Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27616
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Elen Firmino de-
dc.date.accessioned2023-08-08T13:46:34Z-
dc.date.available2023-06-16-
dc.date.available2023-08-08T13:46:34Z-
dc.date.issued2023-06-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27616-
dc.description.abstractIn recent years, much has been researched and discussed about the musical practices that surround music students. Not only in Brazil, but also in other countries, music teaching institutions are seeking to bring their curricula closer to the students' realities and experiences, adding different repertoires that are part of the scenarios in which they are inserted. In this sense, this Course Completion Work has the general objective of verifying and understanding which elements and experiences are contemplated in the subjects of Transverse Flute at Universidade X. The general objective unfolds in 4 specific objectives, which are: to verify and understand the organization of knowledge in flute disciplines from the course plans; understand and analyze the knowledge selected for the flute disciplines; identify the profile and characteristics that guide teaching in flute disciplines; and identify which are the repertoires and materials used in the flute disciplines. The work was built from a qualitative, bibliographical and documental research, based on the teaching plans of the Transverse Flute disciplines at Universidade X. Through the analysis of these data, it was possible to perceive that the paths taken in the Transverse Flute disciplines of Universidade X has as its central focus the use of methods and repertoires from the European continent, not contemplating elements of popular culture, or the insertion of materials or instruments that safeguard the musical-ancestral experiences of transverse flute students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-08T13:46:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFS16062023.pdf: 2153351 bytes, checksum: 5b093c81968b34f3911abfe226b83626 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-08T13:46:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFS16062023.pdf: 2153351 bytes, checksum: 5b093c81968b34f3911abfe226b83626 (MD5) Previous issue date: 2023-06-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica - Licenciaturapt_BR
dc.subjectMúsica - Ensino superiorpt_BR
dc.subjectFlauta transversalpt_BR
dc.subjectPífanopt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.titleO ensino de flauta transversal no curso de Licenciatura em uma Universidade Federa do Nordeste: um olhar a partir dos planos de ensino .pt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of transverse flute in the Licentiate course in a Federal University of the Northeast: a look from the teaching plans.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Carla Pereira dos-
dc.description.resumoNos últimos anos muito tem sido pesquisado e discutido sobre as práticas musicais que cercam os alunos de música. Não apenas no Brasil, como também em outros países, instituições de ensino de música estão buscando trazer seus currículos para mais próximo das realidades e vivências dos alunos, adicionando diferentes repertórios que fazem parte dos cenários em que eles estão inseridos. Nesse sentido, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral verificar e compreender quais elementos e experiências são contempladas nas disciplinas de Flauta Transversal da Universidade X. O objetivo geral se desdobra em 4 objetivos específicos, que são: verificar e compreender a organização dos conhecimentos nas disciplinas de flauta a partir dos planos de curso; compreender e analisar os conhecimentos selecionados para as disciplinas de flauta; identificar o perfil e as características que norteiam o ensino nas disciplinas de flauta; e identificar quais são os repertórios e de materiais utilizados nas disciplinas de flauta. O trabalho foi construído a partir de pesquisa de caráter qualitativo, bibliográfico e documental, tendo como base os planos de ensino das disciplinas de Flauta Transversal da Universidade X. Através da análise desses dados, foi possível perceber que os caminhos percorridos nas disciplinas de Flauta Transversal da Universidade X tem como foco central o uso de métodos e repertórios vindos do continente europeu, não contemplando elementos da cultura popular, ou a inserção de materiais ou instrumentos que resguardem experiências músico-ancestrais dos alunos de flauta transversal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010. ARAÚJO, Lorena Franco de; BARRENECHEA, Sérgio Azra. O choro como material didático para o ensino de flauta transversal. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 2007 São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ANPPOM, 2007. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2007/praticas_interpretativas/pratint_LFAraujo_SABarrenechea.pdf Acesso em: 20 out. 2021. ARAÚJO, Sávio. A evolução histórica da flauta até Boehm. 1999. Disponível em: https://musicaeadoracao.com.br/recursos/arquivos/tecnicos/instrumentos/evolucao_historica_flauta.pdf Acesso em: 12 jan. 2023. BRAGA, Elinaldo Menezes. “A música do começo do mundo”: caminhos e práticas educativas experivivenciadas no contexto das Bandas Cabaçais de São José de Piranhas - Paraíba. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. Disponível em https://ri.ufs.br/handle/riufs/16987 Acesso em: 15 de jan. 2023. CONARD, N., MALINA, M. & MÜNZEL, S. New flutes document the earliest musical tradition in southwestern Germany. Nature, v. 460, p. 737–740, jun.2009. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19553935/ Acesso em: 10 jun. 2021. FIGUEIREDO, Fábio Leão; LÜHNING, Angela Elisabeth. Terça neutra: um intervalo musical de possível origem árabe na música tradicional do nordeste brasileiro. Opus, v. 24, n. 1, p. 101-126, jan.abr. 2018. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2018a2405 Acesso em: 8 mar. 2023. FRANÇA, Cecília Cavalieri . A Interdisciplinaridade da Vida e a Multidimensionalidade da Música. Música na Educação Básica. Londrina, v. 7, nº 7/8, 2016. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revistas_meb/index.php/meb/article/view/155 Acesso em: 8 mar. 2023. FREIRE, Vanda Bellard. Horizontes da Pesquisa em Música. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2010. Disponível em: https://www.academia.edu/1595627/Horizontes_da_pesquisa_em_m%C3%BAsica Acesso em: 12 abr. 2023. FREITAS, Guilherme. Missão Mário de Andrade: uma viagem pela cultura popular. Rio de Janeiro: Globo, 2015. E-books. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. GARDNER, George. Viagem ao interior do Brasil. Trad. Milton Amado. São Paulo: USP, 1975. GRAEFF, Nina. Notas negras, pautas brancas. Abertura do Dossiê Matizes Africanos na Música Brasileira. Revista Claves v. 9, n. 14, p. 1-28, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/claves/article/view/57512. Acesso em: 12 jun. 2021. GONÇALVES, Ana Maria. Um defeito de Cor. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2014. , p. 9. HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013. p. 45. KILOMBA, Grada. Memórias de plantação: Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019. p. 53. KRIPKA, Rosana Maria Luvezute. SCHELLER, Morgana. BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de investigaciones UNAD, v. 14, n. 2, jul.dez., 2015. Disponível em: https://hemeroteca.unad.edu.co/index.php/revista-deinvestigaciones unad/article/viewFile/1455/1771 Acesso em: 15 mar. 2023. LIMA NETO, Eduardo Monteiro de et al. Pífanos do Sertão. Recife: FacForm, 2016. OLIVEIRA, Viviane Sales. SANTANA, Marise de. Ancestralidades, identidade étnica e etnicidades no centro da resistência. Revista Odeere, v. 4, n. 8, p. 94-108, jul.-dez., 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/55484201/Ancestralidades_identidade_%C3%A9tnica_e_etnicidades_no_centro_da_resist%C3%AAncia Acesso em: 14 maio 2023. PEDERIVA, Patrícia. GALVÃO, Alfonso. Significados de corpo na performance musical: O corpo como veículo de expressão da sensibilidade. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 2006, Brasília. Anais [...]. Brasília: ANPPOM, 2006. Disponível em: https://www.anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2006/CDROM/COM/06_Com_Pe rf/sessao01/06COM_Perf_0105-203.pdf Acesso em: 15 jun. 2021. PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em Música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da ABEM, Londrina v. 22, n. 32, p. 90-103, jan.-jun., 2014. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/viewFile/464/388 Acesso em: 10 maio 2023. PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Possibilidades e desafios em música e na formação musical: a proposta de um giro decolonial. Interlúdio, v. 6, n. 10, p. 10-22, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330106042_Possibilidades_e_desafios_em_musica_e_na_formacao_musical_a_proposta_de_um_giro_decolonial Acesso em: 15 jan. 2023. POWELL, Ardall. The Flute. New Haven och London: Yale University Press, 2002. QUEIROZ, Luis Ricardo S. Até quando Brasil? perspectivas decoloniais para (re)pensar o ensino superior em música. PROA Revisa de Antropologia e Arte v. 1, n. 10, p. 153-199, jan.-jun., 2020. Disponível em: http://www.unirio.br/proemus/perspectivasdecoloniais.pdf. Acesso em: 16 jun. 2021. QUEIROZ, Luis Ricardo S. Escola, Cultura, Diversidade e Educação Musical: Diálogos da Contemporaneidade. InterMeio, v. 19, n. 37, p. 95-124, jan.-jun., 2013. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2363/1463 Acesso em: 10 abr. 2023. QUEIROZ, Luis Ricardo S. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. Revista da ABEM, Londrina, v. 25, n. 39, p. 132-159, jul.-dez., 2017. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/726. Acesso em: 16 jun. 2021. SANTANA, Elen Firmino de. GRAEFF, Nina. Na rua pife, na aula flauta transversa: inquietações sobre o ensino de flauta no Nordeste. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 2021, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa, 2021. Disponível em: https://anppomcongressos.org.br/index.php/31anppom/31CongrAnppom/paper/viewFile/796/468. Acesso em: 13 jan. 2023. SILAMBO, Micas Orlando. Música de Mbira: lentes e reflexões ampliadoras de conceito(s) e significado(s) da Música, Revista Música, v. 20 n. 2, p. 173-192, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/175175 Acesso em: 21 out. 2021. SILVA, Erivan. Processo de Pifanização da Banda São Sebastião do Sertão Paraibano. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2008. TAFFANEL. Claude-Paul. GAUBERT, Philippe. Méthode complète de flûte en huit parties. Paris: Alphonse Leduc. 1923. ZABÉ DA LOCA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Zab%C3%A9_da_Loca. Acesso em: 20 jan. 2023.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFS16062023.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons