Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27753
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Melo, Elton Kennedy Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T17:32:31Z | - |
dc.date.available | 2023-07-03 | - |
dc.date.available | 2023-08-14T17:32:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27753 | - |
dc.description.abstract | This research seeks to understand the influences that group music practice has on the formation of music students, and used a survey in Google form format to collect data in an applied application with students of UFPB courses, and documentary research to describe and to characterize the groups and disciplines that make use of group musical practice in their activities. A qualitative approach was taken in the analysis of the data obtained, where we found good results, which corroborate with the results found by other authors on the same subject. Through the applied application, it is possible to identify that, within the UFPB music courses, students have a great interest in group music practice, and understand well the influences that they exert on their training as a musician, either by the technical development that it can provide, either for the social support that is also found in this practice, or for any other aspect that can be developed and necessary for the formation of a music student. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-14T17:32:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EKPM03072023.pdf: 2795145 bytes, checksum: 699835c19c13e76102105937db016bfc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-14T17:32:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EKPM03072023.pdf: 2795145 bytes, checksum: 699835c19c13e76102105937db016bfc (MD5) Previous issue date: 2023-06-26 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Prática musical coletiva | pt_BR |
dc.subject | Prática de conjunto | pt_BR |
dc.subject | Músicos - Formação | pt_BR |
dc.title | Práticas musicais e formação de músicos na UFPB : principais relações entre os grupos instrumentais institucionais e o processo de formação dos estudantes dos cursos de graduação em música. | pt_BR |
dc.title.alternative | Musical practices and training of musicians at UFPB: main relations between institutional instrumental groups and the training process of undergraduate music students. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Fábio Henrique Gomes | - |
dc.description.resumo | Esta trabalho tem a finalidade de compreender as influencias que a prática musical de conjunto tem na formação do estudante de música, e utilizou do survey em formato de formulário do Google para coleta de dados em questionário aplicado com estudantes dos cursos da UFPB, e de pesquisa documental para descrever e caracterizar os grupos e disciplinas que fazem uso da prática musical de conjunto em suas atividades. Foi feito uma abordagem qualitativa na análise dos dados obtidos onde encontramos bons resultados, que corroboram com os resultados encontrados por outros autores sobre este mesmo tema. Através do questionário aplicado é possível identificar que, dentro dos cursos de música da UFPB, os estudantes possuem grande interesse pela prática musical coletiva, e compreendem bem as influencias que elas exercem em sua formação enquanto músico, seja pelo desenvolvimento técnico que ela pode proporcionar, seja pelo amparo social que também é encontrado nessa prática, ou por qualquer outro aspecto que pode ser desenvolvido e necessário para formação de um estudante de música. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Turismo e Hotelaria | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisas de Survey. Belo Horizonte: UFMG, 2001. p.519. BRITO, Marco Cézar De Oliveira. Contribuição da vivência na roda de choro para a formação do músico instrumentista. 2019. Dissertação (mestrado em música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Música, Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte, Natal, 2019. MORATO, Cíntia Thais. Estudar e trabalhar durante a graduação em música: construindo sentidos sobre a formação profissional do músico e do professor de música. 2009.Tese (Doutorado em música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Departamento de Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. LOPES NETO, Carmelito. Aprendizagens musicais nas interações sociais em práticas musicais coletivas. 2017. Dissertação (mestrado em música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Música, Universidade Federal Da Bahia, Salvador, 2017. PICHONERI, Dilma Fabri Marão. Músicos de Orquestra: um estudo sobre a educação e trabalho no campo das artes. 2006. Dissertação (mestrado em música) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Sociedade, Política e Cultura, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas - SP, 2006. PRESSER, Jean. Formação de músicos no bacharelado em música popular: um estudo de caso na universidade federal do rio grande do sul. 2013. Dissertação (mestrado em música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Departamento de Música, Instituto de Artes, Universidade Federal Do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D. de; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351. Acesso em: 11 jun. 2023. UFPB. Projeto Político Pedagógico de curso (Curso de licenciatura em música). João Pessoa: Curso de Licenciatura em Música, 2009. UFPB. Projeto Político Pedagógico de curso (Curso de bacharelado em música). João Pessoa: Curso de Licenciatura em Música, 2008. UFPB. POP: Pequena Orquestra Popular: Projeto de Extensão Universitária. João Pessoa: Departamento de Educação Musical, 2022 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EKPM03072023.pdf | 2,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons