Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Ítalo Arruda Nunes de-
dc.date.accessioned2023-08-08T14:22:58Z-
dc.date.available2023-06-22-
dc.date.available2023-08-08T14:22:58Z-
dc.date.issued2023-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27619-
dc.description.abstractThis is the report that presents the theoretical framework and describes the steps that guided the production of the report "Inclusion in higher education: a reflection on accessibility policies in UFPB", result of the Final Work Course of Journalism at the Federal University of Paraíba (UFPB). Produced for the digital format and for web hosting, the journalistic product aims to publicize the perceptions and impressions of people with disabilities linked to UFPB on the accessibility actions adopted by theinstitution, as well as presenting the services offered to PCDs within the university space. To make this possible, in addition to exploratory research on accessibility and inclusion in higher education, it was necessary to interview students with disabilities, teachers and UFPB employees who work directly in the front line of this theme.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-08T14:22:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IANO22062023.pdf: 1327780 bytes, checksum: 33e336421a63627effb25aae29a98173 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-08T14:22:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IANO22062023.pdf: 1327780 bytes, checksum: 33e336421a63627effb25aae29a98173 (MD5) Previous issue date: 2023-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectInclusão - Ensino superiorpt_BR
dc.subjectAcessibilidade - UFPBpt_BR
dc.subjectWebjornalismopt_BR
dc.titleReportagem “Inclusão no ensino superior : uma reflexão sobre as políticas de acessibilidade na UFPB”.pt_BR
dc.title.alternativeReport "Inclusion in higher education: a reflection on accessibility policies at UFPB".pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Dinarte Varela-
dc.description.resumoEste é o relatório que apresenta o referencial teórico e descreve as etapas que nortearam a produção da reportagem “Inclusão no ensino superior: uma reflexão sobre as políticas de acessibilidade na UFPB”, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à coordenação do curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Produzido para o formato digital e para hospedagem na web, o produto jornalístico tem como objetivos publicizar as percepções e impressões de pessoas com deficiência vinculadas à UFPB sobre as ações de acessibilidade adotadas pela instituição, bem como apresentar os serviços oferecidos às PCDs no âmbito do espaço universitário. Para tornar isso possível, além da pesquisa exploratória sobre acessibilidade e inclusão no ensino superior, foi necessário entrevistar estudantes com deficiência, professores e servidores da UFPB que atuam diretamente na linha de frente dessa temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentJornalismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesAVILÉS, José Alberto García. La comunicación ante la convergencia digital: algunas fortalezas y debilidades. Signo Y Pensamiento, Bogotá, Colombia, v. 28, n. 54, jan-jun., 2000, p.102-113. BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - Pnaes. Brasília, DF. Presidência da República [2010]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm#:~:text =DECRETO%20N%C2%BA%207.234%2C%20DE%2019,Nacional%20de%20Assist%C3%AAncia%20Estudantil%20%2D%20PNAES. Acesso em: 29 out. 2022. BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20152018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 30 maio 2022. COELHO, Giselle Freire Borges. História de crianças com deficiência: por um Jornalismo que narra e dá voz. Periferia, e-publicações UERJ, v., n1, p.406-425. jun-jul,. 2017. IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE 2019: orientação sexual autoidentificada da população adulta. Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101934. Acesso em: 8 mar. 2023. LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001. LAGE, Nilson. Teoria e técnica de reportagem, entrevista e pesquisa jornalística. Santa Catarina. 2000. Disponível :em: http://nilsonlage.com.br/wp-content/uploads/2017/10/A-reportagem.pdf. Acesso em: 29 abr. 2023. LOBO, T. Sobre o papel social do jornalismo. Observatório da Imprensa, 2013. Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/feitos-desfeitas/_ed743_sobre_o_papel_social_do_jornalismo/. Acesso em: 3 mar. 2023. MACHADO, Fernanda Camargo. Inclusão na Mídia: práticas de engajamentos na contemporaneidade. Revista Educação Especial, v.30, n.58, 351-360, maio/ago. 2017. MARQUES DE MELO, José. A opinião no jornalismo brasileiro. São Paulo: Vozes, 1985. BRASIL. Ministério da Educação. Documento orientador: Programa incluir - acessibilidade na educação superior. n.p ed. 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12737-documento-orientador-programa incluirpdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 1 abr. 2023. MEDINA, Cremilda. A arte de tecer o presente: Narrativa e cotidiano. 2. ed. São Paulo: Summus, 2003. p.9150. OYAMA, Thaís. A arte de entrevistar bem. 2. ed. São Paulo: contexto, 2014. PALACIOS, Marcos. Jornalismo online, informação e memória: apontamentos para debate. Paper apresentado no painel Informação e Jornalismo no evento Jornadas sobre Jornalismo On-line, Universidade da Beira Interior, Portugal, 21 de junho de 2002. PRADO, M. Webjornalismo. Rio de Janeiro: LTC, 2011. TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: porque as notícias são como são. 3.ed rev. Florianópolis: Insular, 2012. v.1. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Comitê de Inclusão e Acessibilidade: apresentação, 2015. Disponível em: https://www.ufpb.br/cia/contents/menu/cia 2/apresentacao. Acesso em: 25 out. 2022. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Pró-Reitoria de Assistênciae Promoção ao Estudante. Apoio ao estudante com deficiência, 2019. Disponível em: https://www.ufpb.br/prape/contents/menu/auxilios-e-apoios/apoio-ao-estudante-com deficiencia. Acesso em: 30 out. 2022. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Comitê de Inclusão e Acessibilidade. CIA em números 2022. João Pessoa, 2023. Disponível em: https://www.ufpb.br/cia/contents/relatorios/cia-em-numeros-2022.pdf/view. Acesso em: 20 abr. 2023. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Comitê de Inclusão e Acessibilidade. Manual do Cia. João Pessoa, 2014. Disponível em: https://www.ufpb.br/cia/contents/manuais/manual-do-cia.pdf/view. Acesso em: 29 out. 2022. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Pró-Reitoria de planejamento e desenvolvimento (Proplan). Relatório de Gestão 2021. João Pessoa, 2021. Disponível em: https://www.ufpb.br/cia/contents/relatorios/relatorio-de-gestao-cia-2021.pdf/view. Acesso em: 25 out. 2022. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Serviço Público Federal. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 558/2016. Dispõe sobre ações afirmativas na Pós-Graduação Stricto Sensu na UFPB para candidatos autodeclarados e oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência. Disponível em: http://www.prpg.ufpb.br/prpg/contents/downloads/res-58-2016-consepe.pdf/view. Acesso em: 30 out. 2022. VALENTINI, C. B.; BISOL, C. A.; SIMIONI, J. L.; ZANCHIN, J.. “Estudantes Surdos no Ensino Superior: Reflexões Sobre a Inclusão”. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, p.147-172, jan./abr. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v40n139/v40n139a08.pdf. Acesso em: 1 abr. 2023.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IANO22062023.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons