, so that its teaching does not become fragmented, contradicting its structural nature, or reduced to a mere opposition of ideas, such as Darwin vs Lamarck, for example. Due to its structural nature, evolution can be addressed in practically all contexts of science and biology education, with one of the main examples being the study of biodiversity. The main model for describing the relationship between evolution and diversity comes through Phylogenetic Systematics and its graphical representations, cladograms. However, the conventions used in the construction and interpretation of cladograms are abstract and require teachers' attention for proper teaching. Because of this, Phylogenetic Systematics is often considered a difficult subject by teachers and students in basic education. One possible way to overcome this is through the use of a greater variety of teaching resources, beyond the textbook, facilitating the teaching process and bringing students closer to the conventions involved in interpreting a cladogram. In this sense, the objective of this work was to gather didactic resources and strategies produced for the teaching of Phylogenetic Systematics in basic education. For this, a bibliographic research was conducted using the Google Scholar platform, employing a combination of seven search terms related to teaching proposals ("teaching", "teaching material", "didactics", "didactic", "activity", "playful" and "game-based") and four related to the theme ("phylogenetic systematics", "phylogeny", "phylogenetic" and "cladogram"). At the end of the reading and selection process, 14 studies containing a total of 25 didactic resources were used in the study. The majority of the resources involved the development or interpretation of cladograms, using textual-visual strategies, didactic models, and games. They were all categorized and described in order to simplify access and choice by teachers of the most suitable resources for their needs and pedagogical objectives, possibly stimulating a greater frequency of their use in classes, thus encouraging tree thinking in students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-06-28T15:28:15Z No. of bitstreams: 1 NEVS28062023 .pdf: 4733550 bytes, checksum: b659cf10f5452bb4bfce19096cddc6df (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-28T15:28:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NEVS28062023 .pdf: 4733550 bytes, checksum: b659cf10f5452bb4bfce19096cddc6df (MD5) Previous issue date: 2023-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.subjectCladogramaspt_BR
dc.subjectEstratégias didáticaspt_BR
dc.subjectPensamento filogenéticopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleRecursos didáticos para o ensino de Sistemática Filogenética na educação básica: uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Colavite, Alessandre Pereira-
dc.description.resumoA evolução é reconhecida pela comunidade científica como um tema integralizador no ensino de ciências e biologia, embora isso não seja devidamente considerado pelos principais documentos curriculares oficiais da educação brasileira. Por conta disso, trabalhá-lo adequadamente em sala de aula requer atenção do professor, para que seu ensino não se torne fragmentado, indo de encontro a sua natureza estrutural, ou seja reduzido a uma mera contraposição de ideias, como Darwin vs Lamarck, por exemplo. Devido a essa natureza estrutural, a evolução pode ser trabalhada em praticamente todos os contextos de ensino de ciências e biologia, um dos principais exemplos sendo no estudo da biodiversidade. O principal modelo de descrição da relação entre evolução e diversidade vem através da Sistemática Filogenética e suas representações gráficas, os cladogramas. No entanto, as convenções utilizadas na construção e interpretação dos cladogramas são abstratas e requerem atenção dos professores para seu ensino adequado. Por conta disso, a Sistemática Filogenética é frequentemente considerada um conteúdo difícil por docentes e discentes da educação básica. Uma possível forma de contornar isso é através da utilização de uma maior variedade de recursos didáticos, para além do livro didático, facilitando o processo de ensino e aproximando os estudantes das convenções envolvidas na interpretação de um cladograma. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi levantar recursos e estratégias didáticas produzidas para o ensino da Sistemática Filogenética na educação básica. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica utilizando a plataforma Google Acadêmico, empregando uma combinação de sete termos de busca relativos às propostas de ensino (“ensino”, “material didático”, “didática”, “didático”, “atividade”, “lúdica” e “lúdico”) e quatro relacionadas à temática (“sistemática filogenética”, “filogenia”, “filogenético” e “cladograma”). Ao final do processo de leitura e seleção, foram utilizados no estudo 14 trabalhos contendo, ao todo, 25 recursos didáticos. A maior parte dos recursos envolveram a elaboração ou interpretação de cladogramas, utilizando estratégias textuais-visuais, de modelo didático e jogos. Todos foram categorizados e descritos a fim de simplificar o acesso e escolha por parte dos professores dos recursos mais adequados às suas necessidades e objetivos pedagógicos, possivelmente estimulando uma maior frequência do seu uso nas aulas estimulando assim o pensamento filogenético nos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
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