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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27799
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jessica Nascimento da-
dc.date.accessioned2023-08-15T19:03:48Z-
dc.date.available2023-08-15T19:03:48Z-
dc.date.issued2023-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27799-
dc.description.abstractThe legend is a discursive or textual genre quite frequent in schools and indigenous communities and has worked not only as a didactic tool. Recognizing the importance of this genre for these communities, this course completion work aims to analyze the linguistic-discursive characteristics of indigenous legends of the Potiguara people of Paraíba, focusing on their argumentative aspects. For this, it is based on studies on discursive or textual genres, based on authors such as Bakhtin (2003), Bazerman (2006), Marcuschi (2008), among other scholars. It is also based on the conception of linguistic argumentation by Ducrot (1987, 1988) and collaborators and on studies on discursive modalization, from Castilho e Castilho (1993), Fiorin (2000), Nascimento (2009) and Nascimento e Silva ( 2012). The research is qualitative in nature and descriptive and analytical, and has as its corpus three indigenous legends of the Potiguara people, namely: Cumadre Fulozinha, Lobisomem, Mãe D’água. The performed analysis mapped different modals in the texts, especially the epistemic assertive ones, imprinting a notion of certainty or truth; the deontics of obligatoriness and prohibition, presenting guidelines both to the interlocutor and to third parties; the delimiters, expressing delimitations in the content of the said; and evaluative ones, generally used to express positive or negative axiological positions regarding the entities and other characters involved in the narrative. Based on the analysis, it is postulated the possibility that the epistemic assertives, the deontics of obligatoriness and the evaluative ones constitute elements of the verbal style of the genre.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-15T19:03:38Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JesicaNascimentodaSilva_TCC.pdf: 844024 bytes, checksum: 718dcc5651edd0d93eb5b19027dff2d6 (MD5) JesicaNascimentodaSilva_TERMO.pdf: 344762 bytes, checksum: 91836d77e3c7147382b48bead403dcbf (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-15T19:03:48Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JesicaNascimentodaSilva_TCC.pdf: 844024 bytes, checksum: 718dcc5651edd0d93eb5b19027dff2d6 (MD5) JesicaNascimentodaSilva_TERMO.pdf: 344762 bytes, checksum: 91836d77e3c7147382b48bead403dcbf (MD5) Previous issue date: 2023-06-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLendaspt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectArgumentação linguísticapt_BR
dc.subjectModalizadorespt_BR
dc.titleSubjetividade em lendas indígenas potiguara: o uso de modalizadores discursivopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Erivaldo Pereira do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1387440188491826pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6424481245085683pt_BR
dc.description.resumoA lenda é um gênero discursivo ou textual bastante frequente nas escolas e comunidades indígenas e tem funcionado não apenas como ferramenta didática. Reconhecendo a importância desse gênero para essas comunidades, este trabalho de conclusão de curso objetiva analisar as características linguístico-discursivas de lendas indígenas do povo Potiguara da Paraíba, com foco em seus aspectos argumentativos. Para tal, toma como base os estudos sobre os gêneros discursivos ou textuais, a partir de autores como Bakhtin (2003), Bazerman (2006), Marcuschi (2008), entre outros estudiosos. Fundamenta-se ainda na concepção de argumentação linguística de Ducrot (1987, 1988) e colaboradores e nos estudos sobre a modalização discursiva, a partir de Castilho e Castilho (1993), Fiorin (2000), Nascimento (2009) e Nascimento e Silva (2012). A pesquisa é natureza qualitativa e de caráter descritivo e analítico, e tem como corpus três lendas indígenas do povo Potiguara, a saber: Cumadre Fulozinha, Lobisomem, Mãe D’água. A análise realizada mapeou diferentes modalizadores nos textos, especialmente os epistêmicos asseverativos, imprimindo noção de certeza ou verdade; os dêonticos de obrigatoriedade e de proibição, apresentando orientações tanto ao interlocutor como a terceiros; os delimitadores, exprimindo delimitações no conteúdo do dito; e os avaliativos, utilizados geralmente para expressar posicionamentos axiológicos positivos ou negativos a respeito das próprias entidades e demais personagens envolvidos na narrativa. A partir da análise postula-se a possibilidade de os epistêmicos asseverativos, dos deônticos de obrigatoriedade e dos avalaitivos se constituírem em elementos do estilo verbal do gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - CCAE

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