Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27552
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gabi, Wuilians Jonys Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-26T18:18:48Z | - |
dc.date.available | 2023-03-04 | - |
dc.date.available | 2023-07-26T18:18:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27552 | - |
dc.description.abstract | The present research aimed to present the virtual tool vocaroo as a pedagogical support for the teaching of Portuguese Language in oral modality, in the elementary school. First, we address the manifestation of orality in the field of linguistics and according to official documents, based on Carvalho and Ferrarezi Junior (2017), Marcuschi (2001), Marcuschi (2010), Heine (2012), Flannery (2015), Lessa and Rodrigues (2010), Schneuwly (2004), PCN (1997) and BNCC (2017). Then, we also reflect on Digital Literacy based on Street (2004), Rojo and Moura (2019), Soares (2002) and Kleiman (1995) and on the role of the school in this context according to Moran (2013) and Coscarelli (2016). We bring the Virtual Tools not Exclusive to Learning - FVNexA (MATOS, 2020). In this sense, the virtual tool vocaroo is observed, within its possibilities, as ItemNet (MATOS, 2020) susceptible to the intervention of the agent (teacher). As for the methodology, the research involved the development and application of a didactic sequence based on Dolz Noverraz e Schneully 's (2004) model using the vocaroo tool for teaching Portuguese to 7th grade students in a public school. The results show that the vocaroo tool is an excellent support for teaching the linguistic content "punctuation", besides providing the students' digital literacy. We also concluded that the vocaroo tool was able to transform itself into a FVNexA, through the performance of the teaching agent. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2023-07-26T18:18:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WuiliansJonysTavaresGabi_Dissert.pdf: 886595 bytes, checksum: 65ecdbe9319147629fa7c9c07bae74da (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-07-26T18:18:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WuiliansJonysTavaresGabi_Dissert.pdf: 886595 bytes, checksum: 65ecdbe9319147629fa7c9c07bae74da (MD5) Previous issue date: 2022-12-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Oralidade - Linguística | pt_BR |
dc.subject | Oralidade - Documentos oficiais | pt_BR |
dc.subject | Gêneros orais | pt_BR |
dc.subject | FVNexA | pt_BR |
dc.subject | TDIC | pt_BR |
dc.subject | Vocaroo | pt_BR |
dc.subject | Oral genres | pt_BR |
dc.subject | Digital literacy | pt_BR |
dc.title | A ferramenta virtual Vocaroo como recurso pedagógico no ensino de língua portuguesa na modalidade oral | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Matos, Denilson Pereira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0733526938088480 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5626605993365180 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve por objetivo apresentar a ferramenta vocaroo como suporte pedagógico para o ensino de Língua Portuguesa na modalidade oral, na esfera do ensino básico. Primeiramente, abordamos a manifestação da oralidade no campo da linguística e segundo os documentos oficiais, com base em Carvalho e Ferrarezi Júnior (2017), Marcuschi (2001), Marcuschi (2010), Heine (2012), Flannery (2015), Lessa e Rodrigues (2010), Schneuwly (2004), PCN (1997) e BNCC (2017). Em seguida, refletimos também sobre o Letramento Digital com base em Street (2004), Rojo e Moura (2019), Soares (2002) e Kleiman (1995) e sobre o papel da escola nesse contexto segundo Moran (2013) e Coscarelli (2016). Trazemos as Ferramentas Virtuais não Exclusivas à Aprendizagem – FVNexA (MATOS, 2020). Nesse sentido, a ferramenta virtual vocaroo é observada, dentro das suas possibilidades, enquanto ItemNet (MATOS, 2020) suscetível à intervenção do agente (docente). Quanto à metodologia, a pesquisa envolveu o desenvolvimento e a aplicação de uma sequência didática com base no modelo de Dolz, Noverraz e Schneully (2004) com o uso da ferramenta vocaroo destinada ao ensino de Língua Portuguesa para alunos do 7° ano de uma escola pública. Os resultados mostram que a ferramenta vocaroo é um excelente suporte para o ensino do conteúdo linguístico “pontuação”, além de proporcionar o letramento digital dos alunos. Também concluímos que a ferramenta vocaroo foi capaz de transformar-se em uma FVNexA, através da atuação do agente docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Linguística e ensino | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Linguística | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WuiliansJonysTavaresGabi_Dissert.pdf | 865,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons