Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27552
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGabi, Wuilians Jonys Tavares-
dc.date.accessioned2023-07-26T18:18:48Z-
dc.date.available2023-03-04-
dc.date.available2023-07-26T18:18:48Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27552-
dc.description.abstractThe present research aimed to present the virtual tool vocaroo as a pedagogical support for the teaching of Portuguese Language in oral modality, in the elementary school. First, we address the manifestation of orality in the field of linguistics and according to official documents, based on Carvalho and Ferrarezi Junior (2017), Marcuschi (2001), Marcuschi (2010), Heine (2012), Flannery (2015), Lessa and Rodrigues (2010), Schneuwly (2004), PCN (1997) and BNCC (2017). Then, we also reflect on Digital Literacy based on Street (2004), Rojo and Moura (2019), Soares (2002) and Kleiman (1995) and on the role of the school in this context according to Moran (2013) and Coscarelli (2016). We bring the Virtual Tools not Exclusive to Learning - FVNexA (MATOS, 2020). In this sense, the virtual tool vocaroo is observed, within its possibilities, as ItemNet (MATOS, 2020) susceptible to the intervention of the agent (teacher). As for the methodology, the research involved the development and application of a didactic sequence based on Dolz Noverraz e Schneully 's (2004) model using the vocaroo tool for teaching Portuguese to 7th grade students in a public school. The results show that the vocaroo tool is an excellent support for teaching the linguistic content "punctuation", besides providing the students' digital literacy. We also concluded that the vocaroo tool was able to transform itself into a FVNexA, through the performance of the teaching agent.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2023-07-26T18:18:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WuiliansJonysTavaresGabi_Dissert.pdf: 886595 bytes, checksum: 65ecdbe9319147629fa7c9c07bae74da (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-26T18:18:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WuiliansJonysTavaresGabi_Dissert.pdf: 886595 bytes, checksum: 65ecdbe9319147629fa7c9c07bae74da (MD5) Previous issue date: 2022-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectOralidade - Linguísticapt_BR
dc.subjectOralidade - Documentos oficiaispt_BR
dc.subjectGêneros oraispt_BR
dc.subjectFVNexApt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectVocaroopt_BR
dc.subjectOral genrespt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.titleA ferramenta virtual Vocaroo como recurso pedagógico no ensino de língua portuguesa na modalidade oralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Denilson Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0733526938088480pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5626605993365180pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo apresentar a ferramenta vocaroo como suporte pedagógico para o ensino de Língua Portuguesa na modalidade oral, na esfera do ensino básico. Primeiramente, abordamos a manifestação da oralidade no campo da linguística e segundo os documentos oficiais, com base em Carvalho e Ferrarezi Júnior (2017), Marcuschi (2001), Marcuschi (2010), Heine (2012), Flannery (2015), Lessa e Rodrigues (2010), Schneuwly (2004), PCN (1997) e BNCC (2017). Em seguida, refletimos também sobre o Letramento Digital com base em Street (2004), Rojo e Moura (2019), Soares (2002) e Kleiman (1995) e sobre o papel da escola nesse contexto segundo Moran (2013) e Coscarelli (2016). Trazemos as Ferramentas Virtuais não Exclusivas à Aprendizagem – FVNexA (MATOS, 2020). Nesse sentido, a ferramenta virtual vocaroo é observada, dentro das suas possibilidades, enquanto ItemNet (MATOS, 2020) suscetível à intervenção do agente (docente). Quanto à metodologia, a pesquisa envolveu o desenvolvimento e a aplicação de uma sequência didática com base no modelo de Dolz, Noverraz e Schneully (2004) com o uso da ferramenta vocaroo destinada ao ensino de Língua Portuguesa para alunos do 7° ano de uma escola pública. Os resultados mostram que a ferramenta vocaroo é um excelente suporte para o ensino do conteúdo linguístico “pontuação”, além de proporcionar o letramento digital dos alunos. Também concluímos que a ferramenta vocaroo foi capaz de transformar-se em uma FVNexA, através da atuação do agente docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WuiliansJonysTavaresGabi_Dissert.pdf865,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons