Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27672
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlexandre, Rômulo Dantas-
dc.date.accessioned2023-08-10T16:24:07Z-
dc.date.available2023-07-04-
dc.date.available2023-08-10T16:24:07Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27672-
dc.description.abstractThis work deals with the sound-musical issues of DEMUS - Department of Music at UFPB, based on the field of sonorous ethics. In order to carry out the work, a bibliographic review on sound issues was necessary, contextualizing discussions on those themes, and identifying sonorous ethics that exist in that universe. DEMUS was founded in 1978 and today has 50 teachers, 450 undergraduate students , 50 graduate students (master's and doctorate), in addition to 150 extension students. It has 32 rooms, 22 for instruments and 5 for theoretical group classes. The field researchmethodology was based on two collection instruments: observation and online questionnaires, survey type, distributed through digital platforms and posters posted inthe music department. The objective of this work is to understand the musical sound environment of DEMUS - UFPB regarding the use of rooms and corridors based on sonorous ethics scientific concept. For this, it was necessary to characterize this field and its insertion in the research universe, through a bibliographical review and description of the DEMUS spaces, to know the subjects' conceptions about the use andsharing of sound-musical space, in addition to analyzing the social praxis of the existingsonorous ethics in the interrelationships of this space.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-10T16:24:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RDA04072023.pdf: 873412 bytes, checksum: 83eb6c0c7b04ec0e87de81bd648b2199 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-10T16:24:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RDA04072023.pdf: 873412 bytes, checksum: 83eb6c0c7b04ec0e87de81bd648b2199 (MD5) Previous issue date: 2023-06-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectDEMUS - UFPBpt_BR
dc.subjectÉtica sonorapt_BR
dc.subjectPráxis socialpt_BR
dc.titleAmbiente sonoromusical do DEMUS - UFPB : uma visão sob a luz da Ética Sonora.pt_BR
dc.title.alternativeSoundmusical environment of DEMUS - UFPB : a vision under the light of Sound Ethics.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bastos, Juliana Carla-
dc.description.resumoEste trabalho trata das questões sonoromusicais do DEMUS - Departamento de música da UFPB, sob a luz da ética sonora. Para a confecção do trabalho se fez necessário uma revisão bibliográfica e uma contextualização das discussões acerca das temáticas sonoras, identificando a ética sonora vigente naquele universo. O DEMUS, foi fundado em 1978 e hoje conta com 50 professores, 450 alunos de graduação, 50 alunos de pós-graduação (mestrado), além de 150 alunos de extensão. Possui 32 salas, sendo 22 de instrumentos e mais 5 de aulas coletivasteóricas. Na metodologia de pesquisa de campo utilizamos dois instrumentos de coleta: observação e questionários online, tipo survey, distribuídos pelas plataformas digitais e cartazes afixados no departamento demúsica. O objetivo do trabalho é compreender o ambiente sonoromusical do DEMUS –UFPB no que se refere à utilização de salas e corredores à luz do conceito científico de ética sonora. Para isso foi necessário caracterizar a inserção desse campo do conhecimento no universo de pesquisa, através de revisão bibliográfica e descrição dosespaços do DEMUS, conhecer as concepções dos sujeitos acerca do uso e do compartilhamento sonoromusical do espaço, além de analisar a práxis social da ética sonora existente nas interrelações desse espaço.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, Samuel. A violência como conceito na pesquisa musical; reflexões sobre uma experiência dialógica na Maré, Rio de Janeiro. TRANS - Revista Transcultural de Música, n. 10, Sociedad de Etnomusicología (SIbE), España, 2006. BASTOS. Ética sonora e suas implicações na sociedade de João Pessoa. 2019. 353 f. Tese (Doutorado em Etnomusicologia) – UFPB, João Pessoa, 2019. CURITIBA. Lei nº 11.095 de 21 de julho de 2004. Plano Diretor. Disponível em: https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/plano-diretor-legislacao/1664. Acesso em: 25 set. 2022. DAUGHTRY, J. Martin. Estruturas de escuta na guerra, ou quando um som é mais do que um som. In: CASTANHEIRA, José Cláudio S. (org.) et al. Poderes do som: políticas, escutas e identidades. Florianópolis, SC: Insular Livros, 2020. FELD, Steven. Uma doce cantiga de ninar para a ‘world music’. Debates: Cadernos do Programa de Pós-graduação em Música. v. 8. Rio de Janeiro: Centro de Letras e Artes da Unirio, 2005. FORTALEZA, CE. Lei complementar nº 062, de 02 de fevereiro de 2009. Plano Diretor de Fortaleza. Diponível em: https://urbanismoemeioambiente.fortaleza.ce.gov.br/images/urbanismo-e-meio-ambi ente/infocidade/lei_complementar_n_062_2019_plano_diretor_participativo_do_mun icipio_de_fortaleza.pdf. Acesso em: 28 set. 2022. FRANÇA, Cecília. Ecos: educação musical e meio ambiente. Música na Educação Básica, v. 3, n. 3, p. 28-41, 2011. JOÃO PESSOA, PB. Lei Complementar no 07, agosto de 1995a. Institui o Código de Posturas do Município de João Pessoa e dá outras providências. Disponível em: https:// leismunicipais.com.br/a/pb/j/joao-pessoa/lei-complementar/1995/1/7/lei-complementar-n-7-1995-institui-o-codigo-de-posturas-do-municipio-de-joao-pessoa-e-da-outras-providencias. Acesso em: 20 set. 2022. JOÃO PESSOA, PB. Lei Complementar no 6.499, de 20 de março de 2009a. Plano Diretor de João Pessoa. Disponível em: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/seplan/plano-diretor/.Acesso em: 20 set. 2022. OBICI, Giuliano. Condição da escuta: mídias e territórios sonoros. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008. OLIVEIRA, Mário André Wanderley, et.al. Musicking, lugares públicos e (des)engajamento moral: resultados iniciais de um estudo sobre a prática musical nas áreas comuns da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do 52 Norte. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 15., 2020, [S.l]. Anais [...]. [S.l]: ABEM, 2020. PENNA, Maura; BARROS, Olga Renalli Nascimento e ; MELLO, Marcel Ramalho de. Educação musical com função social: qualquer prática vale? Revista da Abem, Londrina, v.20, n.27, p. 65-78, jan./jun 2012. SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. Tradução de Marisa Trench Fonterrada. São Paulo: Editora UNESP, 2001. TERESINA, PI. Plano de Desenvolvimento Local Integrado. Teresina: PMT, 1969. TERESINA, PI. Teresina Agenda 2015: Plano de Desenvolvimento Sustentável. Teresina: PMT, 2006. TERESINA, PI. Lei nº 5.481, de 20 de dezembro de 2019. Dispõe sobre o Plano Diretor deTeresina, denominado “Plano Diretor de Ordenamento Territorial - PDOT”, e dá outrasprovidências. Disponível em: https://semplan.teresina.pi.gov.br/wpcontent/uploads/sites/39/2020/02/Lein%C2%B A-5.481-Comp.-de-20.12.2019-PDOT.pdf. Acesso em: 17 set. 2022. TROTTA, Felipe. Som de cabra-macho: sonoridade, nordestinidade e masculinidade no forró. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, n. 26, v. 9, p. 151-172, 2012pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDA04072023.pdf852,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons