Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27320Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Costa, Alejandro Soto da | - |
| dc.date.accessioned | 2023-07-04T12:34:12Z | - |
| dc.date.available | 2023-07-04T12:34:12Z | - |
| dc.date.issued | 2023-06-07 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27320 | - |
| dc.description.abstract | Good teaching practices are essential to promote an attractive and stimulating learning environment for students. This practice should involve a series of strategies and skills that aim to facilitate the teaching of students. For this, teachers must obtain constant improvement, since it is necessary to seek new teaching methods, always aiming to improve their skills and knowledge. In this sense, some characteristics stand out as essential for a quality teaching practice. Considering this context, this research aimed to highlight the positive learning practices used in the accounting sciences course at the Federal University of Paraíba campus João Pessoa. Through several studies related to this subject, 5 groups of characteristics considered as most relevant were predefined – (1) knowledge of the subject (2) lesson planning (3) teaching didactics (4) personal attributes and (5) others. Data collection took place through evaluations of professors, made by students, at each new beginning of a school term. The results indicate that the students highlight personal attributes and teaching didactics as the main positive characteristics, respectively. Knowledge of the subject and lesson planning were less cited, but considered important for students. These results indicate convergence between the practices highlighted in the literature and those highlighted by students in the assessments. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-07-04T12:34:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASC04072023.pdf: 508062 bytes, checksum: 514dcaca5a6c2ca5b96b5f80750e314a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-07-04T12:34:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASC04072023.pdf: 508062 bytes, checksum: 514dcaca5a6c2ca5b96b5f80750e314a (MD5) Previous issue date: 2023-06-07 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
| dc.subject | Prática docente | pt_BR |
| dc.title | Características de um bom professor do curso de Ciências Contábeis da UFPB. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Coelho, Christiano | - |
| dc.description.resumo | Boas práticas docentes são fundamentais para promover um ambiente de aprendizagem atrativo e estimulante para os alunos. Essa prática deve envolver uma série de estratégias e habilidades que tem por finalidade facilitar o ensino de discentes. Para isso, os docentes devem obter um constante aprimoramento, visto que, é necessário buscar novos métodos de ensino, visando sempre aprimorar suas capacitações e conhecimentos. Nesse sentido, algumas características se destacam como essenciais para uma prática docente de qualidade. Considerando esse contexto, essa pesquisa teve por objetivo destacar as práticas positivas de aprendizagem utilizadas no curso de ciências contábeis da Universidade Federal da Paraíba campus João Pessoa. Através de diversos estudos relacionados com esse assunto, foram predefinidos 5 grupos de características consideradas como mais relevantes – (1) conhecimento do assunto (2) planejamento de aula (3) didática de ensino (4) atributos pessoais e (5) outros. A coleta de dados ocorreu por meio das avaliações de docentes, feitas por alunos, a cada novo começo de um período letivo. Os resultados apontam que os alunos destacam como principais características positivas os atributos pessoais e a didática de ensino respectivamente. Já o conhecimento do assunto e o planejamento de aula foram menos citados, porém considerados importantes para os discentes. Esses resultados indicam convergência entre as práticas destacadas na literatura e as destacas pelos alunos nas avaliações. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ASC04072023.pdf | 496,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
