Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Roan Nascimento-
dc.date.accessioned2023-08-09T16:31:44Z-
dc.date.available2023-06-30-
dc.date.available2023-08-09T16:31:44Z-
dc.date.issued2023-05-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27662-
dc.description.abstractThis article investigates how photography may contribute to the public image of a politician throughout an election campaign. For its production, it was built a literature review with exploratory deepening tracing relations between concepts linked to public communication, public image and photography. Through a content analysis, five images posted on the two main Brazilian Presidential candidates' facebook pages in 2022 were assessed. The results suggest that a photograph may be used as an instrument of public communication segmented in order to transmit informations that might generate a positive public image or not.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-09T16:31:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RNS30062023.pdf: 2089056 bytes, checksum: d8ef8b6fc7c960723e336b53069ddcac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-09T16:31:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RNS30062023.pdf: 2089056 bytes, checksum: d8ef8b6fc7c960723e336b53069ddcac (MD5) Previous issue date: 2023-05-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações públicaspt_BR
dc.subjectComunicação Públicapt_BR
dc.subjectImagem Públicapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.titleComunicação pública, imagem pública e fotografia : uma análise de fotografias publicadas no Facebook do Lula e Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2022.pt_BR
dc.title.alternativePublic communication, public image and photography: an analysis of photographs published on Facebook of Lula and Bolsonaro during the 2022 presidential campaign.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Colpo, Caroline Delevati-
dc.description.resumoEste artigo busca entender como a fotografia pode contribuir com a imagem pública de um político durante uma campanha eleitoral. Para a sua realização foi construída uma revisão bibliográfica com aprofundamento exploratório relacionando conceitos ligados à comunicação pública, imagem pública e fotografia. Por meio de uma análise de conteúdo, foram avaliadas cinco imagens publicadas nas páginas do Facebook do primeiro e segundo colocados na eleição presidencial do Brasil em 2022. Os resultados sugerem que a fotografia pode ser utilizada como um instrumento de comunicação pública segmentado a fim de transmitir informações que possam vir a gerar uma imagem pública positiva ou não.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBEZERRA, Ada Kesea Guedes; LIMA, Elizabeth Christina de Andrade. A Produção de Mitos na Política A Imagem Pública de Lula no Cenário Midiático. Portugal: Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, 2009. BLANCO, Eduardo Anibal. A imagem fotográfica, o Facebook e os políticos: realidades construídas. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade do Sul de Santa Catarina, 2013. BRANDÃO, E. P.; BUENO, W. da C.; MARTINS, L. et al. Conceito de Comunicação Pública. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicação Pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2007. p. 1-33. COUTINHO, Iluska. Leitura e análise da imagem. In: BARROS, Duaíte. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Grupo GEN, 2006. p. 330-345. BRASIL. Senado Federal. Datasenado. Instituto de Pesquisa. Panorama Político 2022: o cidadão e o Senado Federal. Brasília, DF: Senado Federal, 2022. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/institucional/datasenado/arquivos/panorama politico-2022. Acesso em: 15 abr. 2023. DUARTE, Jorge. Instrumentos de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicação Pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2007. p. 59-71 FACEBOOK é a rede social mais usada por brasileiros para se informar sobre política. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/03/14/facebook-e-a-rede-social-mais-usada-por-brasileiros-para-se-informar-sobre-politica. Acesso em: 14 abr. 2023. GOMES, M. B. Hermenêutica, teoria política e imagem pública. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM COMUNICAÇÃO E POLPITICA, 1., 2006, Salvado. Anais [,,,]. Salvador: [s.d], 2006. Disponível em: https://www.compolitica.org/home/wp content/uploads/2010/11/Gomes_2006.pdf. Acesso em: 17 abr. 2023. SANTOS, F. L., KOSSOY, Boris. Fotografia & História. Revista de História Regional, [S. l.], v. 13, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2262. Acesso em: 25 maio 2023. KOSSOY, Boris. Fotografia & história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. LAKATOS, Eva M. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Grupo GEN, 2021. E-book. Disponível em:https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597026610/. Acesso em: 19 abr. 2023. LOPES, Lucivane. Política online: campanha eleitoral no facebook, 2014. Disponível em: https://ppgcp.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/dissertacoes/LUCIVANE-LOPES.pdf. Acesso em: 25 abr. 2023. MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva M. Metodologia Científica. São Paulo: Grupo GEN, 2022. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559770670/. Acesso em: 19 abr. 2023. MATOS, Heloiza. Comunicação Pública, Esfera Pública e Capital Social. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicação Pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2007. p. 47-58 MATOS, H. H. G. DE. Comunicação Política e Comunicação Pública. Organicom, v. 3, n. 4, p. 58, 12 jun. 2006. PESQUISA mostra qual rede social é a preferida dos brasileiros acompanhar a política. Disponível em: https://oglobo.globo.com/blogs/pulso/post/2022/07/pesquisa mostra-qual-rede-social-e-a-preferida-dos-brasileiros-para-acompanhar-a politica.ghtml. Acesso em: 19 abr. 2023. QUEIROZ, A. De Debret a Nizan: a construção da imagem pública dos governantes. Intercom- Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 22, n. 1, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v22i1.985. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/985. Acesso em: 29 mar. 2023. SILVA, C. L.; SALGUEIRO MARQUES, A. C. Estratégias comunicativas para a (des)construção da imagem pública: a política de imagem no contexto de campanhas eleitorais. Em Questão, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 45–63, 2010. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/10400. Acesso em: 29 abr. 2023. SONTAG, S. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. TAVARES, Débora Cristina. Marketing Político, História e Evolução no Brasil Republicano. In: CONGRESSO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 5., 2007, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2007. v.1, p. 59. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/outros/hmidia2007/resumos/r0195-1.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023. WEBER, Maria Helena. Imagem Pública. In: RUBIM , Albino. Comunicação e Política: conceitos e abordagens. Salvador: Edufba, 2004. WEBER, Maria Helena. Na comunicação pública, a captura do voto. Logos, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 21-42, 2007. WOLTON, Dominique. Informar não é comunicar. Porto Alegre: Sulina, 2010.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RNS30062023.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons