Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27754
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Ana Caroline Lopes dos Santos-
dc.date.accessioned2023-08-14T17:42:59Z-
dc.date.available2023-08-14T17:42:59Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27754-
dc.description.abstractThe presented work, entitled "The myth of Narcissus in the mirror of reading: literary literacy and a proposal of didactic sequence", aims to investigate the importance of GrecoRoman mythology in particular within the literary literacy process and reader formation. In this perspective, the sources considered were the works of Cosson (2008), Barthes (1980),and Formiga (2009). Given the relevance of the literary literacy process in the context of literary education in Brazil, the study proposes to investigate the role of GrecoRoman mythology in this process, as well as the need for discipline and a work method that facilitates the teacher's performance and allowsfor greater student engagement in the reading process, which will be achieved through the proposed didactic sequence. In this sense, it is expected that the present work can demonstratethe impact that literature has on human formation and, mainly, the importance and topicallity of the use of Greco-Roman myths in the classroom, with a view to contributing to the development of critical and reflective readers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-14T17:42:25Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaCarolineLopesdosSantosCosta_TCC.pdf: 830842 bytes, checksum: 91facafcd8ff94e99d363ec231274076 (MD5) AnaCarolineLopesdosSantosCosta_TERMO.pdf: 582269 bytes, checksum: 8d3af10efd37e801ce19e047ec530e02 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-14T17:42:59Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaCarolineLopesdosSantosCosta_TCC.pdf: 830842 bytes, checksum: 91facafcd8ff94e99d363ec231274076 (MD5) AnaCarolineLopesdosSantosCosta_TERMO.pdf: 582269 bytes, checksum: 8d3af10efd37e801ce19e047ec530e02 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-14T17:42:59Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaCarolineLopesdosSantosCosta_TCC.pdf: 830842 bytes, checksum: 91facafcd8ff94e99d363ec231274076 (MD5) AnaCarolineLopesdosSantosCosta_TERMO.pdf: 582269 bytes, checksum: 8d3af10efd37e801ce19e047ec530e02 (MD5) Previous issue date: 2023-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectMitologiapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectMito de Narcisopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleO mito de Narciso no espelho da leitura: O letramento literário e uma proposta de sequencia de didáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Michelle Bianca Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9344453417564773pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9344453417564773pt_BR
dc.description.resumoO trabalho apresentado, intitulado "O mito de Narciso no espelho da leitura: o letramento literário e uma proposta de sequência didática", tem como objetivo a investigação da importância da mitologia greco-romana dentro do processo de letramento literário, com foco no mito de Narciso, e formação do leitor. Nessa perspectiva, foram consideradas como fontes as obras de Cosson (2008), Barthes (1980) e Formiga (2009). Dada a relevância do processo de letramento literário no contexto da educação literária no Brasil, o estudo propõe investigar o papel da mitologia greco-romananesse processo, bem como a necessidade de disciplina e método de trabalho que facilitem a atuação do professor e permitam maior aproveitamento dos alunos no processo de leitura, logo, faremos isso através da sequência didática proposta. Nesse sentido, espera-se que estapesquisa consiga demonstraro impacto que a literatura possui na formação humana e, principalmente, a importância e atualidade da utilização dos mitos greco-romanos em sala de aula, com vistas a contribuir parao desenvolvimento de leitores críticos e reflexivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaCarolineLopesdosSantosCosta_TCC.pdfTCC811,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AnaCarolineLopesdosSantosCosta_TERMO.pdfTERMO568,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons