Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27451
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Pedro Ramon Batista da-
dc.date.accessioned2023-07-11T15:08:34Z-
dc.date.available2023-07-10-
dc.date.available2023-07-11T15:08:34Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27451-
dc.description.abstractAtomic structure is a content of the curriculum in sciences in high school and is also considered as a key theme with high difficult to assimilation because it involves domains in the physic and mathematic fields and a high abstraction. In this work, the teaching of atomic structure was analyzed from the perspective of public school teachers and also some teaching proposals were suggested, with the aim of contributing to overcoming obstacles and difficulties in the teaching atomic structure. The study was characterized by a diagnosis in the National Secondary School Examination (ENEM) of subjects inherent to the Curriculum Matrix, application of a semi-structured interview in google forms applied to five public school teachers and proposals for audiovisual activities to be applied in chemistry classes. The use of simulations was chosen because it allows a better approximation with the ideas of atomic models by allowing the student to make hypotheses and quesiotns, moving towards the construction of scientific knowledge. Based on the data collected in the interview applied to the teachers, there are numerous educational barriers as lack of continuing education of the teachers school infrastructure, as well as prior knowledge of the students on the subject. In summary, proposals in this work can contribute to the Chemistry teaching, by suggesting some virtual and computational tools for use in classes that facilitate the understanding of the atomic structure.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-07-11T15:08:34Z No. of bitstreams: 1 PRBS10072023 .pdf: 2186962 bytes, checksum: 49b2f8e55e350f995e8564ac7a6fe4af (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-11T15:08:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRBS10072023 .pdf: 2186962 bytes, checksum: 49b2f8e55e350f995e8564ac7a6fe4af (MD5) Previous issue date: 2023-07-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEstrutura atômicapt_BR
dc.subjectPropostas de atividades em aulas de químicapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleRefletindo o ensino de estrutura atômica em aulas de química no ensino médio: a visão docente e propostas de atividadespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Maria Gardênnia da-
dc.description.resumoA estrutura do átomo é um dos conteúdos que fazem parte da composição curricular na área de ciência exatas no ensino médio e é considerado um tema chave e de difícil assimilação por envolver domínios no campo da física e da matemática e alto nível de abstração. Neste trabalho, o ensino da estrutura atômica foi analisado sob a ótica dos docentes da rede pública estadual e também algumas propostas de ensino foram sugeridas, com o objetivo de contribuir para superação dos entraves e dificuldades para o ensino da estrutura atômica. O estudo se caracterizou uma diagnose no exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos assuntos inerentes a Matriz Curricular, aplicação de entrevista semiestrutura em google forms aplicada à cinco professores da rede pública de ensino e propostas de atividades audiovisuais a serem aplicadas nas aulas de química. O uso das simulações foi escolhido porque permite uma maior aproximação com a realidade abstrata dos modelos atômicos, onde o discente pode fazer hipóteses e questionamentos, caminhando rumo a construção do pensamento científico. Com base nos dados coletados nos questionários aplicados aos professores, é possível perceber que há inúmeros entraves educacionais que vão desde à falta da formação continuada dos professores e de infraestrutura das escolas, quanto formativa dos discentes no que se refere ao conhecimento prévios referente ao tema. Conclui-se que as propostas sequenciadas nesse trabalho possam contribuir para um ensino de Química, pela sugestão de algumas ferramentas virtuais e computacionais para utilização em sequências-didáticas que facilitem o entendimento da estrutura atômica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRBS10072023 .pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.