Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27272
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLira, Vanessa Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-06-28T16:25:41Z-
dc.date.available2023-03-15-
dc.date.available2023-06-28T16:25:41Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27272-
dc.description.abstractThis is a dissertation that aims to understand the position of bedel at the Lyceo da Parahyba do Norte. To this end, our sources are the statutes of the school in the years 1837, 1846 and 1886, the Eighteenth-century legislation on public instruction and handwritten bureaucratic documents collected in the Historical Archive Waldemar Bispo Duarte - Funesc. The time frame chosen for this study is from 1836 to 1889, the initial mark being the year in which the position of bedel was created in the Parahyba secondary school and the final one the last mention of such occupation in the Paraiban press. We have worked on the organization of public education based on its employees and we understand that there was an organization in the disciplinary system of power in which the bedel was the protagonist about school discipline. We have seen the difference between position, function and subject. The position is the title of the job, the function the obligations to be fulfilled and the subjects were the people who made or did not make the rules be followed. We concluded that the position of bedel was intended to maintain order in the Lyceo. However, when we deal with the subjects we find distinctions of social places namely: Gervazio Victor da Natividade was a bedel, lieutenant and Pernambuco print journalist, Laurindo Peregrino Bandeira de Mello, bedel and elementary school teacher and Joaquim Pavão de Vasconcellos, bedel and ensign.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-06-28T16:25:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VanessaGonçalvesLira_Dissert.pdf: 858958 bytes, checksum: a0753d3b673fda6d6c6f5516292f5531 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-28T16:25:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VanessaGonçalvesLira_Dissert.pdf: 858958 bytes, checksum: a0753d3b673fda6d6c6f5516292f5531 (MD5) Previous issue date: 2022-12-15en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectInstrução públicapt_BR
dc.subjectBedel - Lyceu – Parahyba do Nortept_BR
dc.subjectEducation - Historypt_BR
dc.subjectPublic educationpt_BR
dc.title“O bedel do Lyceu desempenha bem o seu lugar” – um olhar sobre os bedéis da Parahyba do Norte (1836-1889)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Surya Aaronovich Pombo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9315918014562884pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3950199504192674pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um trabalho dissertativo que tem por objetivo compreender o cargo de bedel no Lyceo da Parahyba do Norte. Para tanto, nossas fontes são os estatutos do colégio nos anos de 1837, 1846 e 1886, as legislações Oitocentistas sobre instrução pública e documentos burocráticos manuscritos coletados no Arquivo Histórico Waldemar Bispo Duarte – Funesc. O recorte temporal escolhido para este estudo é de 1836 a 1889, sendo o marco inicial o ano no qual se criou o cargo de bedel no colégio de ensino secundário na Parahyba e final, a última menção a tal ocupação na imprensa paraibana. Trabalhamos a organização da instrução pública a partir dos seus empregados e entendemos que existiu uma organização no sistema disciplinar de poder da qual o bedel foi protagonista quanto ao tema disciplina escolar. Vimos a diferença entre cargo, função e sujeito. O cargo é o título do emprego; a função; as obrigações a serem cumpridas; e os sujeitos foram as pessoas que fizeram (ou não) as regras serem seguidas. Concluímos que o cargo de bedel foi pensado para manter a ordem no Lyceo. No entanto, quando tratamos dos sujeitos, encontramos distinções de lugares sociais, a saber: Gervazio Victor da Natividade foi bedel, tenente e jornalista de impresso pernambucano, Laurindo Peregrino Bandeira de Mello, bedel e professor de ensino primário, e Joaquim Pavão de Vasconcellos, bedel e alferes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VanessaGonçalvesLira_Dissert.pdf838,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons