Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27327
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Glória Talita Machado dos-
dc.date.accessioned2023-07-04T13:13:58Z-
dc.date.available2023-07-04T13:13:58Z-
dc.date.issued2023-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27327-
dc.description.abstractProfessional Continued Education is the constant improvement of critical knowledge. The accounting professional must be engaged in it to stand out in the job market considering the changes in society and new technologies, in addition to making the latter an important ally. In the view of the foregoing, this study aims to highlight the continued education of professionals in the context of companies which provide accounting services in João Pessoa/Paraíba, analyzing the education and learning process in the context of such companies and also describing how continued education for accounting professionals happens in this environment. Therefore, as a methodology, a qualitative analysis of the phenomenological content semi-structured interviews that were carried out with accounting professionals who work in companies providing accounting services in the studied region was carried out. Along the exposition of the collected data, the volunteers' speeches on the subject were presented, which ended up going against studies used as a basis and orientation for this research, for it was perceived that continued education within the work environment is still incipient. Professionals carry out their updates due to work demands. It was concluded that, when reaching the objectives, the professionals in the area have as a teaching-learning process information exchange with teammates and that their updates are given by demands of the organization in which they are working for.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-07-04T13:13:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GTMR04072023.pdf: 846713 bytes, checksum: 2860415577b471cf4e28d8fd8e4851d3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-04T13:13:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GTMR04072023.pdf: 846713 bytes, checksum: 2860415577b471cf4e28d8fd8e4851d3 (MD5) Previous issue date: 2023-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectFerramentas Tecnológicaspt_BR
dc.titleEducação continuada: um estudo com profissionais contábeis na cidade de João Pessoa.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Christiano-
dc.description.resumoA Educação Continuada Profissional é o aperfeiçoamento constante do conhecimento crítico. O profissional contábil deve se engajar nela para se destacar no mercado de trabalho com as mudanças na sociedade e novas tecnologias, além de fazer desta última uma importante aliada. Perante o exposto, este estudo tem por objetivo evidenciar a educação continuada de profissionais no contexto de empresas prestadoras de serviços contábeis em João Pessoa/Paraíba, analisando o processo de educação e aprendizagem no contexto de empresas prestadoras de serviços contábeis e descrevendo as maneiras que ocorrem a educação continuada por parte dos profissionais contábeis. Para tanto, como metodologia, foi realizado uma análise qualitativa do conteúdo fenomenológico das entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais contábeis que atuam em empresas prestadores de serviços contábeis da região aplicada. Na apresentação dos dados coletados, foi exposto falas dos voluntários quanto ao tema, o que acabou indo de encontro com estudos utilizados como base e orientação para essa pesquisa, com isso foi percebido que a educação continuada dentro do ambiente de trabalho ainda é de forma incipiente e os profissionais realizam suas atualizações devido as demandas de trabalho. Concluiu se, ao atingir os objetivos, os profissionais da área têm como processo de ensino aprendizagem através de repasse por colegas de equipe e que suas atualizações se dão por demanda da organização na qual onde estão ingressados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GTMR04072023.pdf826,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons