Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Aline Cavalcante e-
dc.date.accessioned2023-07-31T18:44:26Z-
dc.date.available2023-07-31T18:44:26Z-
dc.date.issued2023-06-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27572-
dc.description.abstracthe consequences caused by the Covid-19 pandemic have been imposing changes in the population's routine since March 2020, further aggravating the problems that already exist in the country. The education sector was severely impacted, as the traditional face-to-face teaching model was quickly and unplanned replaced by the remote emergency teaching model. In view of the above, the present article has the general objective of analyzing the impacts of covid-19 on the management of education in Paraíba, based on a case study carried out in two schools: the Escola Cidadã Integral Estado de Ensino Fundamental e Médio (ECI EEFM ) Lieutenant Lucena, located in the city of João Pessoa - PB and the Municipal School of Early Childhood and Elementary Education (EMEIF) Maria Viegas de Paiva, located in Caldas Brandão - PB, in the interior of Paraíba. Therefore, the research is composed from a quali-quantitative approach, with a bibliographical study from a literature review and the application of questionnaires. The results found in the research, in general, point to a lack of adequate planning before starting the remote/online classes process; worsening of the family socioeconomic situation of part of the students; lack of technological equipment onthepartofstudents;gapin theteaching-learning process, among others, with an indication of the proposition of public policies in this sector and expansion of research on the impacts on the post-pandemic learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-07-31T18:44:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACS31072023.pdf: 821243 bytes, checksum: 417551bfaa8edff4dcbca510ec29652d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-31T18:44:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACS31072023.pdf: 821243 bytes, checksum: 417551bfaa8edff4dcbca510ec29652d (MD5) Previous issue date: 2023-06-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectSetor educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagrmpt_BR
dc.subjectPandemia Covid-19pt_BR
dc.titleImpactos da Covid-19 na gestão da educação na Paraíba: um estudo de casos em escolas públicaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Carla Calixto da-
dc.description.resumoAs consequências causadas pela pandemia da Covid-19 vem desde março de 2020 impondo mudanças na rotina da população, agravando ainda mais os problemas já existentes no país. O setor educacional foi duramente impactado, dado que o modelo tradicional de ensino presencial, foi substituído rapidamente e sem planejamento para o modelo de ensino emergencial remoto. Diante do exposto, o presente artigo tem como objetivo geral analisar os impactos da covid-19 na gestão da educação na Paraíba, a partir de um estudo de caso realizado em duas escolas: a Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio (ECI EEFM) Tenente Lucena, localizada na cidade de João Pessoa – PB e a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Maria Viegas de Paiva, localizada em Caldas Brandão – PB, interior da Paraíba. Para tanto, a pesquisa compõe-se a partir de uma abordagem quali-quantitativa, com estudo bibliográfico a partir de uma revisão da literatura e a aplicação de questionários. Os resultados encontrados na pesquisa, de maneira geral, apontam para uma falta de planejamento adequado antes do início do processo de aulas remotas/online; agravamento da situação socioeconômica familiar de parte dos discentes; falta de equipamentos tecnológicos por parte dos discentes; defasagem no processo de ensino-aprendizagem, entre outros, com indicação da proposição de políticas públicas nesse setor e ampliação de pesquisas dos impactos no processo de aprendizagem pós-pandemia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Tecnologia em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACS31072023.pdf802 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons