Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27605
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Batista, Davi Henrique Soares | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T16:49:24Z | - |
dc.date.available | 2023-06-15 | - |
dc.date.available | 2023-08-07T16:49:24Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27605 | - |
dc.description.abstract | This paper presents an exploratory qualitative research, with the objective of identifying the main challenges of including blind people in the work environment through communication in the digital space. Thus, it starts from the assumption that the simple creation of affirmative vacancies in organizations does not constitute an effective inclusion of this public, but requires a cultural and structural adaptation, which aims to incorporate the blind person completely into the workspace, allowing them autonomy. A survey was then developed with blind employees of the Federal University of Paraíba, through semi-structured interviews. The analysis of the data obtained evidenced the lack of actions that aim to contribute to the readjustment of the workspace and provide autonomy to the blind servants. The following were identified: the unavailability of robust Assistive Technologies for employees; lack of technical support; and lack of accessibility on the institution's own platforms. Such barriers impede the autonomy of servers, making them dependent on third parties to carry out simple activities. Thus, we understand that accessible communication plays an important role in changing this reality, since they have the potential for mediation and dialogue, contributing to the improvement of spaces and effective inclusion. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-07T16:49:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DHSB15062023.pdf: 351742 bytes, checksum: b2ee4689f260b0a12c0aea9015f2eb96 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-07T16:49:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DHSB15062023.pdf: 351742 bytes, checksum: b2ee4689f260b0a12c0aea9015f2eb96 (MD5) Previous issue date: 2023-05-31 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Relações Públicas | pt_BR |
dc.subject | Comunicação digital | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual - Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de trabalho - Tecnologias asssitivas | pt_BR |
dc.title | A comunicação digital e os desafios para a inclusão de pessoas cegas no ambiente de trabalho. | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital communication and the challenges for the inclusion of blind people in the workplace. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brasileiro, Fellipe Sá | - |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa de nível exploratório, com o objetivo de identificar os principais desafios da inclusão de pessoas cegas no ambiente de trabalho através da comunicação no espaço digital. Assim, parte do pressuposto de que a simples criação de vagas afirmativas nas organizações não constitui uma inclusão efetiva desse público, mas necessita de uma adequação cultural e estrutural, que vise incorporar a pessoa cega completamente ao espaço de trabalho, lhe possibilitando autonomia. Foi, então, desenvolvida uma pesquisa com funcionários cegos da Universidade Federal da Paraíba, por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados obtidos evidenciou a falta de ações que visem contribuir para readequação do espaço de trabalho e proporcionar autonomia aos servidores cegos. Foram identificadas: a indisponibilidade de Tecnologias Assistivas robustas para os funcionários; ausência de suporte técnico; e falta de acessibilidade nas plataformas próprias da instituição. Tais barreiras impedem a autonomia dos servidores, tornando-os dependentes de terceiros para a realização de atividades simples. Assim, compreendemos que a comunicação acessível tem papel importante para a modificação dessa realidade, uma vez que tem potencial de mediação e diálogo, contribuindo para a melhoria dos espaços e uma inclusão efetiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | ALSALEM, Majed A. Redefining Literacy: The Realities of Digital Literacy for Students with Disabilities in K-12. Journal of Education and Practice, [S. l], v.7, p.205-2015, 2016. ANDRES, Fernanda Sagrilo. Relações públicas inclusivas: a diversidade na Comunicação. Disciplinarum Scientia, Santa Maria, v. 22, n. 2, p. 95-107, 2021. DOI 10.37780/ch.v22i2.3967. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3967. Acesso em: 26 abr. 2023. BRASIL. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm. Acesso em: 3 maio 2023. BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 3 maio 2023. BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva. Brasília: 2009. 138 p. Disponível em: http://www.galvaofilho.net/livro-tecnologia-assistiva_CAT.pdf. Acesso em: 5 maio 2023. BUCHAIM, Ana et al. Investimos em Diversidade, Equidade e Inclusão: Guia de boas práticas. [S. l.: s. n.], 2023. Disponível em: https://www.b3.com.br/data/files/0B/96/54/32/3CDD781064456178AC094EA8/Guia%20Boa s%20Praticas%20em%20DE_I%20B3%20iO%20_1_.pdf. Acesso em: 3 maio 2023. BUCKINGHAM, David. Defining digital literacy: what do young people need to know about digital media? Nordic Journal of Digital Literacy, [S. l], v.1, n. 4, p. 263-277, 2006. Disponível em: https://www.idunn.no/doi/10.18261/ISSN1891-943X-2006-04-03. Acesso em: 14 abr. 2023. CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (CETIC.BR) (ed.). TIC Empresas 2019. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/empresas/. Acesso em: 21 abr. 2023. COSTA, Giselle. O papel da comunicação interna em organizações virtualizadas e o uso das plataformas digitais. [S. l.], 2021. Disponível em: https://createlab.pt/wp content/uploads/2021/08/O-papel-da-comunicacao-interna-em-organizacoes-virtualizadas-e o-uso-das-plataformas-digitais.pdf. Acesso em: 2 maio 2023. ESHET-ALKALAI, Yoram. Thinking in the Digital Era: A Revised Model for Digital Literacy. Informing Science Institute, [S. l], v. 9, p. 267-276, 2012. Disponível em: https://www.informingscience.org/Publications/1621?Source=https://www.informingscience.org/Publications/1621Source=%2FJournals%2FIISIT%2FArticles%3FVol 2012%2FJournals%2FIISIT%2FArticles%3FVolume%3D9-2012. Acesso em: 31 mar. 2023. FREITAS, Maria Ester de. Cultura organizacional grandes temas em debate. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, p. 73-82, 1991. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/mKsTP5dPXY3gDvqtRHmhd7Q/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 abr. 2023. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GUPTA, Shikha; SUKHAI, Mahadeo; WITTICH, Walter. Employment outcomes and experiences of people with seeing disability in Canada: An analysis of the Canadian Survey on Disability 2017. PLOS ONE, 29 nov. 2021. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article/authors?id=10.1371/journal.pone.0260160. Acesso em: 16 abr. 2023. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional de Saúde. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/9160-pesquisa-nacional-de saude.html?edicao=31438&t=resultados. Acesso em: 21 abr. 2023. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. TIC-Empresa - Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/ciencia-tecnologia-e-inovacao/9137-pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-empresas.html. Acesso em: 09 mai. 2023. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003. v. 69, 417 p. LATTIMORE, Dan et al. Relações Públicas: profissão e prática. 3. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012. 432 p. MANZINI, E.J. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, 2, 2004, Bauru, SP. Anais [...]. Bauru, SP: USP, 2004. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3145622/mod_resource/content/1/Entrevista%20semi%20estruturada%20estudo%20UNESP%20Mari%CC%81lia.pdf. Acesso em: 11 maio 2023. MARDIANA, Siska; SUMINAR, Jenny Ratna; SUGIANA, Dadang; SUWATNO, Measuring Digital Literacy of Students With Visual Impairments. Library Philosophy and Practice (e-journal), 1 dez. 2019. p. 1-14.Disponível em: https://digitalcommons.unl.edu/libphilprac/3807/. Acesso em: 15 abr. 2023. MARQUES, Catarina Filipa Alves. Adultos com deficiência intelectual e meios digitais: desenvolvimento participativo de uma campanha audiovisual. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, [S. l.], 2017. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/24040?locale=pt_PT. Acesso em: 6 abr. 2023. MONTARDO, Sandra Portella; PASSERINO, Liliana Maria. Inclusão social via acessibilidade digital: Proposta de inclusão digital para Pessoas com Necessidades Especiais. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, [s. l.], 2007. Disponível em: https://doi.org/10.30962/ec.144. Acesso em: 3 maio 2023. PEREIRA, Danilo Moura; SILVA, Gislane Santos. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, Vitória da Conquista, n. 10, p. 151-174, 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/1935. Acesso em: 9 maio 2023. RIGO, Larissa Bortoluzzi et al. Educomunicação e comunicação organizacional: um universo de possibilidades e conexões. ORGANICOM, [s. l.], ano 14, p. 302-312, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139375/134716. Acesso em: 1 maio 2023. SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, São Paulo, ed. 19, p. 12-24, 2000. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36934. Acesso em: 1 maio 2023. SOUSA, Jorge Pedro. Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. 2. ed. rev. e aum. Porto: [s. n.], 2006. STATISTICS CANADA. Insights on Canadian Society. In: TURCOTTE, Martin. Persons with disabilities and employment. [S. l.], 2014. Disponível em: https://www150.statcan.gc.ca/n1/pub/75-006x/2014001/article/14115-eng.pdf. Acesso em: 3 maio 2023. UFPB - Universidade Federal da Paraíba. 2022. Disponível em: https://www.ufpb.br/. Acesso em: 12 maio 2023. WARSCHAUER, Mark. Tecnologia e Inclusão Social. A exclusão digital em debate. São Paulo: Senac, 2006. WOLTON, Dominique. Informar não é comunicar. Porto Alegre: Sulina, 2010. 96 p. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Relações Públicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DHSB15062023.pdf | 343,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons