Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Fábio Júnio de-
dc.date.accessioned2017-11-08T16:51:59Z-
dc.date.available2016-06-12-
dc.date.available2017-11-08T16:51:59Z-
dc.date.issued2016-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2773-
dc.description.abstractThe present work addresses the issue of the educational games as a didactic-methodological strategy used by teachers in their pedagogical work. In this sense, the article focuses as object of study the GCompris game, an interdisciplinary software indicate for children between two and ten years old. The objective of the article is to describe the operation of GCompris and approaches about it. Therefore, methodologically, it was accomplished a bibliographical revision from a sample of thirty-five articles in Portuguese and foreign languages. Among the results, it was found, for example: 1) the GCompris is easy to use, since its interface provides a clear and simple vision; 2) it can arouse curiosity, motivation and interest, making learning an attractive and fun activity; 3) the GCompris has its open source code, which allows the user to modify the software according to his needs; 4) the productivity of GCompris game for teaching and learning depends on its correct use, which demands specialized orientation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-11-08T16:51:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FJO12062016.pdf: 594250 bytes, checksum: d22c780e74f87735ee27d34c160d6973 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-08T16:51:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FJO12062016.pdf: 594250 bytes, checksum: d22c780e74f87735ee27d34c160d6973 (MD5) Previous issue date: 2016-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectJogos educacionaispt_BR
dc.subjectUso de Softwarept_BR
dc.subjectTécnicas de Aprendizagempt_BR
dc.titleO uso de jogos educacionais nas escolas: uma abordagem sobre o GCOMPRISpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Ivonaldo Neres-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a temática dos jogos educacionais como um recurso didáticometodológico usado pelos professores no seu trabalho pedagógico. Neste sentido, o artigo tem como objeto de estudo o jogo GCompris, um software interdisciplinar indicado para crianças entre dois e dez anos de idade. O objetivo do artigo é descrever o funcionamento do GCompris e as abordagens a seu respeito. Para tanto, metodologicamente, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir de uma amostra constituída de trinca e cinco artigos em língua portuguesa e estrangeira. Dentre os resultados, constatou-se, por exemplo: 1) que o GCompris é fácil de ser utilizado, graças a sua interface que apresenta uma visão clara e simples; 2) pode despertar curiosidade, motivação e interesse, tornando a aprendizagem atrativa e divertida; 3) possui o código-fonte aberto, o que permite ao usuário modificar o software de acordo com as suas necessidades; 4) para que o uso do GCompris seja produtivo do ponto de vista do ensinoaprendizagem, é fundamental, no entanto, o seu uso adequado, com acompanhamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FJO12062016.pdf580,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons