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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27575
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRufino, Leticia Victor Silva-
dc.date.accessioned2023-07-31T19:09:42Z-
dc.date.available2023-07-31T19:09:42Z-
dc.date.issued2023-05-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27575-
dc.description.abstractThe implementation of an information technology system is, currently, one of the most important inclusions and adaptations in a company or public organization, due to the need that they and their sectors have to update themselves in the new versions and ways of working and, thus, continue to deliver their services efficiently. In a purchasing sector it is no different, because the more effective an organization is in managing its resources, the better it is to maximize its results, especially in the public sector, which always seeks to seek and balance efficiency and equity. This is the case, for example, of CAGEPA, the company responsible for bringing water and basic sanitation to the population of Paraíba. At CAGEPA, this intercession between IT and procurement processes brings benefits such as assertiveness, minimization of possible errors, time optimization and efficiency in the delivery of materials, goods, services and engineering services. In order to improve its delivery, a system called PBdoc was implemented in 2020, responsible for creating processes, including official documents and processing. Thus, with the main objective of demonstrating the need for the public service to update itself regarding information technologies the present work carried out a case study seeking to analyze, from the point of view of the servers that work in the supply sector, the changes after the PBdoc. To this end, an online questionnaire was applied, verifying that, in fact, there were improvements in the procedures to finalize the requested purchases, generating in the delivery of the sector, being necessary, however, more improvements so that the results evolve each time. more and more.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-07-31T19:09:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LVSR31072023.pdf: 729958 bytes, checksum: 275f7ed922b3d6cd8497fe62eac032fb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-31T19:09:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LVSR31072023.pdf: 729958 bytes, checksum: 275f7ed922b3d6cd8497fe62eac032fb (MD5) Previous issue date: 2023-05-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompras públicaspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectSistema de TIpt_BR
dc.titlePercepção dos usuários sobre a implementação de um sistema de TI: aplicação no Setor de Suprimentos da CAGEPA-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Tatiane Tenório da Gama Leite-
dc.description.resumoA implementação de sistema da tecnologia da informação é, atualmente, uma das inclusões e adaptações mais importantes em uma empresa ou organização pública, devido a necessidade que as mesmas e seus setores possuem de se atualizarem nas novas versões e formas de trabalho e, assim, continuarem entregando seus serviços eficientemente. Em um setor de compras não é diferente, pois quanto mais eficaz uma organização for na gestão dos seus recursos, melhor para maximizar seus resultados, principalmente no setor público, que visa sempre a busca e equilíbrio pela eficiência e equidade. Este é o caso, por exemplo, da CAGEPA, companhia responsável por levar água e saneamento básico para a população paraibana. Na CAGEPA, esta intercessão entre a TI e os processos de compras traz benefícios como, assertividade, minimização de possíveis erros, otimização de tempo e eficácia na entrega dos materiais, bens, serviços e serviços de engenharia. Para melhorar sua entrega, foi implantado, no ano de 2020 um sistema, chamado PBdoc, responsável pela criação de processos, inclusão de documentos oficiais e tramitação. Assim, com o objetivo principal de demostrar a necessidade do serviço público em se atualizar referente às tecnologias da informação, o presente trabalho executou um estudo de caso buscando analisar, do ponto de vista dos servidores que atuam no setor de suprimentos, as melhorias com o uso do PBdoc. Para tal, usou-se um questionário aplicado de forma online, verificando-se que, de fato, ocorreram melhoras nos procedimentos para finalizar as compras solicitadas, gerando na entrega do setor, sendo necessário, porém, mais aprimorações para que os resultados evoluam cada vez mais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Bacharelado em Gestão Pública

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