Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrancisco, Danton Luís Pereira-
dc.date.accessioned2023-06-29T21:42:25Z-
dc.date.available2023-06-29-
dc.date.available2023-06-29T21:42:25Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27298-
dc.description.abstractThe purpose of Brazilian Basic Education, according to the National Education Guidelines and Bases Law (LDBEN) of 1996, is to develop students, ensure their common formation, and provide resources for their future progress. Science education, therefore, needs to be committed and problematizing, generating greater meaning for students and focusing on the ESTS approach (Science, Technology, Society, and Environment) can be the guiding path for this change. In this regard, the textbook plays an important role in this process, providing structured support for students and promoting understanding of science in social, technological, and environmental contexts. With this in mind, this work aims to critically and reflectively evaluate Science textbooks (6th to 9th grades) approved by PNLD 2020, regarding ESTS content. The methodology adopts a qualitative approach, using Bibliographic Research as a theoreticalmethodological assumption and Categorical Content Analysis as a technique. The results indicate that the association "Science precedes technology" is predominant in the analyzed materials, highlighting the importance of scientific knowledge in the creation of new technologies. Furthermore, a low frequency of the relationship where "Technology precedes Science" was observed. Regarding the relationship between "Science and Society," the most recurrent themes are health, nutrition, and urban problems, emphasizing the importance of considering social and economic aspects in understanding science. The relationship between "Science and Environment" in science textbooks indicates the growing importance of environmental issues, addressing topics such as pollution, preservation, and waste reuse. Environmental education plays a fundamental role in raising awareness about the importance of the environment and promoting sustainable practices. However, the approach to environmental education in textbooks is still limited, compromising students' education in this area. In conclusion, by analyzing the presence of the ESTS approach in textbooks, a higher recurrence of ESTS related themes and content was observed compared to previous years' works.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-06-29T21:42:25Z No. of bitstreams: 1 DLPF29062023 .pdf: 2410063 bytes, checksum: 75334281ff3cb6ade0cf3e8479a50e66 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-29T21:42:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DLPF29062023 .pdf: 2410063 bytes, checksum: 75334281ff3cb6ade0cf3e8479a50e66 (MD5) Previous issue date: 2023-06-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAbordagem CTSApt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleAbordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) nos livros didáticos de ciências (6º aos 9º anos) aprovados pelo PNLD 2020pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Abílio, Francisco José Pegado-
dc.description.resumoA finalidade da Educação Básica Brasileira, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases para Educação Nacional (LDBEN) de 1996, é desenvolver o educando, garantir sua formação comum e fornecer recursos para seu progresso futuro. O Ensino de Ciências, com isso, precisa ser comprometido e problematizador, gerando maior significado sobre aquilo trabalhado com o educando, e o enfoque sobre a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) pode ser o caminho norteador para que haja essa mudança. Para isso, o livro didático (LD) desempenha um papel importante nesse processo, fornecendo suporte estruturado para os estudantes e promovendo a compreensão da ciência no contexto social, tecnológico e ambiental. Sabendo disso, esse trabalho tem como objetivo geral avaliar de forma crítico-reflexiva os LD de Ciências (6º ao 9ºanos) aprovados pelo PNLD 2020, referente ao conteúdo CTSA. A metodologia possui uma Abordagem qualitativa, utilizando-se como pressupostos teóricometodológicos a Pesquisa Bibliográfica e como técnica a Análise de Conteúdo do tipo Categorial. Os resultados apontam que a associação "Ciência precede a tecnologia" é predominante nos materiais analisados, destacando a importância dos conhecimentos científicos na criação de novas tecnologias. Além disso, foi constatada a baixa frequência da relação em que a “Tecnologia precede a Ciência”. No que tange a relação entre “Ciência e Sociedade”, os temas mais recorrentes são saúde, alimentação e problemáticas urbanas, ressaltando a importância de considerar os aspectos sociais e econômicos na compreensão da Ciência. A relação entre “Ciência e Ambiente” nos livros didáticos de ciências naturais aponta a importância crescente da temática ambiental, abordando questões como poluição, preservação e reutilização de resíduos. A educação ambiental desempenha um papel fundamental ao conscientizar sobre a importância do meio ambiente e incentivar práticas sustentáveis. No entanto, a abordagem da educação ambiental nos livros ainda é limitada, comprometendo a formação dos alunos nessa área. Conclui-se, portanto, que ao analisar a presença da abordagem CTSA nos LD, foi observada uma maior recorrência de temas e conteúdos relacionados a abordagem CTSA em comparação com obras de anos anteriores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DLPF29062023 .pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.