Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Heloísa Barbara Oliveira da-
dc.creatorSilva, Victor Samuel Coelho-
dc.creatorBarreto, Mariana Toscano-
dc.creatorCunha, Leonardo Marcolongo Vieira da-
dc.date.accessioned2023-08-08T17:25:14Z-
dc.date.available2023-06-27-
dc.date.available2023-08-08T17:25:14Z-
dc.date.issued2023-06-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27624-
dc.description.abstractThe Associação Desportiva João Pessoa Espectros is an American football team that has been gaining strength and bringing achievements to the state of Paraíba since 2007, becoming two time Brazilian champion and eleven-time champion in the Northeast. Despite its achievements, it is clear that the team still has some gaps in communication, which may be unexpected for a team that is a reference within this modality, especially in the northeast region. Furthermore, it is necessary for the team to have a broader and more in-depth knowledge of the communication that must be developed with its audiences. This Capstone Project has the general objective of implementing a Public Relations Program for the team, restructuring the organizational identity and its communication. The development of the program was supported by the briefing, which was elaborated through interviews, as well as the positive and negative points intrinsic to the team detected by the diagnosis. From that point on, the opinion poll was applied to the internal and external audiences, making it possible to measure the information collected, enabling the identification and understanding of existing failures in Espectros communication. In view of the analyzed data, six actions were proposed, in which three of them were implemented in a practical way in the team. Through the actions carried out, it was possible to make the team perceive and understand the importance of organizational identity for Associação Desportiva João Pessoa Espectros and, in addition, the insertion in a new means of communication - Tiktok - demonstrated the importance of knowing what fans expect from the team and that their opinion is needed at any time. Thus, in view of the exposed facts, it can be stated that the group's objectives were achieved by putting into practice what was learned and understanding the importance of a public relations professional within a third sector organization.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-08T17:25:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HBOS27062023.pdf: 4839931 bytes, checksum: 4628a3915929f8de5a3295eda7ada038 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-08T17:25:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HBOS27062023.pdf: 4839931 bytes, checksum: 4628a3915929f8de5a3295eda7ada038 (MD5) Previous issue date: 2023-06-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações Públicaspt_BR
dc.subjectIdentidade organizacionalpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectJoão Pessoa Espectros - Futebol Americanopt_BR
dc.subjectPrograma de Relações Públicas - Esportept_BR
dc.titlePrograma de Relações Públicas do time de futebol americano João Pessoa Espectros.pt_BR
dc.title.alternativePublic Relations Program of the American football team João Pessoa Espectros.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1França, André Luiz Dias de-
dc.description.resumoA Associação Desportiva João Pessoa Espectros é um time de futebol americano que vem ganhando força e trazendo conquistas para o estado da Paraíba desde 2007, consagrando-se bicampeão brasileiro e hendecacampeão nordestino. Apesar das suas realizações, percebe-se que o time ainda possui algumas falhas na comunicação, o que pode ser inesperado para um time que é referência dentro desta modalidade, principalmente na região nordeste. Outrossim, mostra-se necessário para o time ter um conhecimento mais amplo e aprofundado sobre a comunicação que deve ser desenvolvida para com os seus públicos. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral implantar um Programa de Relações Públicas para o time, reestruturando a identidade organizacional e a sua comunicação. O desenvolvimento do programa teve como apoio o briefing que foi elaborado por meio de entrevistas, bem como, os pontos positivos e negativos intrínsecos ao time detectados pelo diagnóstico. A partir daí a pesquisa de opinião foi aplicada com os públicos interno e externo, tornando possível a mensuração das informações coletadas possibilitando a identificação e compreensão das falhas existentes na comunicação do Espectros. Diante dos dados analisados, foram propostas seis ações, na qual três delas foram executadas de forma prática no time. Através das ações executadas, foi possível fazer com que a equipe enxergasse e entendesse a importância da identidade organizacional para a Associação Desportiva João Pessoa Espectros e, além disso, ainserção em um novo meio de comunicação – Tiktok – demonstrou a importância que existe em saber o que os torcedores esperam do time e que a opinião deles se faz necessária a todo momento. Assim, diante dos fatos expostos, pôde-se afirmar que os objetivos do grupo foram alcançados colocando em prática os aprendizados e compreendendo a importância de um profissional de relações públicas dentro de uma organização de terceiro setor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBHANDARI, A.; BIMO, S. TikTok and the “algorithmized self”: a new model of online interaction. AoIR Selected Papers of Internet Research, out., p.1–3, 2020. Disponível em: https://spir.aoir.org/ojs/index.php/spir/article/view/11172. Acesso em: 14 abr 2023. BLOK, Marcella. Compliance e Governança corporativa. 2. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2018. Disponível em: https://md.uninta.edu.br/geral/sociologia doesporte/pdf/pdf01.pdf. Acesso em: 18 maio 2023. BRASIL. LEI Nº 9.615, de 24 de março de 1998. Institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9615consol.htm. Acesso em: 10 mar. 2023. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm#:~:text=Art.%206%C2% BA%20S%C3%A3o%20direitos%20sociais,desamparados%2C%20na%20forma%20desta% 20Constitui%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 10 mar. 2023. BRASIL. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome. Lei do Incentivo. Disponível em: https://www.gov.br/mds/pt-br/pt-br/acoes-e-programas/lei-de incentivo-ao-esporte. Acesso em: 6 mar. 2023. BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. Barueri: Manole, 2003. BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2005. (Coleção Educação Física). COAKLEY, Jay. Sports in society: issues and controversies. New York: McGraw-Hill, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/267446966_Sport_in_Society_Issues_Controveries. Acesso em: 31 mar. 2023. DANTAS, E. R. Os Campos de Atuação Profissional da Educação Física: um olhar sobre o mercado de trabalho no interior da paraíba. Holos, [S. l.], v. 1, p. 24–30, 2009. DOI: 10.15628/holos.2009.242. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/242. Acesso em: 28 abr. 2023. DATA Mining Fruitful and Fun. ORANGE. Disponível em: https://orangedatamining.com/. Acesso em: 1 maio 2023. DUMAZEDIER, J. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 1973. Acesso em: 31 mar. 2023. DYRESON, Mark. Making the American Team: Sport, Culture, and the Olympic Experience. University of Illinois Press, 2016. Disponível em: https://books.google.com.br/booksid=j7jdxzd3sxMC&printsec=frontcover&hl=ptBR#v=onepage&q&f=false . Acesso em: 20 abr 2023. ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. Quest for excitement: sport and leisure in the civilizing process. Oxford: Blackwell, 1992. FRANCISCO, Ferreira Gabriel; FRANCISCO, Ferreira et al. Reportagem: Esporte vs Entretenimento: Crescimento de torcedores de futebol americano é facilitado pela internet e aplicativos, mas segundo especialistas, não significa impacto direto da prática esportiva no país. Paper, 2022. p.12. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24882. Acesso em: 3 maio 2023. FRONTELMO, Paulo A.; RIBEIRO, Carlos Henrique V. Futebol Americano no Brasil: estratégias e limitações no país do Futebol. EFDeportes Revista Digital. Buenos Aires, ano 11, n. 102, nov. 2006. GUTTMANN, Allen. From ritual to record: the nature of modern sports. New York: Columbia University Press, 1991. KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: Prentice- Hall do Brasil. 1993. p. 54. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 2.ed. São Paulo: Summus, 2003. KUNSCH, Margarida M. K. Relações Públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus, 2014. LUCENA, Ricardo; PRONI, Marcelo (orgs.). Esporte: história e sociedade. Campinas: Autores Associados, 2002. MELO NETO, Francisco Paulo de. Marketing no esporte. Rio de Janeiro, Incentive, 1986. DATA Mining Fruitful and Fun. NPS: O que é Net Promoter Score? SALESFORCE. Disponível em: https://www.salesforce.com/br/blog/2022/08/net promoterscore.html#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20Net%20Promoter%20Score%20(NPS)%3F,t endo)%20com%20uma%20determinada%20empresa. Acesso em: 5 abr. 2023. RODRIGUES, F. X. F.; COSTA, N. C. G., Pedroso, L. da C.; SILVA, J. A. da. Futebol Americano No País Do Futebol: O Caso Do Cuiabá Arsenal. Barbarói, v.2, n. 41, p. 227-247, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.17058/barbaroi.v2i41.4784. Acesso em: 28 abr. 2023. RUBIO, Katia. Psicologia do Esporte Aplicada. Local: Casa do Psicólogo, 2023. SCORSOLINI-COMIN, F. Missão, Visão e Valores como Marcas do Discurso nas Organizações de Trabalho, Psico, [S.l], 43. 2012. Acesso em: 28 abr. 2023. SOUTO-MAIOR, Joel. Planeação estratégica e comunicativa. João Pessoa: UFPB, 2012. SOUZA, Victor C. SILVA, Renan C. PICOLI, Ricardo M. M. Motivação de atletas brasileiros de Futebol Americano. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 20, n. 211, p. 1-9, 2015. Acesso em: 01 maio 2023pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HBOS27062023.pdf4,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons