Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Danilo Marcos dos-
dc.date.accessioned2023-07-05T11:06:07Z-
dc.date.available2023-06-28-
dc.date.available2023-07-05T11:06:07Z-
dc.date.issued2023-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27360-
dc.description.abstractThe origin of life and biological evolution are central topics in biology. Teaching and understanding these topics are fundamental to comprehending events in the natural sciences and other fields of knowledge. Therefore, the BNCC (National Curricular Common Base) suggests that these topics should be approached in an interdisciplinary manner. This research aimed to analyze the perspectives of teachers from two high schools in the city of Alagoa Nova PB regarding biological evolution and the origin of life, reflecting on the experiences reported by these teachers, both personally and in the classroom. To achieve this, a semi-structured questionnaire with objective and subjective questions was utilized. Subsequently, the methodology proposed by Bardin was applied, enabling the grouping and categorization of the obtained answers. The results indicated that despite the origin of life and biological evolution being central topics in biology and other fields of knowledge, a larger proportion of teachers claim to be unfamiliar with Charles Darwin's theory of evolution. Among the teacherssurveyed, those with over 10 years of classroom experience are more likely to believe in it. Additionally, over half of the teachers believe that the origin of life is of divine nature, but they also perceive that science and religion can coexist as parallel subjects. Despite the central role of evolutionary biology, many teachers resort to their religious teachings to explain phenomena or formulate their own explanations by combining scientific and religious perspectives. This research highlights that, although teachers may uphold the scientific view as an explanation for natural phenomena, their religious beliefs can sometimes interfere with their responses and this is a matter of concern, as a significant portion of teachers tend to create their own theories to explain scientific facts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2023-07-05T11:06:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DMS05072023 - MB282.pdf: 1084806 bytes, checksum: ee442d6c4c92b734ff6d1aaad321a3f8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-05T11:06:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DMS05072023 - MB282.pdf: 1084806 bytes, checksum: ee442d6c4c92b734ff6d1aaad321a3f8 (MD5) Previous issue date: 2023-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEvolução biológicapt_BR
dc.subjectOrigem da vidapt_BR
dc.subjectConcepções de professorespt_BR
dc.titlePercepções e vivências sobre origem da vida e biologia evolutiva de docentes de escolas públicas do ensino médio de Alagoa Nova-PB, Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, David Holanda de-
dc.description.resumoA origem da vida e a evolução biológica são temas centrais na biologia, seu ensino e o seu entendimento são fundamentais para a compreensão de acontecimentos das ciências da natureza e de outras áreas do conhecimento, por isso a BNCC sugere que esses temas sejam trabalhados de forma interdisciplinar. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou analisar as concepções de professores das duas escolas de ensino médio do munícipio de Alagoa Nova-PB sobre evolução biológica e origem da vida, e realizar reflexões acerca das vivências por eles relatadas, seja de forma pessoal ou em sala de aula. Para isso, foi aplicado um questionário semiestruturado com questões objetivas e subjetivas e, posteriormente, utilizou a metodologia proposta por Bardin, da qual permitiu agrupar e categorizar as respostas obtidas. Diante dos resultados percebe-se que mesmo a origem da vida e a evolução biológica sendo temas centrais na biologia e outras áreas do conhecimento, uma parcela alta de professores diz não conhecer a teoria da evolução de Charles Darwin, os docentes com mais de 10 anos de sala de aula são os que mais acreditam e mais da metade deles acreditam que a origem da vida é de cunho divino, porém acreditam que ciência e religião são temas que podem ser trabalhados de forma paralela. Apesar do papel central da Biologia evolutiva, muitos professores utilizam de seus preceitos religiosos para explicar fenômenos ou criam uma explicação própria fazendo junção do que diz a ciência e do que diz a religião. A partir do trabalho, percebe-se que por mais que acreditem na visão científica como explicação de fenômenos naturais, em alguns temas os seus preceitos religiosos podem interferir nas suas respostas e isso é algo preocupante, uma vez que maioria está criando teorias próprias para explicar fatos científicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DMS05072023 - MB282.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons