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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2768
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoutinho, Danilo Raniery Alves-
dc.date.accessioned2017-11-08T14:39:18Z-
dc.date.available2016-06-21-
dc.date.available2017-11-08T14:39:18Z-
dc.date.issued2016-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2768-
dc.description.abstractDropout and failure rates in the initial programming courses at the UFPB-Campus IV are considered high. Out of 759 students enrolled in these courses, from 2011.1 semester to 2014.1, 251 did not a success and 303 dropout. In this context, this paper presents a case study involving the analysis of the students performance in the introduction to Programming courses in Computer Science and Information Systems Degrees, at UFPB-Campus IV, using the Bayesian networks technique (RB) to extract implicit knowledge. This, in order to identify possible causes of abandonment and reproof. The networks were modeled manually, by domain expert, in the Netica tool and also automatically generated in the GeNie 2.1 software. Among the discoveries, it was possible to identify the dropout student profile and that 89.9% of students who do not obtain score more than 70% in the first unit work also get low score in the first test.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-11-08T14:39:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DRAC21062016.pdf: 687896 bytes, checksum: 9904d56b4a1b7afcddbb6a7aec0f5c02 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-08T14:39:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DRAC21062016.pdf: 687896 bytes, checksum: 9904d56b4a1b7afcddbb6a7aec0f5c02 (MD5) Previous issue date: 2-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectCiência da Computação - Ensinopt_BR
dc.subjectSistemas de Informação - Ensinopt_BR
dc.titleAnálise de desempenho acadêmico utilizando redes bayesianas: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Padilha, Thereza Patrícia Pereira-
dc.contributor.advisor-co1Dantas, Vanessa Farias-
dc.description.resumoOs índices de evasão e reprovação das disciplinas introdutórias de programação, dos cursos de computação do Campus IV da UFPB são considerados elevados. Dos 759 educandos matriculados nestas disciplinas, entre os períodos de 2011.1 e 2014.1, 251 foram reprovados e 303 evadiram. Nesse contexto, este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo a análise do desempenho dos alunos na disciplina de Introdução à Programação dos cursos de Licenciatura em Ciência da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação da UFPB-Campus IV, utilizando a técnica de Redes Bayesianas (RB) a fim de extrair conhecimento implícito. Esse, com o objetivo de identificar possíveis causas de abandono e reprovação. As redes foram modeladas manualmente pelo especialista do domínio na ferramenta Netica e, também, geradas automaticamente pelo software GeNie 2.1. Dentre as descobertas realizadas, foi possível identificar o perfil do aluno desistente e que 89,9% dos alunos que não obtém rendimento acima ou igual a 70% nos trabalhos da primeira unidade também não obtém tal rendimento na nota da primeira prova.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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