Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27678
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Layla Gabrielle Carlos de-
dc.date.accessioned2023-08-10T17:16:35Z-
dc.date.available2023-07-19-
dc.date.available2023-08-10T17:16:35Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27678-
dc.description.abstractIn this Completion Paper of bachelor's degree in Visual Artes at the Federal University of Paraíba, I sought to investigate experiments within the language of painting with unconventional supports and the use of varied materials. I used the fabric of the hammock as a base for the paintings I have been developing since 2018. In this paper, I explained the production process of the works "Lelê" (2018) and "Júlia" (2019) until arriving at the main work "Puçá" (2021), a painting-installation activated by the public. The objective of this work is to create a correlation between the technique and the abstract concept that are part of my painting, like the memory. As theoretical basis, this paper discusses the concepts of sealing, object-painting and soft-painting by the artist Leda Catunda (CATUNDA, 2003); the Oiticica's Penetrables reflected through the artist's writings (OITICICA apud FERREIRA, 2006); the philosophical concepts that generates this paper such as the rhizome (DELEUZE, 1995), collective memory (HALBWACHS, 1968), material and everyday history (HELLER, 1929). As a result, I analyzed my painting production using soft objects, sealings and the technique incorporated into the concept.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-10T17:16:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LGCO19072323.pdf: 4698977 bytes, checksum: 982994e6c5e279093b54c39b3ea08d32 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-10T17:16:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LGCO19072323.pdf: 4698977 bytes, checksum: 982994e6c5e279093b54c39b3ea08d32 (MD5) Previous issue date: 2023-07-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectPintura contemporâneapt_BR
dc.subjectPintura-molept_BR
dc.subjectPintura-instalaçãopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titlePuçá.pt_BR
dc.title.alternativePuçá.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Robson Xavier da-
dc.description.resumoNeste trabalho de Conclusão de Curso no Bacharelado em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba procurei investigar experimentações dentro da linguagem da pintura com suportes não convencionais e uso de materiais variados. Utilizei o tecido da rede de balanço como base para as pinturas que desenvolvo desde 2018. Neste trabalho, explanei o processo de produção das obras "Lelê" (2018) e"Júlia" (2019) até chegar no trabalho principal "Puçá" (2021), uma pintura-instalação ativada pelo público. O objetivo do trabalho é criar uma correlação entre técnica e os conceitos abstratos que permeiam os meus trabalhos de pintura, como a memória. Foi utilizado como fundamentação teórica o conceito de vedação, objeto-pintura e pintura-mole da artista Leda Catunda (CATUNDA, 2003); os penetráveis de Oiticica refletidos através dos escritos do artista (OITICICA apud FERREIRA, 2006); os conceitos filosóficos geradores do trabalho como o rizoma (DELEUZE, 1995),memória coletiva (HALBWACHS, 1968), história material e cotidiano (HELLER, 1929). Como resultado, analisei a minha produção em pintura com o uso de objetos-moles, vedações e a técnica incorporado ao conceito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBAMONTE, J. L. B. M. A obra de Leda Catunda: processo de criação e raciocínios femininos a partir de uma entrevista. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/18279. Acesso em: jun. 2022. CATUNDA, Leda. Poética da Maciez: pinturas e objetos. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v.1. São Paulo: Ed. 34, 2004. FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília. Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 9.ed. Rio de Janeiro: Vértice, 2017. HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 10.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016. JACQUES, Paola Berenstein. Estética da Ginga: a arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica. 4.ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2011. MONTEIRO, Fabiana Della Coletta. Da geração 80 na arte contemporânea brasileira: profissionalização e permanência no ambiente artístico paulista. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. REINALDIM, Ivair Junior. Arte e crítica de arte na década de 1980: vínculos possíveis entre o debate teórico internacional e os discursos críticos no Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. REINALDIM, Ivair Junior. Moto Contínuo: uma visão expandida da arte brasileira na década de 1980. In: COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 28., 2009. Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2009. Disponível em: http://www.cbha.art.br/coloquios/2008/anais.pdf. Acesso em: jun. 2022pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LGCO19072323.pdf4,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons