Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27476
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Maysa Carvalho de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-13T19:11:52Z | - |
dc.date.available | 2023-01-20 | - |
dc.date.available | 2023-07-13T19:11:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27476 | - |
dc.description.abstract | The present research investigates the labor of women from Paraíba in the production of handmade masks during the Covid-19 pandemic in Brazil. With the advancement of the pandemic throughout the territory and the Federal Government's omission in the face of care policies, the phenomenon of the production of masks has spread to the point of becoming one of the symbolic elements of this new contextual singularity as an artifact that seeks to reduce the contamination risks. Needlework has historically been assimilated to a craft characteristic of women, in which sewing is presented as an element of social reproduction and also a potential income generator. From this, the research aims to discuss how needlework related to the sewing of handmade masks can be thought, meanings and resignifications considering the pandemic context from the markers of gender, class, race and generation. The research methodology was qualitative, based on semi-structured interviews carried out with women producers of fabric masks living in João Pessoa and metropolitan cities, and in the hybrid modality, with the interviews carried out online or in person based on the demands of the interlocutors, social isolation needs and ethical biosecurity measures. In the pandemic context, the intersection of working at home with homework not only points to issues related to the precariousness and flexibility of women's time and labor, but also crosses the various types of work with the illness of bodies. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2023-07-13T19:11:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MaysaCarvalhoDeSouza_Dissert.pdf: 15561827 bytes, checksum: 2bea64a0d7cc680f105a252be0e0773c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-07-13T19:11:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MaysaCarvalhoDeSouza_Dissert.pdf: 15561827 bytes, checksum: 2bea64a0d7cc680f105a252be0e0773c (MD5) Previous issue date: 2022-01-11 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Trabalho de mulheres - Covid 19 | pt_BR |
dc.subject | Máscaras artesanais - Covid 19 | pt_BR |
dc.subject | Mulheres produtoras - Máscaras de tecido | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Cuidado | pt_BR |
dc.subject | Handmade masks | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject | Labor | pt_BR |
dc.subject | Care | pt_BR |
dc.title | Trabalhos de agulha e a pandemia da Covid-19 no Brasil: mulheres na produção de máscaras artesanais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gutierrez, Mónica Lourdes Franch | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3848871240061464 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1775961922377349 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa investiga o trabalho de mulheres paraibanas na produção de máscaras artesanais durante a pandemia da Covid-19 no Brasil. Com o avanço da pandemia em todo o território e a omissão do Governo Federal frente a políticas de cuidado, o fenômeno da produção de máscaras se difundiu a ponto de tornar-se um dos elementos símbolos dessa nova singularidade contextual enquanto um artefato que busca diminuir os riscos de contaminação. Os trabalhos de agulha historicamente foram assimilados a um ofício característico das mulheres, no qual a costura se apresenta enquanto um elemento de reprodução social e também um potencial gerador de renda. A partir disso, a pesquisa tem por objetivo discutir como os trabalhos de agulha relacionados à costura das máscaras artesanais podem ser pensados, significados e ressignificados considerando o contexto pandêmico a partir dos marcadores de gênero, classe, raça e geração. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, com base em entrevistas semi-estruturadas realizadas com mulheres produtoras de máscaras de tecido moradoras em João Pessoa e cidades metropolitanas, e na modalidade híbrida, sendo as entrevistas realizadas de modo online ou presencial a partir das demandas das interlocutoras, das necessidades de isolamento social e medidas éticas de biossegurança. No contexto pandêmico, o cruzamento do trabalho em casa com os trabalhos de casa não apenas aponta questões vinculadas à precarização e flexibilização do tempo e do trabalho das mulheres, mas cruza os variados tipos de trabalho ao adoecimento dos corpos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MaysaCarvalhoDeSouza_Dissert.pdf | 15,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons