Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSampaio, Jéssica Dayanna Bezerra-
dc.date.accessioned2023-07-11T14:26:50Z-
dc.date.available2023-01-24-
dc.date.available2023-07-11T14:26:50Z-
dc.date.issued2022-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27450-
dc.description.abstractCollective gymnastics is an activity that is widely present in the Physical Education professional market, becoming an important field of work that, in turn, needs to be applied and offered with quality and constant theoretical-scientific updating to become a service provided. practitioners that truly provide them with health, safety and adequate results. This research is justified by the opportunity to present a scope review for students and teachers in the area, being a bibliographic study of a descriptive nature, to investigate the production of scientific knowledge on gymnastics thematic, which analyzed articles published between the years of 2011 to 2021 obtained from the CAPES Portal with the search argument ("group workout" OR "fitness workout" OR gymnastics) AND (zumba OR fitdance OR "jump training" OR "aerobic gymnastics" OR "aerobic dance" OR "localized gymnastics" OR "step training" OR ritbox). After reading 58 publications with greater emphasis on the study of physiological aspects and with a greater number of samples with women, it is concluded that many themes are inseparable in their transversal contents, even if scientific production imposes the need to elect main investigation contents. The possibilities of producing and disseminating scientific knowledge are still quite restricted, compared to thematic areas such as exercise physiology or physical training, typical of Physical Education, which have generated interest since the beginning of its history, but still have enormous possibilities for expansion.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by maria dalvanir lima (dalvanir07@gmail.com) on 2023-07-11T14:26:50Z No. of bitstreams: 1 JDBS24012023.pdf: 1269086 bytes, checksum: a9de7b87824a65d137773186d2b01ca9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-11T14:26:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JDBS24012023.pdf: 1269086 bytes, checksum: a9de7b87824a65d137773186d2b01ca9 (MD5) Previous issue date: 2022-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGinástica Coletiva.pt_BR
dc.subjectTreinamento. .pt_BR
dc.subjectGinástica de Acadêmica.pt_BR
dc.titleProdução acadêmica sobre ginástica coletiva : mapa científico da década 2011 2021pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Marcelle de Oliveira-
dc.description.resumoA ginástica coletiva é uma atividade amplamente presente no mercado do profissional de Educação Física configurando-se como importante campo de trabalho que, por sua vez, precisa ser aplicado e ofertado com qualidade e constante atualização teórico-científica para efetivar-se como um serviço prestado aos praticantes que lhes proporcione verdadeiramente saúde, segurança e resultados adequados. A presente pesquisa justifica-se pela oportunidade de apresentar uma revisão de escopo para estudantes e professores da área, sendo estudo bibliográfico de caráter descritivo, para investigar a produção do conhecimento científico na temática ginástica de academia, a qual analisou artigos publicados entre os anos de 2011 a 2021 obtidos no Portal CAPES com o argumento de busca ("group workout" OR "fitness workout" OR gymnastics) AND (zumba OR fitdance OR "jump training" OR "ginástica aeróbica" OR "aerobic dance" OR "ginástica localizada" OR "step training" OR ritbox). Após leitura de 58 publicações com maior ênfase no estudo dos aspectos fisiológicos e com maior número de amostras com mulheres, conclui-se que muitos temas são indissociáveis em seus conteúdos transversais, mesmo que a produção científica imponha a necessidade de eleger conteúdos principais de investigação. As possibilidades de produção e veiculação de conhecimento científico são ainda bastante restritas, se comparada as áreas temáticas tais como fisiologia do exercício ou treinamento físico, típicas da Educação Física, que geram interesse desde o início de sua história, porém tem ainda enorme possibilidade de ampliação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: Ciências de Saúde: Bacharelado em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JDBS24012023.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.